segunda-feira, 13 de outubro de 2025

ESTAÇÃO SANTO EDUARDO - Era a última parada no Estado do Rio de Janeiro em direção ao Espírito Santo.

Acima e na sequência abaixo, a Estação de Santo Eduardo em 2025 após passar por completa restauração. Fotos de Da Silva Junior.


Abaixo, simples, mas bela réplica de uma Locomotiva e de um vagão de passageiros estacionados ao lado da Estação.




Na sequência abaixo, a Estação de Santo Eduardo em dezembro de 2021. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro, que também comenta seus registros.

 A linha principal e a auxiliar ainda preservadas. Na época, era aqui que a Usina Santa Maria escoava sua produção.

 Hoje, a Estação se sobressai na pacata localidade de Santo Eduardo como a principal atração. 


Abaixo, a Estação de Santo Eduardo em 1915. Foto do livro "As Ferrovias do Brasil", de Cornejo e Gerodetti, 2005, p.62.


Paulo Neiva Pinheiro na Estação de Santo Eduardo em dezembro de 2021.


Da Silva Junior na Estação de Santo Eduardo toda restaurada em 2025.



ponte-de-itabapoana


Estação SANTO EDUARDO


santa-maria


Município: Campos dos Goytacazes-RJ

Linha Do Litoral - Km 386,808 (1960)

Altitude: 60 m

Estação inaugurada em: 13 de junho de 1879

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.

Uso atual: Em excelente estado de conservação, tendo passado por recente restauração.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Os trilhos ainda estão por lá. 


E. F. Leopoldina ( 1879-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)




HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições de Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior, chegamos à Estação Santo Eduardo, última Estação do Estado do Rio de Janeiro em direção ao Espírito Santo na Linha do Litoral


Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação de Santo Eduardo em dezembro de 2021 trazendo seu relato...

"Estação de Santo Eduardo, belíssimo e histórico prédio, ainda resiste. A toponímia em volta do bairro de Santo Eduardo - que pertence a Campos - foi bastante complicada no final do século XIX. O bairro existia dos dois lados do rio Itabapoana, sendo que, como o rio era a divisa de estados, um dos bairros estava no ES e o outro no RJ. A Estação ficava do lado fluminense. Porém, as agências postais, que em alguns casos estavam estabelecidas nas Estações, no caso de Santo Eduardo a agencia fluminense tinha o nome de Itabapoana e a capixaba, de Santo Eduardo. E mais: a Estação Ferroviária de Itabapoana ficava no lado capixaba. Tudo contribuía para complicar a situação das correspondências a serem entregues ali, num tempo em que não existiam os Códigos de Endereçamento Postais (CEP’s). Somente no início do século XX normatizou-se a situação naquela região. Pelo casario de época ainda existente na localidade, pode-se notar que durante a passagem do Trem por ali havia bastante prosperidade no local, hoje bastante bucólico.”


Da Silva Junior esteve na Estação de Santo Eduardo em 2025 encontrando a Estação totalmente restaurada e traz seu relato...

“A Estação de Santo Eduardo já existia desde 1879. O historiador Pedro Teixeira cita esse ano como a de inauguração da Estação, sendo que ali chegava para embarque toda a produção agrícola do vale do Itabapoana e que antes, desde 1864, chegavam ao porto fluvial da Limeira, no rio Itabapoana. Santo Eduardo era então a ponta da linha que vinha de Campos. Com a inauguração da Estação de Itabapoana (mais tarde, Ponte de Itabapoana) em 1893 - alguns dão a data de 1894 - foi aberta, em 1896, a ferrovia E. F. Itabapoana, ligando inicialmente esta Estação capixaba à fazenda Boa Vista - hoje cidade de Apiacá - e fazendo com que Santo Eduardo perdesse muito de seu movimento." 


A Usina Santa Maria, que na verdade fica no município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ ainda em funcionamento. Ela escoava sua produção pela Estação de Santo Eduardo.

Abaixo, a Estação de Santo Eduardo em dezembro de 2021, construída de tijolinhos maciços no belo e tradicional estilo inglês de Estações Ferroviárias. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro. 

 O belíssimo prédio histórico de 1879 resiste...

 Seria o prédio em frente à Estação um antigo Hotel em Santo Eduardo?








 Abaixo, a Estação de Santo Eduardo em detalhes.
Em destaque, o escoramento do telhado da plataforma feito com trilhos retorcidos. Fotos de paulo Neiva Pinheiro feitas em 2021.



 Patrimônio da VLI? Sei... 

 Os pombos fizeram moradia no telhado da Estação, como é de costume nestes prédios históricos abandonados. 



Um vagão abandonado no pátio da Estação.


Seria o prédio acima o Hotel da Estação, ou seria o prédio abaixo?


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