segunda-feira, 26 de julho de 2021

MUSEU MUNICIPAL DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO - Sem dúvida o mais belo Espaço Cultural em uma antiga Estação da Estrada de Ferro Leopoldina.







É com imensa alegria que apresento esta matéria!

Nos últimos meses acompanhei uma das mais belas e emocionantes transformações por que passou uma antiga estação ferroviária da Estrada de Ferro Leopoldina, a Estação de São João Nepomuceno – MG.

Já tendo visitado aproximadamente 200 estações, posso afirmar sem qualquer sombra de dúvida que ela se tornou a mais bela de todas as antigas estações da EFL.

E para apresentar esta verdadeira “metamorfose” ninguém melhor que o próprio artista responsável por tudo isso, Flavio Vitoi:

 

“Em tempos imperiais, muitas ferrovias foram implantadas no Brasil. Dom Pedro II sonhava com todas as cidades brasileiras ligadas pelo trem. Uma destas ferrovias foi a EFUM – Estrada de Ferro União Mineira – construída por empresários e fazendeiros e inaugurada em 1879, sendo as estações de Roça Grande e a de São João Nepomuceno inauguradas em 1880. Possuía 82 km de extensão e ligava São João Nepomuceno a Serraria, nas proximidades de Três Rios. Logo depois foi adquirida pela EFL - Estrada de Ferro Leopoldina - e por mais de um século trouxe desenvolvimento para a região.

Na minha infância (década de 60 e 70) presenciei o final da fase áurea desta ferrovia. Eram 4 ou 5 comboios por dia (não me lembro muito bem), alguns só de cargas, alguns só de passageiros, e um era o misto (carga e passageiros). O último era o noturno que possuía cabines com camas para o conforto dos viajantes! Muitos passageiros iam e vinham, o galpão estava sempre repleto de cargas. Aos poucos os comboios foram diminuindo, os passageiros rareando e as cargas sumindo. Em 1977, se não me engano, passou o derradeiro trem, uma melancólica composição formada por uma manobreira U5B, a vaporeira 221 que ficava sempre baseada na oficina de Bicas e um vagão fechado de carga. Algum tempo depois os trilhos foram arrancados e a imponente edificação foi abandonada aos pombos.

Depois a estação foi utilizada de maneira precária para fins diversos: rodoviária, biblioteca, museu municipal, bares, depósito, provocando um inexorável processo de deterioração.

Numa bem intencionada, mas infeliz reforma, suas telhas francesas originais foram substituídas por telhas de cerâmicas diferentes e de baixa qualidade. O promotor municipal responsável pelo patrimônio público embargou a obra e expediu um documento (TAC) onde fez várias exigências com a finalidade de assegurar a integridade do prédio.

A atual administração municipal reiniciou a reforma e restauração da antiga estação, se responsabilizando por cumprir todas as exigências da promotoria e ir mais além. Fui contratado para elaborar e executar um projeto de restauração e adaptação da antiga estação para ali funcionar a sede da Fundação José Luiz Carvalho Nunes, criada para coordenar atividades nas áreas de cultura, esportes, turismo e juventude.

Temos hoje, onde era o galpão de cargas, uma bem equipada galeria para mostras, pequenos shows, palestras, sessões de cinema. Na ala onde funcionavam as bilheterias temos uma moderna e aconchegante cafeteria, banheiros e onde era a plataforma de embarque e desembarque uma varanda com bancos, mesas e cadeiras. Na ala onde funcionava a casa do chefe da estação temos a sede da Fundação com as salas das Secretarias de Cultura e Esportes, uma biblioteca, um mezanino destinado à reserva técnica do museu, copa e banheiro de uso interno.

Dom Pedro II veio conhecer a nossa estação ferroviária logo depois de sua inauguração. Se, por força de nossa imaginação, ele pudesse vir para vê-la de novo, infelizmente não chegaria de trem, mas creio que ele ficaria feliz em constatar que ela foi transformada num espaço destinado ao conhecimento e à evolução espiritual, valores que tanto estimava!

Flávio Rossi Vitoi

São João Nepomuceno, em 26 de julho de 2021."


Conheça a história completa desta Estação visitando o link abaixo: https://otremexpresso.blogspot.com/2016/06/estacao-sao-joao-nepomuceno-estacao.html



































2 comentários:

Rosália Mayrink Corrêa disse...

E gratificante ver que a Memória, tão importante para a História, está sendo preservada, como direcionamento para as gerações futuras. Parabéns a todos, quer participaram desse movimento, que reforça a cidade de São João Nepomuceno, um ponto de referência, Turístico, Cultural e Patrimonial.

Célio Cirillo disse...

Um museu é capaz de proporcionar o conhecimento, o conhecimento palpável, o conhecimento da vivencia, muitas vezes as peças que estão expostas em uma galeria podem nos despertar sentimentos e uma vez que experimentamos, dessas sensações não nos esquecemos nunca mais. Essa é uma das grandes magias de um museu, propiciar o conhecimento pelas sensações, pela visualização, pela aprendizagem prática. Sucesso, e que seja um investimento contínuo. Abraços a todos os envolvidos.