Bem próximo à entrada de um sítio, belas e grandes árvores. Teria ficado embaixo delas a Parada do Ponto do Pinheiro?
Na entrada deste sítio localizado na beira da estrada tem uma placa onde está escrito "Chácara Ponto Pinheiro". Ou seja, o local era mesmo este aqui sem dúvidas, pois a quilometragem está correta.
Parada PONTO DO PINHEIRO-RJ
Município: Conceição de Macabu-RJ
Ramal Sta. Maria Madalena - Km 286,697 (1960)
Altitude: 23 m
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Parada. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro que visitou o local em 2024.
Uso atual: Demolida.
Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos.
Cia E. F. Barão de Araruama (1879-1891)
E. F. Santa Maria Madalena (1891-1907)
E. F. Leopoldina (1907-1963)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...
“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Morais já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.”
A
ESTAÇÃO:
O amigo Paulo Neiva Pinheiro percorreu o Ramal de Santa Maria Madalena em viagem de pesquisas pelos caminhos da E. F. Leopoldina chegando ao local onde existiu a Parada Ponto do Pinheiro. Então, vamos ao relato de Paulo Neiva sobre mais uma visita...
"Estive no local da Parada Ponto do Pinheiro recentemente e
não achei simplesmente NADA que pudesse lembrar a passagem do Trem por ali… algo
realmente impressionante. Segundo o livro ‘G1
- Guia Geral das Estradas da Ferro do Brasil de 1960’, nesse local existiu a
Parada Ferroviária simples (PE) que não sei a data de inauguração.
Não se tem fotos antigas dessa Parada,
pelo menos que eu conheça. Ela devia ficar próximo ao sítio chamado Sítio do
Pinheiro, onde muito provavelmente ocorria a Parada do Trem.
A parada também aparece em alguns
mapas como Quilômetro 287.
A Linha existiu até o início dos
anos 90, pois a Usina Victor Sence, em Conceição de Macabu-RJ, utilizava a cana
de açúcar proveniente das plantações de Conde de Araruama - Quissamã-RJ, Macabuzinho
e etc....portanto o Trem da Usina percorria o trecho entre Conde de Araruama x
Usina Victor Sence periodicamente com vagões carregados de cana para moagem, o
que acabou parando quando a Usina Victor Sence decretou falência, terminando
assim o tráfego ferroviário pelo local."
Fonte: Livro G1 - Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil de 1960.
Aqui, em algum lugar, ficava a Parada Ferroviária (PE) Ponto do Pinheiro e onde está o asfalto da RJ-196 era o antigo leito ferroviário.
Aqui existe um pequeno aglomerado de casas, o que leva a crer
que a Parada era mais para atender esse pessoal que aqui morava.
A igrejinha da localidade, um pouquinho afastada do lugarejo,
seria ela da época que a ferrovia passava por aqui?
Um comentário:
Show de bola Amarildo pena que não sobrou nada da parada com a construção da RJ que corta o local….
Paulo Neiva Pinheiro
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