Matéria atualizada
em 27 de outubro de 2024.
A Estação sob o nome de São Paulo do Muriahé, ainda nos tempos da Leopoldina Railway, nos primeiros tempos da ferrovia em Muriaé. Mais uma belíssima e histórica contribuição do IPHAN.
Abaixo, a espetacular tela de Wellington Vilela retratando a Estação Ferroviária.
Todo o romantismo daqueles tempos... registro de uma composição estacionada na Estação de Muriaé, datado de 1930.
Carro de boi ao lado da Estação e a velha Maria Fumaça estacionada ao fundo.
Abaixo, um belo exemplo do que já representou a ferrovia para a cidade de Muriaé. Grande movimento de passageiros no entorno da Estação em chegadas festivas do Trem da Leopoldina - fotos extraídas da página do facebook "Muriaé Fundo do Baú".
Outro belo registro da Estação ainda sob o nome de São Paulo do Muriahé, nos tempos da Leopoldina Railway.
Acima, um mapeamento do antigo leito
ferroviário no centro de Muriaé, localizando a Estação, o final da linha de manobras na Praça João Pinheiro e o Triângulo para virar as locomoticas.
Abaixo, outro importante registro da Praça João Pinheiro, onde ainda é possível ver o final da linha de manobras
Estação MURIAÉ
Antiga São
Paulo do Muriaé
Ramal de Muriaé – Km 394,853 (1960)
Altitude – 198m.
Estação inaugurada em: 01 de janeiro de 1886.
Estive no local em: Ainda não visitei a cidade.
Uso atual: Estação demolida.
Situação Atual – Ramal erradicado. Sem trilhos.
E. F. Leopoldina (1886-1966)
HISTÓRICO:
O Ramal de Muriaé foi entregue entre os anos de 1885 e 1886.
Dentro
dos planos originais da E. F. Alto do Muriahé o Ramal teria apenas duas Estações
para ligar a cidade de São Paulo de Muriahé (Muriaé) à Estação de Patrocínio do
Muriaé, na Linha de Manhuaçu. Entre as duas, a Estação de Ivaí.
Antes
que o Ramal ficasse pronto, foi comprado pela Leopoldina.
O
Ramal de Muriaé foi declarado oficialmente extinto em 31 de maio de 1966.
A ESTAÇÃO:
Por não existir mais a antiga Estação
de Muriaé, ainda não visitei a cidade, mas graças aos amigos da página
do facebook "Muriaé Fundo do Baú" e demais
amigos, pude fazer esta publicação em julho de 2019. Mas em
2024, recebi dos amigos do IPHAN mais um belíssimo
registro dos primeiros tempos da ferrovia em Muriaé - foto em que
realizei o trabalho de restauração - apresentada na abertura desta
matéria.
A Estação de São Paulo do
Muriahé foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina. Mais tarde, o
seu nome foi simplificado para Muriahé e, por fim, Muriaé.
Por 80 anos o Ramal de Muriaé esteve ativo, chegando a ser um dos mais
importantes Ramais da E. F. Leopoldina.
Com o fim dos investimentos nas ferrovias brasileiras e a queda natural do
transporte de cargas e passageiros, vários Ramais passaram a ser
considerados "deficitários", o que levou a empresa a tomar a triste
decisão de desativá-los, fato que ocorreu em grande número em 1966. No caso de
Muriaé, a Estação foi fechada com o Ramal em 01 de maio de 1966. Poucos anos
depois, a antiga Estação foi demolida e em seu lugar foi construída uma praça.
Por saber que a antiga Estação não
existia mais e pela falta de referências onde pudesse buscar mais informações e
conhecer um pouco mais sobre a história da ferrovia na cidade, acabei ainda não
visitando a cidade.
Mas ao ficar conhecendo a página do
facebook "Muriaé Fundo do Baú" em 2019, pude
finalmente preparar esta matéria com as belas fotos lá expostas; além das
fotos enviadas por amigos historiadores e ferroviaristas
como Hugo Caramuru e Hermógenes Silva, nas quais
realizei trabalho de restauração fotográfica.
Abaixo, belo registro da chegada festiva do Cel. Telemaco Pompei a Muriaé no Trem da Leopoldina - foto extraída da página do facebook "Muriaé Fundo do Baú".
Nas três fotos abaixo podemos observar um
detalhe bastante interessante no famoso prédio “Villa Guarino”. Ele também já
foi “Casa Americana” e “Casa Vesuvio”.
Chegadas festivas na Estação de Muriaé era "coisa comum". Fotos extraídas da página do facebook "Muriaé Fundo do Baú".

Acima e abaixo, mais dois registros de chegadas festivas do Trem da Leopoldina na Estação de Muriahé.
Acima e abaixo, dois interessantes registros da Estação de Muriahé. Foto extraída da página do facebook "Muriaé Fundo do Baú".
7 comentários:
Morava em Morro Alto ( Barão do Monte Alto ) , vinha a Muriaé de trem , porém , fazia baldeação em Patrocínio e pegava outro trem até Muriaé. Uma viagem ...
Sônia Silvestre Pereira
Bela lembrança meu querido pai era o maquinista do trem fazia Muriaé Ivaí e Patrocínio, chegava aqui na estação e levava a máquina para a rua do Triângulo a Locomotiva ficava em frente a nossa casa.
Walter Silva
Belíssima recordação...é de corta o coração o que fizeram com nossa rede ferroviária!
José Geraldo Filippini Chaves
Quando meu pai mudou de Caragola para Muriaé em 1970 em me lembro bem chegamos com Mudanças, cavalo, charrete, cabrito, e outros animais, viemos tudo trem, me lembro ainda de um episódio, o cavalo nosso agarrou a pata no assoalho do vagão, eu tinha 4 anos de idade me lembro de detalhes da viagem.
Ailton Morais
Saudades, eu era bem pequena, quando viajava de Muriaé até Tombos, para visitar minha avó Elisa Fortini na fazenda do Capim.
Eliane Michelini
Viajei muitas vezes com minha mãe para afirmarmos.
Acho de uma pena enorme, um povo que não se interessa pela história, não valoriza momentos como esses, essas fotos são positivamente representativas. Grato por essa viagem num tempo que sinto, e imagino os fatos e as pessoas, mesmo não tendo vivido nessa época. Muriaé dos encantos mil.
Postar um comentário