domingo, 2 de maio de 2021

ESTAÇÃO MANHUAÇU - Ponto final da Linha de Manhuaçu.

 

Acima e abaixo, românticas fotos da Estação de Manhuaçu, registros do triste momento da retirada dos trilhos, extraídas da página do facebook “Manhuaçu em arquivos de fotos e vídeos”.



Acima, a movimentada e festiva Estação de Manhuaçu, publicada por Neilor Paixão na página do facebook “Manhuaçu em arquivos de fotos e vídeos”.

Abaixo, no mesmo local da antiga Estação hoje funciona a rodoviária municipal. 









Estação MANHUAÇU

 

reducto


manhumirim


 

 

Linha de Manhuaçu: Km 574,142 (1960).

Altitude: 612m.

Estação inaugurada em: 11 de dezembro de 1912.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação.

Uso atual: Demolida. No mesmo local foi construída a rodoviária municipal. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (1915-1975)










HISTÓRICO:

Conforme cita Ralph Mennucci Giesbrecht no site Estações Ferroviárias, ..."a linha que ligava a Estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve a sua concessão e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida em 1880. Em 02/05/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina. Uma alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense, onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola foi fechado em 23/07/1975 e o trecho Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977. Em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido." 

 

A ESTAÇÃO:

A Linha de Manhuaçu da E. F. Leopoldina tinha como ponto terminal a Estação de Manhuaçu, inaugurada em 1915.

Nos anos 1920 a ferrovia no Brasil vivia seu auge e havia um projeto para se ligar a Linha de Manhuaçu à Linha de Caratinga pela Estação de Matipoó (Raul Soares), situada não muito longe a oeste, projeto este que nunca saiu do papel.

No ano de 1970 ainda havia trens de passageiros fazendo as linhas entre o Rio de Janeiro e Recreio passando por Três Rios. De Recreio partia o trem da Linha de Manhuaçu. Nesta época, o trem de passageiros partia da Estação de Recreio todos os dias às 6 da manhã, chegando em Manhuaçu às 20:10, saindo de volta para Recreio e Rio de Janeiro às 5:50 da manhã do dia seguinte.

Nas décadas de 1960 e 1970 o completo desinteresse dos governantes pelo transporte ferroviário no Brasil levou a uma decadência fatal, período em que E. F. Leopoldina/RFFSA extinguiram quilômetros e quilômetros de ferrovia, especialmente na Zona da Mata mineira. Num curto espaço de tempo destruíram toda a história ferroviária na região.

O trecho entre Manhuaçu e Carangola foi suprimido pela RFFSA em 23/07/1975, fechando definitivamente a Estação final da linha, condenando o antigo prédio da Estação de Manhuaçu ao abandono e à conseqüente demolição, mesmo destino de inúmeros prédios ferroviários.

No local da antiga Estação funciona hoje a rodoviária da cidade.

Por fim, é importante ressaltar que esta matéria não seria possível sem a valiosa colaboração da página do facebook "Manhuaçu em arquivos de fotos e vídeos", de onde pude compartilhar as fotos aqui apresentadas realizando trabalhos de restauração fotográfica.


Na seqüência abaixo, registros da passagem da ferrovia por Manhuaçu, extraída da página do facebook “Manhuaçu em arquivos de fotos e vídeos”.









Abaixo, histórico registro da chegada da ferrovia e da inauguração da Estação de Manhuaçu, extraída da página do facebook “Manhuaçu em arquivos de fotos e vídeos”.







Acima, uma belíssima tomada da cidade de Manhuaçu.


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