terça-feira, 29 de maio de 2012

ESTAÇÃO EUGENÓPOLIS - Prédio transformado em agência bancária e registros da passagem do último Trem.


Matéria atualizada em 09 de fevereiro de 2023.

Acima e na seqüência abaixo, a Estação de Eugenópolis em belíssimos registros de Horácio Cardillo feitos em fevereiro de 2023. 





Abaixo, registros que fiz em minha visita a Eugenópolis em março de 2019.






coelho-bastos


Estação EUGENÓPOLIS

Antiga São Manoel




Linha de Manhuaçú – Km 384,905 (1960)
Altitude: 182m.
Estação inaugurada em:  23 de março de 1885.
Estive no local em:  18 de março de 2019.
Uso atual: Agência bancária do Itaú e escritório da EMATER. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado. Sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1885-1975)

RFFSA (1975-1979)





HISTÓRICO:

Segundo consta na página estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht, “...a estação de São Manuel foi inaugurada em 1885.
Nos anos 1940, seu nome foi alterado para Eugenópolis - homenagem ao Coronel Luiz Eugênio Monteiro de Barros, considerado um dos fundadores da cidade. Em 22/01/1979, foi suprimido pela RFFSA o trecho entre Porciúncula e Cisneiros, fechando de vez a estação, cujo prédio hoje abriga uma agência bancária.
Os trens de passageiros, entretanto, já não corriam desde 1977. Em 1976, os trens, saindo de Recreio todos os dias às 6 da manhã, chegavam a Eugenópolis às 9:28.”


A ESTAÇÃO:

Seguindo viagem de pesquisa em março de 2019 pelos caminhos da Estrada de Ferro Leopoldina na Linha de Manhuaçú, cheguei à Estação de Eugenópolis.
O prédio se encontrava em boas condições e nele funcionam uma agência bancária do Itaú e o escritório da EMATER local.

Na primeira semana de fevereiro de 2023, recebi do amigo Horácio Cardillo, de Patrocínio do Muriaé, novas e recentes fotos feitas em sua visita à cidade, que ilustram a abertura desta matéria e mostram que a antiga Estação ainda está em boas condições de conservação.

Voltando à minha visita em março de 2019, depois da seção de fotos em Eugenópolis, segui pelos caminhos da Leopoldina com destino a Coelho Bastos e Antônio Prado de Minas.



Acima, dois belos registros da estação ainda em atividade. Neles podemos perceber que a plataforma se estendia - com cobertura - pelas duas cabeceiras da estação. Com o fim da ferrovia, provavelmente por questão de mobilidade urbana, retiraram a parte da plataforma e sua cobertura no lado onde hoje funciona a agência bancária do Itaú  - fotos extraídas da página  http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_manhuacu/eugenopolis.htm






Apresentamos a seguir as fotos enviadas pelo amigo Edson Honorato que registraram a passagem do último trem por Eugenópolis – MG - ramal de Manhuaçú, acompanhadas de seu relato. 
“Estas fotos eu consegui em Eugenópolis – MG, num trabalho gostoso conhecido pelos pesquisadores como "garimpagem". Trata-se do último trem a passar pela cidade. 
Na primeira foto da seqüência abaixo, o trem aproxima-se da estação, oculta na foto
Na seqüência, a composição passa diante de um cidadão local e se afasta na curva. 
Na última foto, a imagem de desolação do mesmo cidadão enquanto o trem se afasta.”

Vendo estas fotos e sua importância histórica, penso sempre na possibilidade de que, em muitas cidades por onde os trens da EFL tenham passado, algum amigo ou amiga também tenha registrado em fotos este momento de valor histórico inestimável.

Se você acompanha nosso site e possui registros fotográficos de tamanha importância quiser dividir com todos os amigos leitores, é só enviar para o e-mail  otremexpresso@gmail.com

Registros históricos do acervo fotográfico de Edson Honorato, a passagem do último trem por Eugenópolis.





Na foto de Hugo Caramuru abaixo, outro registro do último trem na Estação de Eugenópolis.






Na foto abaixo, de Gutierrez, a antiga estação já havia virado uma agência bancária, na época, o BEMGE.




3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana, caro Amarildo!... Compartilharei na página do Projeto Rádio Trem... Abraço!
Anderson Alves.

Anônimo disse...

Eu passo sempre lá quando vou a Raposo.
Geraldo Cheves.

Anônimo disse...

Passei muito neste local quando criança! Eu viajava de Manhuaçu-Mg para o Rio de Janeiro. Eram 20 horas de viagem e me alegrava muito. Saudades da EFL!
Paulo Cesar Pereira