Matéria atualizada em 03 de novembro de 2019.
Nas três fotos acima apresentadas pela "ONG Amigos do Trem", a nova Estação de Penha Longa em março de 2019, pronta para atender ao Trem Turístico Rio-Minas.
Nas três fotos
do amigo Moysés Barbosa apresentadas acima, a Estação de Penha Longa na fase final da reforma, em novembro de 2018.
Estação PENHA LONGA
Município: Chiador - MG
Linha Auxiliar – Km 191,135 (1928).
Altitude: 305,100m.
Estação inaugurada em: 09 de julho de 1887.
Estive no local em: 29 de dezembro de 2012.
Uso atual: Estação
completamente reformada, visando seu uso no atendimento ao Trem Turístico Rio-Minas, da ONG Amigos do Trem.
Situação Atual – A linha era utilizada pela FCA no transporte de bauxita. Aguardando
autorização para o funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas.
E. F. Dom
Pedro II – Ramal de Porto Novo (1869-1890)
E. F.
Central do Brasil – Ramal de Porto Novo (1890-1911)
E. F.
Central do Brasil – Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F.
Leopoldina (1965-1975)
RFFSA – (1975-1997)
A ESTAÇÃO:
A pequena Estação de Penha
Longa foi inaugurada em 1887 no ramal de Porto Novo, da E. F. Dom Pedro II,
passando ao controle da Leopoldina na década de 60, junto com todo o antigo Ramal
de Porto Novo.
Pertence ao Município de Chiador, mas diferente deste onde a
estação está localizada totalmente fora da área urbana, a Estação de Penha
Longa está bem no centro da comunidade de mesmo nome.
HISTÓRICO:
Quando ali estive pela primeira vez, em dezembro de 2012, o prédio
encontrava-se abandono, onde se via uma placa bem antiga afixada como sendo de
uso da Assembléia de Deus, mas era possível perceber que a antiga estação já havia
perdido parte de sua cobertura (o interior encontrava-se descoberto e ao
tempo).
Felizmente ela não seguiu o mesmo caminho de abandono da Estação de Chiador e foi totalmente reformada, como pode ser visto nas fotos de novembro de 2018, quando as reformas já estavam quase concluídas e nas fotos de março de 2019, com a estação já pronta para atender ao trem Turístico Rio-Minas, que ligará as cidades de Tres Rios-RJ a Cataguases-MG, devendo iniciar sua operação em breve, aguardando apenas autorização do DNIT.
Felizmente ela não seguiu o mesmo caminho de abandono da Estação de Chiador e foi totalmente reformada, como pode ser visto nas fotos de novembro de 2018, quando as reformas já estavam quase concluídas e nas fotos de março de 2019, com a estação já pronta para atender ao trem Turístico Rio-Minas, que ligará as cidades de Tres Rios-RJ a Cataguases-MG, devendo iniciar sua operação em breve, aguardando apenas autorização do DNIT.
Na foto acima,
a Ponte de Santa Fé, entre a estação de mesmo nome e Penha Longa.
Na
seqüência abaixo de novembro de 2019, uma valiosa contribuição do amigo Ricardo Raipp.
Na seqüência
abaixo, fotos feitas em minha visita a Penha Longa em dezembro de 2012. Na
época a estação estava abandonada.
3 comentários:
lamentavel o descaso com nossas ferrovias
Ficou linda reformada, muito bom ver que este projeto Rio-Minas esta resgatando de volta do trem nessas cidades e comunidades.
Bela postagem, fico feliz de ver a nossa história sendo resgatada na volta do Trem entre Minas e Rio, fico feliz por morar bem perto deste grande projeto que vou poder disfrutar muito.
Postar um comentário