domingo, 9 de fevereiro de 2025

ESTAÇÃO MACABUZINHO - Depois de duas pequenas Paradas, era a primeira Estação do Ramal.

 

Acima, um dos poucos e belos registros da Estação de Macabuzinho, foto de nosso acervo em que realizei trabalho de restauração fotográfica.

Abaixo, num ângulo aproximado ao da foto acima, um coreto foi construído no mesmo local onde ficava a antiga Estação. 


Abaixo, a desenho artístico da capa do livro “O Último Trem Vai Partir” – 2021 – de Carlinhos Minguta. Livro que narra histórias, lendas, comédias, e dramas de Macabuzinho e região.


Abaixo, o coreto visto em ângulo oposto, construído no local onde ficava a antiga Estação.


Na foto abaixo, feita por Ricardo Quinteiro de Mattos em julho de 2009 - quando ainda não haviam calçado o antigo leito ferroviário - a plataforma estava visivelmente nítida, comprovando que o coreto foi construído exatamente onde ficava a antiga Estação.


Abaixo, mais um dos poucos e belos registros: as crianças na plataforma da Estação de Macabuzinho.


Paulo Neiva visitou Macabuzinho: “onde hoje está este coreto das fotos na praça da localidade era onde ficava a antiga Estação Ferroviária. Creio que esta pedra onde estou com o pé em cima pertencia à antiga plataforma de embarque.”




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MACABUZINHO-RJ

Antiga Paciência

 

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Município: Conceição de Macabu-RJ

Ramal Sta. Maria Madalena - Km 280,742 (1960)

Altitude: 18 m

Estação inaugurada em: 1879

Estive no local em:  Ainda não visitei a Parada. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro que visitou o local em 2022 e 2024.

Uso atual: Demolida.

Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos. 

 

Cia E. F. Barão de Araruama (1879-1891)

E. F. Santa Maria Madalena (1891-1907)

E. F. Leopoldina (1907-1963)




HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...

“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Morais já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.”


A ESTAÇÃO:

O amigo Paulo Neiva Pinheiro percorreu o Ramal de Santa Maria Madalena em viagem de pesquisas pelos caminhos da E. F. Leopoldina chegando em Macabuzinho, onde um dia existiu a primeira Estação Ferroviária do Ramal: Estação Macabuzinho. Após o Trem passar pelas duas pequenas paradas anteriores: Patos e São Lourenço, chegava na antiga Estação. Então, vamos ao relato de Paulo Neiva sobre sua visita a Macabuzinho... 

“Estive em Macabuzinho duas vezes. A Estação não existe mais. Foi demolida! Onde hoje está o coreto - apresentado nas fotos da praça da localidade - era onde ficava a antiga Estação Ferroviária. A calçada que fica em frente ao coreto ainda tem grandes pedras em sua extremidade, creio eu que pertencia à antiga plataforma de embarque. Ainda se vê algumas construções antigas da época da ferrovia na localidade, um local muitíssimo bucólico. Uma pena a antiga Estação ter sido demolida, já que seria um ‘marco histórico’ para a comunidade. Em minha segunda visita, registrei o marco inaugural da rodovia que, em sua construção, aproveitou grande parte do antigo leito ferroviário.”


Em mais um histórico registro, uma família próxima à praça da Estação de Macabuzinho – foto apresentada por Marcelo Abreu Gomes.


Na sequência abaixo, a praça e o coreto construído no local onde ficava a antiga Estação.






Na sequência abaixo, mais alguns antigos registros dos Trens passando por Macabuzinho, nos tempos do transporte da cana de açúcar para as Usinas da região.




Selo da Estação quando ainda se chamava “Paciência” - da página Estações Ferroviárias.


Próximo ao local onde ficava a antiga Estação Paulo Neiva encontrou esta residência familiar que remonta aos tempos da ferrovia.


Na sequência abaixo, a praça e o marco inaugural da rodovia que em sua maior parte aproveitou o antigo leito ferroviário. 



Um comentário:

Anônimo disse...

Show de bola Amarildo sempre uma honra poder dar uma contribuição para este belíssimo trabalho.
Paulo Neiva Pinheiro