Matéria atualizada em 18 de março de 2024.
Acima, registro do triste momento do começo da retirada dos trilhos e dormentes próximo à Estação, encerrando de vez as atividades da Estrada de Ferro Leopoldina na cidade. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.
Acima, a chegada festiva do Trem da Leopoldina na Estação de Manhumirim - Foto CPDOC/FGV.
Acima, registro feito após a enchente de 1929, quando os produtores perderam quase toda a safra de café. Na foto tirada no centro da cidade próximo à Estação Ferroviária - onde hoje é a Praça Padre Júlio Maria - vemos funcionários dos armazéns de café no trabalho de secagem do que restou do café molhado pela enchente para posterior embarque nos trens da Leopoldina. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.
Abaixo, bela tela relembrando a importância da ferrovia para a cidade nos festejos do centenário de Manhumirim. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.
Estação MANHUMIRIM
Linha de Manhuaçu: Km 547,644 (1960).
Altitude: 589m.
Estação inaugurada em: 1º de maio de 1915.
Estive no local em: Ainda não visitei a cidade. Fotos dos amigos da página do facebook "Manhumirim - Fotos Antigas".
Uso atual: Demolida.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.
E. F. Leopoldina (1915-1975)
HISTÓRICO DA LINHA:
Em 1887 a Estrada de Ferro Leopoldina chegou a Carangola. De 1911 a 1915, prosseguiu a linha até Manhuaçu - seu ponto final - passando pela Estação Manhumirim.
Com o declínio do transporte ferroviário no Brasil, o trecho de Manhuaçu a Carangola acabou sendo fechado em 23 de julho de 1975, fechando definitivamente a Estação de Manhumirim.
Em 1977
fechou-se também o trecho entre Porciúncula e Carangola, e em 1979, fechou-se a
linha entre Cisneiros e Porciúncula, sendo que o pequeno trecho de Recreio a Cisneiros
nunca foi oficialmente suprimido.
A ESTAÇÃO:
Antes de falarmos sobre a Estação de Manhumirim é importante ressaltar a valiosa contribuição e principalmente agradecer à página do facebook “Manhumirim – Fotos Antigas”. A página otremexpresso não conseguiria trazer informações e especialmente as belas fotos aqui apresentadas se não fosse através destas valiosíssimas contribuições.
A antiga Estação
de Manhumirim - cidade com grande destaque na produção de café nos primeiros tempos da ferrovia - foi inaugurada em 1915, levando àquela cidade grande prosperidade,
como à todas as cidades por onde os trens da Leopoldina passaram, especialmente na "época de ouro do café". O grande
desenvolvimento trazido pela ferrovia seguiu até o declínio do sistema
ferroviário no Brasil, quando em 23 de março de 1975 a RFFSA fechou o trecho da Linha de Manhuaçu, entre Manhuaçu e Carangola, fechando definitivamente a Estação.
Os trens de
passageiros, então fazendo a linha Rio de Janeiro-Três Rios-Recreio-Manhuaçu,
ainda passavam por ali em 1970.
Em 1970, o
trem de passageiros que partia da Estação de Recreio todos os dias às 6 da
manhã chegava à Manhumirim às 18:50.
Decretado o fim das operações ferroviárias - decretando também o fechamento da Estação - com o passar dos anos o prédio histórico foi sendo marcado pelo abandono, tendo como conseqüência a infeliz demolição da antiga Estação Ferroviária, restando as fotos para manter viva esta importante página da história de Manhumirim.
Em março de 2024 a cidade comemorou seu "Centenário de Emancipação" com grande festa, onde a ferrovia foi lembrada com saudade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário