domingo, 7 de julho de 2019

ESTAÇÃO IVAÍ - Era a única parada do pequeno Ramal de Muriaé.

Matéria atualizada em 19 de dezembro de 2021.


 Acima vemos em destaque a plataforma da antiga Estação de Ivaí.


Acima e abaixo, a plataforma da antiga Estação de Ivaí nos dois sentidos.


 Acima, uma foto aérea onde podemos ver o ponto exato onde ficava a antiga Estação de Ivaí.


 Acima, antes de chegar a Ivaí uma ponte sobre o pequeno afluente do Rio Muriaé.









Estação IVAÍ



Município de Patrocínio do Muriaé
Ramal de Muriaé – Km 384,225 (1960)
Estação inaugurada em: 01 de janeiro de 1886.
Estive no local em: Ainda não visitei a estação. Fotos cedidas pelo amigo Horácio Cardillo.
Uso atual: Estação demolida. 
Situação Atual – Ramal erradicado. Sem trilhos. 

E. F. Leopoldina (1886-1966)










A ESTAÇÃO:


Era plano da E. F. Alto do Muriaé construir um ramal até a cidade de Muriaé, fato que só foi concretizado pela E. F. Leopoldina em 1886, ano da inauguração do Ramal e da própria Estação de Ivaí, única parada entre Patrocínio do Muriaé e Muriaé.
A pequena comunidade de Ivaí surgiu no entorno da estação ferroviária construída pela Estrada de Ferro Leopoldina e teve sua ascensão no período de atividade da ferrovia.
Com o encerramento daquele ramal em 01 de maio de 1966, a estação foi definitivamente fechada e posteriormente demolida, restando apenas sua antiga plataforma como lembrança dos áureos tempos em que os trens passavam por ali.


HISTÓRICO:

Segundo consta na página estações Ferroviárias no link http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_2/ivai.htm a estação e conseqüentemente a pequena comunidade recebeu o nome de Ivaí, pois "Durante os trabalhos de exploração do futuro ramal, houve-se a lamentar a perda de um ótimo técnico da Cia. Alto Muriaé, o engenheiro Jayme Arthur de Ivahy, que, encarregado do estudo da serra de São João, terminou com perícia a sua missão. Estava ele concluindo o seu trabalho, quando foi arrebatado pela corrente do rio Muriaé que a vida lhe roubou. Como tributo de respeito à memória desse distinto engenheiro e prova de reconhecimento dos serviços por ele prestados, a Diretoria da Companhia resolveu que se desse à estação que tivesse de ser construída nas proximidades daquele local o nome de Ivahy".

Ivaí é um pequeno bairro que fica a 10 quilômetros de distância do centro da cidade de Patrocínio do Muriaé, tendo uma só rua conhecida como Rua Principal ou Rua da Estação e a "Praça José Máximo Ribeiro", nome dado em homenagem a um grande fazendeiro da região do Ivaí. Nesta praça encontramos a "Capela de Santo Antônio".
A pequena comunidade tem algumas dezenas de residências - as mais antigas remontam à "fase de ouro" da ferrovia - tendo também o Campo do "Ivaí Esporte Clube" localizado bem próximo ao local onde ficava a estação.

Entre Patrocínio do Muriaé e Ivaí, o antigo ramal passava por uma ponte sobre o afluente do Rio Muriaé, cujas fotos também podem ser vistas abaixo graças à valiosa contribuição do amigo Horácio Cardillo, de Patrocínio do Muriaé.






Na seqüência abaixo, detalhes da ponte sobre um pequeno afluente do Rio Muriaé.









Na seqüência abaixo, detalhes da chegada a Ivaí, em rua aberta sobre o antigo leito da ferrovia.





Na foto abaixo, a Praça José Máximo Ribeiro.



Nas duas fotos abaixo, a pequena Capela de Santo Antônio.




Na foto abaixo, o campo de futebol do Ivaí Esporte Clube, localizado bem próximo da antiga estação.


Nenhum comentário: