terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Parada PONTO DO PINHEIRO - Mais uma pequena Parada que não existe mais.

Bem próximo à entrada de um sítio, belas e grandes árvores. Teria ficado embaixo delas a Parada do Ponto do Pinheiro?

Na entrada deste sítio localizado na beira da estrada tem uma placa onde está escrito "Chácara Ponto Pinheiro". Ou seja, o local era mesmo este aqui sem dúvidas, pois a quilometragem está correta.




Acima e abaixo, possível local da Parada Ponto do Pinheiro.




conceicao-de-macabu

 

Parada PONTO DO PINHEIRO-RJ

 

macabuzinho

 

   

Município: Conceição de Macabu-RJ

Ramal Sta. Maria Madalena - Km 286,697 (1960)

Altitude: 23 m

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em:  Ainda não visitei a Parada. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro que visitou o local em 2024.

Uso atual: Demolida.

Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos. 

 

Cia E. F. Barão de Araruama (1879-1891)

E. F. Santa Maria Madalena (1891-1907)

E. F. Leopoldina (1907-1963)



HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...

“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Morais já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.”


A ESTAÇÃO:

O amigo Paulo Neiva Pinheiro percorreu o Ramal de Santa Maria Madalena em viagem de pesquisas pelos caminhos da E. F. Leopoldina chegando ao local onde existiu a Parada Ponto do Pinheiro. Então, vamos ao relato de Paulo Neiva sobre mais uma visita... 

"Estive no local da Parada Ponto do Pinheiro recentemente e não achei simplesmente NADA que pudesse lembrar a passagem do Trem por ali… algo realmente impressionante. Segundo o livro ‘G1 - Guia Geral das Estradas da Ferro do Brasil de 1960’, nesse local existiu a Parada Ferroviária simples (PE) que não sei a data de inauguração.

Não se tem fotos antigas dessa Parada, pelo menos que eu conheça. Ela devia ficar próximo ao sítio chamado Sítio do Pinheiro, onde muito provavelmente ocorria a Parada do Trem.

A parada também aparece em alguns mapas como Quilômetro 287.

A Linha existiu até o início dos anos 90, pois a Usina Victor Sence, em Conceição de Macabu-RJ, utilizava a cana de açúcar proveniente das plantações de Conde de Araruama - Quissamã-RJ, Macabuzinho e etc....portanto o Trem da Usina percorria o trecho entre Conde de Araruama x Usina Victor Sence periodicamente com vagões carregados de cana para moagem, o que acabou parando quando a Usina Victor Sence decretou falência, terminando assim o tráfego ferroviário pelo local."

Fonte: Livro G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.


Aqui, em algum lugar, ficava a Parada Ferroviária (PE) Ponto do Pinheiro e onde está o asfalto da RJ-196 era o antigo leito ferroviário.


Aqui existe um pequeno aglomerado de casas, o que leva a crer que a Parada era mais para atender esse pessoal que aqui morava.


A igrejinha da localidade, um pouquinho afastada do lugarejo, seria ela da época que a ferrovia passava por aqui?


A Parada Ferroviária (PE) Ponto do Pinheiro registrada no Livro "G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960". 

Um comentário:

Anônimo disse...

Show de bola Amarildo pena que não sobrou nada da parada com a construção da RJ que corta o local….
Paulo Neiva Pinheiro