RFFSA (1975-1994)
Primitiva Estação SILVEIRA LOBO
E. F. União Mineira
https://otremexpresso.blogspot.com/2018/11/estacao-serraria-ponto-de-partida.html
A ESTAÇÃO:
Nossa
próxima parada é na Estação de Silveira
Lobo, contando com as sempre valiosas colaborações dos amigos Jean Ferreira Cerqueira, de Três Rios –
RJ, Manoel Monachesi e Ricardo Raipp.
Jean percorreu
de bike o antigo leito ferroviário até Sossego em fevereiro de 2018 passando
por Silveira Lobo e São Marcos.
Ricardo
Raipp fez o mesmo percurso em 2020 e Manoel Monachesi trouxe fotos raras de seu
belíssimo acervo.
O atual
prédio da Estação de Silveira Lobo foi inaugurado em 1904, mas na verdade era a
segunda estação com esse nome.
A primeira Estação de Silveira Lobo ficava em outro local, no antigo Ramal
de Serraria da E. F. União Mineira (desativado em 1904). Ela havia sido
inaugurada em 1879 e ligava a Estação de Serraria - na linha do Centro da EFCB - às cidades de Bicas e Pequeri.
Com a
desativação do antigo Ramal de Serraria, foi construída a nova Estação – apresentada nas fotos do acervo de Manoel
Monachesi, de Ricardo Raipp e de Jean Cerqueira.
HISTÓRICO:
O ZIGUE-ZAGUE - Em grande e
concorrida Assembléia Geral dos
Acionistas realizada em 31 de janeiro de 1878, no Rio de Janeiro, foi
apresentado pela diretoria o Primeiro
Relatório da Estrada de Ferro União Mineira para a construção da linha
férrea da Serraria até São João Nepomuceno, de onde destaco o interessante
apontamento sobre a construção de um
zigue-zague na serra do Macuco, que despertou em mim o grande desejo de um
dia poder conhecer o local onde ele existiu. Sem dúvida, uma das maiores
curiosidades em minhas pesquisas pelos caminhos da Leopoldina:
“...deram os empreiteiros o começo dos trabalhos de terra a 8 de setembro, atacando o maior corte que temos em nossa linha no ponto culminante da serra do Macuco. Mede este corte 18 metros de alto, subindo sua encubação a 24.000m³ cúbicos de terra. É essa serra sem dúvida o mais frisante das centenas de contos que podem poupar uma boa exploração. De um terreno extremamente acidentado, cheio de fundas grotas e apertados espigões, absorveu-nos ela alguns meses, em que foram estudados vários traçados, que por dispendiosos tivemos que abandonar, resolvendo-nos afinal a empregar um pequeno zigue-zague, em que com um recuamento de 800 metros conseguimos um traçado extraordinariamente mais econômico, tendo poupado sem aumento de declividades um kilômetro de linha, evitando um viaduto com 17° de alto e substituído o único túnel projetado pelo corte acima referido. É a primeira vez que se emprega no Brasil este sistema de zigue-zague, com jogo de chave de recuamento de trem.”
O outro importante apontamento sobre o zigue-zague é o trecho do Diário de Dom Pedro II, vol. 25, de 27 de abril de 1881(aª fa), copiado de José Carlos Barroso – Cessão Marcus Granado). Dom Pedro II andou na União Mineira passando por Bicas, em 1881:
-"(...) 5 ½ Acordei. Vou ler. Saio às 7h.
Caminho conhecido até Serraria. Cheguei às 8 ¾ a Juiz de Fora. A cidade tem
aumentado muito. Bela avenida com bonitas casas que devem arborizar. Almocei
numa destas que é do Barão de Cataguazes. Partida do trem às 11h 10'. Nada de
novo até Serraria. Aí entramos no trem da Estrada de Ferro da União Mineira.
Percorremos 84km até o arraial - vila ainda não instalada de S. João de
Nepomuceno. A estrada para subir
parte da serra do Macuco tem 2 ziguezagues com plataformas. Tem 7 Estações pequenas porém bem construídas conforme a aparência. Vista muito bela
assim como mato viçoso de Bicas para diante. Descobre-se amplo vale fechado por
altas montanhas, e perto de S. João avista-se a alta serra do descoberto de
contorno original. Grande número de quilômetros a começar da Serraria passa a
estrada por fazendas de café muito bem plantadas e algumas com casas feitas com
bom gosto. Há interrupção de terras tão boas para voltarem estas. Vim
conversando com o engenheiro Betim cuja direção inteligente e ativa revela-se
no modo porque a estrada foi construída e tendo trilhos de aço, e com o
desembargador Pedro de Alcântara Cerqueira Leite a cuja influência se deve
sobretudo a estrada que é de bitola de um metro. (...)"
Fonte: site Estações Ferroviárias do Brasil, de Ralfh Mennucci Giesbrecht.
Um comentário:
Olá . Sigo esta página há bastante tempo desde 2013 buscando paradeiro de meus antecedentes .
Minha Avó casou em Santana do Deserto, e seu Marido João nasceu em Estação da Veiga, assim diz em seu documento em 1900.
Poderiam me falar deste lugar?
http://bicasturismo.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html
ESTAÇÃO DA VEIGA ONDE ISIDORO CANTO BOTTARO NASCEU EM 1900
ENTREVISTA COM A HISTORIADORA ROSÁLIA MAYRINK CORRÊA.
Obrigada
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