sexta-feira, 26 de julho de 2019

ESTAÇÃO MURIAÉ - Pequeno Ramal do que seria a E. F. Alto do Muriaé, vendida para a Leopoldina.

Matéria atualizada em 27 de outubro de 2024.

A Estação sob o nome de São Paulo do Muriahé, ainda nos tempos da Leopoldina Railway, nos primeiros tempos da ferrovia em Muriaé. Mais uma belíssima e histórica contribuição do IPHAN.

Abaixo, a espetacular tela de Wellington Vilela retratando a Estação Ferroviária.


Todo o romantismo daqueles tempos... registro de uma composição estacionada na Estação de Muriaé, datado de 1930.


Carro de boi ao lado da Estação e a velha Maria Fumaça estacionada ao fundo.


Abaixo, um belo exemplo do que já representou a ferrovia para a cidade de Muriaé. Grande movimento de passageiros no entorno da Estação em chegadas festivas do Trem da Leopoldina - fotos extraídas da página do facebook "Muriaé Fundo do Baú".


Outro belo registro da Estação ainda sob o nome de São Paulo do Muriahé, nos tempos da Leopoldina Railway.


Acima, um mapeamento do antigo leito ferroviário no centro de Muriaé, localizando a Estação, o final da linha de manobras na Praça João Pinheiro e o Triângulo para virar as locomoticas.

Abaixo, outro importante registro da Praça João Pinheiro, onde ainda é possível ver o final da linha de manobras 






Estação MURIAÉ
Antiga São Paulo do Muriaé





Ramal de Muriaé – Km 394,853 (1960)
Altitude – 198m.
Estação inaugurada em: 01 de janeiro de 1886.
Estive no local em: Ainda não visitei a cidade.
Uso atual: Estação demolida.
Situação Atual – Ramal erradicado. Sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1886-1966)




HISTÓRICO:

O Ramal de Muriaé foi entregue entre os anos de 1885 e 1886.
Dentro dos planos originais da E. F. Alto do Muriahé o Ramal teria apenas duas Estações para ligar a cidade de São Paulo de Muriahé (Muriaé) à Estação de Patrocínio do Muriaé, na Linha de Manhuaçu. Entre as duas, a Estação de Ivaí.
Antes que o Ramal ficasse pronto, foi comprado pela Leopoldina.
O Ramal de Muriaé foi declarado oficialmente extinto em 31 de maio de 1966.



A ESTAÇÃO:

Por não existir mais a antiga Estação de Muriaé, ainda não visitei a cidade, mas graças aos amigos da página do facebook "Muriaé Fundo do Baú" e demais amigos, pude fazer esta publicação em julho de 2019. Mas em 2024, recebi dos amigos do IPHAN mais um belíssimo registro dos primeiros tempos da ferrovia em Muriaé - foto em que realizei o trabalho de restauração - apresentada na abertura desta matéria.

Estação de São Paulo do Muriahé foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina. Mais tarde, o seu nome foi simplificado para Muriahé e, por fim, Muriaé.

Por 80 anos o Ramal de Muriaé esteve ativo, chegando a ser um dos mais importantes Ramais da E. F. Leopoldina. Com o fim dos investimentos nas ferrovias brasileiras e a queda natural do transporte de cargas e passageiros, vários Ramais passaram a ser considerados "deficitários", o que levou a empresa a tomar a triste decisão de desativá-los, fato que ocorreu em grande número em 1966. No caso de Muriaé, a Estação foi fechada com o Ramal em 01 de maio de 1966. Poucos anos depois, a antiga Estação foi demolida e em seu lugar foi construída uma praça.

Por saber que a antiga Estação não existia mais e pela falta de referências onde pudesse buscar mais informações e conhecer um pouco mais sobre a história da ferrovia na cidade, acabei ainda não visitando a cidade.

Mas ao ficar conhecendo a página do facebook "Muriaé Fundo do Baú" em 2019, pude finalmente preparar esta matéria com as belas fotos lá expostas; além das fotos enviadas por amigos historiadores e ferroviaristas como Hugo Caramuru e Hermógenes Silva, nas quais realizei trabalho de restauração fotográfica.




Abaixo, belo registro da chegada festiva do Cel. Telemaco Pompei a Muriaé no Trem da Leopoldina - foto extraída da página do facebook "Muriaé Fundo do Baú".


Nas três fotos abaixo podemos observar um detalhe bastante interessante no famoso prédio “Villa Guarino”. Ele também já foi “Casa Americana” e “Casa Vesuvio”.



Chegadas festivas na Estação de Muriaé era "coisa comum". Fotos extraídas da página do facebook "Muriaé Fundo do Baú".


Acima e abaixo, mais dois registros de chegadas festivas do Trem da Leopoldina na Estação de Muriahé. 


Acima e abaixo, dois interessantes registros da Estação de Muriahé.  Foto extraída da página do facebook "Muriaé Fundo do Baú".



7 comentários:

Anônimo disse...

Morava em Morro Alto ( Barão do Monte Alto ) , vinha a Muriaé de trem , porém , fazia baldeação em Patrocínio e pegava outro trem até Muriaé. Uma viagem ...
Sônia Silvestre Pereira

Anônimo disse...

Bela lembrança meu querido pai era o maquinista do trem fazia Muriaé Ivaí e Patrocínio, chegava aqui na estação e levava a máquina para a rua do Triângulo a Locomotiva ficava em frente a nossa casa.
Walter Silva

Anônimo disse...

Belíssima recordação...é de corta o coração o que fizeram com nossa rede ferroviária!
José Geraldo Filippini Chaves

Anônimo disse...

Quando meu pai mudou de Caragola para Muriaé em 1970 em me lembro bem chegamos com Mudanças, cavalo, charrete, cabrito, e outros animais, viemos tudo trem, me lembro ainda de um episódio, o cavalo nosso agarrou a pata no assoalho do vagão, eu tinha 4 anos de idade me lembro de detalhes da viagem.
Ailton Morais

Anônimo disse...

Saudades, eu era bem pequena, quando viajava de Muriaé até Tombos, para visitar minha avó Elisa Fortini na fazenda do Capim.
Eliane Michelini

anonimo disse...

Viajei muitas vezes com minha mãe para afirmarmos.

Emmanuel Almeida disse...

Acho de uma pena enorme, um povo que não se interessa pela história, não valoriza momentos como esses, essas fotos são positivamente representativas. Grato por essa viagem num tempo que sinto, e imagino os fatos e as pessoas, mesmo não tendo vivido nessa época. Muriaé dos encantos mil.