quinta-feira, 6 de maio de 2021

Uma Viagem de TRÊS RIOS a CATAGUASES, com Claudio Gil Rocha nos tempos da FCA.


Belíssimo visual do amanhecer passando pela ponte de Aracaty.


Conduzindo a composição passando por Sapucaia.


Na seqüência acima, belíssimos visuais pelos caminhos da ferrovia. Vale lembrar que tudo isso poderá ser visto no tão aguardado Trem Rio-Minas, da ONG Amigos do Trem.



Acima, o percurso percorrido por Claudio Gil.



Há algum tempo atrás, época dos Trens de Bauxita que partiam de Barão de Camargos rumo a Três Rios, recebi do amigo Claudio Gil Rocha, então maquinista da FCA, belíssimos registros feitos por ele em algumas das muitas viagens que realizou.

Esta semana decidi que tinha que encontrar aquelas fotos em meus arquivos. Aí foi aquele trabalhão!

Mas valeu a procura! Sabia que eram belas fotos, mas confesso que me empolguei quando abri a pasta e me deparei com aqueles belíssimos registros pelos caminhos do antigo “Trem da Bauxita”, da FCA, uma pequena amostra do que nos espera no Trem Rio-Minas, da ONG Amigos do Trem, que aguarda a tanto tempo pela liberação para o início de seu funcionamento.


De Pai para Filho - a ferrovia no sangue:

Abaixo, à esquerda, o maquinista José Vieira da Rocha, pai de Claudio Gil, em 1986. À direita, o maquinista Claudio Gil embarcando em Casimiro de Abreu-RJ por volta de 1998/99.

Nas históricas e simbólicas fotos acima vemos o Sr. José Vieira da Rocha, Pai de Claudio Gil em 1986 na inauguração do Trem Turístico da RFFSA que fazia o percurso Conrado/Miguel Pereira, depois transformado no Turístico Trem Azul, que em suas últimas viagens foi tracionado por Locomotivas Diesel. José Vieira da Rocha entrou na Leopoldina em 1951, saindo em 1987 após 36 anos e 9 meses de trabalho. Começou em Porto Novo; foi transferido para o Ramal de Pirapetinga; retornou para Porto Novo e encerrou sua carreira em Três Rios.


Na foto ao lado, Claudio Gil em Casimiro de Abreu-RJ por volta de 1998/1999, assumindo o comando da composição que vinha carregada de Campos. A troca de maquinistas acontecia em Casimiro de Abreu.


Na seqüência abaixo, convido a todos para viajar conosco nos belíssimos registros de Claudio Gil no comando do antigo Trem da Bauxita, da FCA.










Abaixo, os trilhos rumo ao infinito...



2 comentários:

Anônimo disse...

Lindas fotos !!!

Santiago Xavier disse...

Grande amigo e parceiro de trabalho, conhecido como Gilbala.