Estação CONSELHEIRO PAULINO
nova-friburgo-cargas
Município: Nova Friburgo - RJ
Linha do Cantagalo: Km 156,792 (1960).
Altitude: 841m.
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a localidade.
Uso atual: Demolida.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.
E. F. do Cantagalo (?-1887)
RFFSA (1887-1967)
Saída para o Ramal de Sumidouro:
HISTÓRICO DA LINHA:
O ramal de
Sumidouro surgiu da compra da Cia. E. F. do Sumidouro pela Leopoldina, em 1885,
logo depois da abertura ao tráfego entre Melo Barreto e a fazenda Bella Joana.
Com exceção do pequeno trecho inicial, em Melo Barreto, MG, ele corria todo em
território fluminense. Em 1886 ele foi prolongado até a estação nova de
Sumidouro, e em 1889 ele chegava a Conselheiro
Paulino, na linha do Cantagalo.
Os trens de
passageiros corriam no trecho entre Melo Barreto e Conselheiro Paulino. Dali
chegava a Nova Friburgo, percorrendo um trecho da linha do Cantagalo.
Em 31 de
maio de 1967 o ramal foi suprimido.
A ESTAÇÃO:
Da estação
de Conselheiro Paulino saíam os trilhos do ramal de Sumidouro. O ramal de
Conselheiro Paulino até Sumidouro foi aberto em 1887, quando a estação de
Conselheiro Paulino já fazia parte do trecho entre Nova Friburgo e Macuco
aberto entre os anos de 1873 e 1887.
O nome da
estação homenageava o presidente da ferrovia Leopoldina em 1897, que assinou a
venda da ferrovia para os ingleses.
Os trens de
passageiros nesse trecho foram desativados entre julho de 1963 e outubro de
1965.
Infelizmente
a estação de Conselheiro Paulino já foi
demolida, restando a estação Riograndina
a pouco mais de 7 km sentido a Macuco para manter viva a história da Leopoldina
nesta região, além é claro das antigas estações Friburgo Cargas (batalhão da Polícia Militar) e a de Nova Friburgo, hoje ocupada pela
prefeitura daquela cidade.
Fonte: site www.estacoesferroviarias.com.br
Obra de arte retratando o trem passando por uma praça de Nova Friburgo vindo de Conselheiro Paulino - não temos o nome do autor.
Um comentário:
Na pintura o artista está retratando a Praça Getúlio Vargas e a continuação dela, que é a Praça Dermeval Moreira, a qual vem a ser o trecho da praça em frente à Catedral de São João Batista. Não é a localidade de Conselheiro Paulino, mas a pintura se faz bastante interessante por retratar um fato real: os antigos trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina passavam ao lado da Praça Getúlio Vargas e os trens cruzavam em frente à Catedral de São João Batista. Havia, anos atrás, uma antiga locomotiva de serviço da Leopoldina exposta na praça. Porém, um ex-prefeito retirou a máquina do lugar. Uma pena.
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