sábado, 6 de outubro de 2018

ESTAÇÃO SILVEIRA LOBO - Em pequena comunidade no Município de Santana do Deserto.


Matéria atualizada em 31 de março de 2021. 


Belíssimo registro da Estação de Silveira Lobo em 1906, valiosa contribuição de Manoel Monachesi.


Registro mais recente da Estação de Silveira Lobo, do acervo de Manoel Monachesi.


Outro belíssimo registro da Estação de Silveira Lobo da década de 1910, mais uma valiosa contribuição de Manoel Monachesi.


A Estação de Silveira Lobo sob o olhar de Jean Ferreira Cerqueira em foto de 2018: “Telhado recuperado, plataforma de embarque também. A impressão que dá é que o trem vai chegar a qualquer momento!”


“Este era o lado onde as carroças estacionavam para o desembarque de mercadorias a serem embarcadas nos vagões.”


Fato interessante apontado por Jean Ferreira Cerqueira em sua visita: 
“Olha que interessante! Visitei Silveira Lobo na quarta-feira de cinzas, dia 14 de fevereiro de 2018, e olhem a marcação talhada na parede de um pequeno prédio anexo à estação, numa de suas cabeceiras: 14.2.1923. 
Sem querer fui no aniversário de 95 anos desta linda obra. Só eu, mais ninguém chegou para a comemoração!! E outro detalhe: 14 de fevereiro de 1923 também caiu numa quarta-feira de cinzas!!” 






Estação SILVEIRA LOBO



Município: Santana do Deserto
Linha de Caratinga – Km 156,418 (1960)
Altitude: 422m.
Estação inaugurada em: O atual prédio é na verdade a segunda estação, inaugurada em 01 de novembro de 1904. A primeira estação, já demolida, ficava em outro local e foi inaugurada em 1879.
Não estive no local: Visitada por Jean Cerqueira em 14 de fevereiro de 2018.
Uso atual: Particular. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado. Sem trilhos.

Leopoldina Railway (1884-1950)
E. F. Leopoldina (1950-1975)
RFFSA (1975-1994)



Primitiva Estação SILVEIRA LOBO

E. F. União Mineira


https://otremexpresso.blogspot.com/2018/11/estacao-serraria-ponto-de-partida.html







A ESTAÇÃO:

Nossa próxima parada é na Estação de Silveira Lobo, contando com as sempre valiosas colaborações dos amigos Jean Ferreira Cerqueira, de Três Rios – RJ, Manoel Monachesi e Ricardo Raipp.

Jean percorreu de bike o antigo leito ferroviário até Sossego em fevereiro de 2018 passando por Silveira Lobo e São Marcos.

Ricardo Raipp fez o mesmo percurso em 2020 e Manoel Monachesi trouxe fotos raras de seu belíssimo acervo.

O atual prédio da Estação de Silveira Lobo foi inaugurado em 1904, mas na verdade era a segunda estação com esse nome.

A primeira Estação de Silveira Lobo ficava em outro local, no antigo Ramal de Serraria da E. F. União Mineira (desativado em 1904). Ela havia sido inaugurada em 1879 e ligava a Estação de Serraria - na linha do Centro da EFCB - às cidades de Bicas e Pequeri.

Com a desativação do antigo Ramal de Serraria, foi construída a nova Estação – apresentada nas fotos do acervo de Manoel Monachesi, de Ricardo Raipp e de Jean Cerqueira.

 

HISTÓRICO:

O ZIGUE-ZAGUE - Em grande e concorrida Assembléia Geral dos Acionistas realizada em 31 de janeiro de 1878, no Rio de Janeiro, foi apresentado pela diretoria o Primeiro Relatório da Estrada de Ferro União Mineira para a construção da linha férrea da Serraria até São João Nepomuceno, de onde destaco o interessante apontamento sobre a construção de um zigue-zague na serra do Macuco, que despertou em mim o grande desejo de um dia poder conhecer o local onde ele existiu. Sem dúvida, uma das maiores curiosidades em minhas pesquisas pelos caminhos da Leopoldina:

 “...deram os empreiteiros o começo dos trabalhos de terra a 8 de setembro, atacando o maior corte que temos em nossa linha no ponto culminante da serra do Macuco. Mede este corte 18 metros de alto, subindo sua encubação a 24.000m³ cúbicos de terra. É essa serra sem dúvida o mais frisante das centenas de contos que podem poupar uma boa exploração. De um terreno extremamente acidentado, cheio de fundas grotas e apertados espigões, absorveu-nos ela alguns meses, em que foram estudados vários traçados, que por dispendiosos tivemos que abandonar, resolvendo-nos afinal a empregar um pequeno zigue-zague, em que com um recuamento de 800 metros conseguimos um traçado extraordinariamente mais econômico, tendo poupado sem aumento de declividades um kilômetro de linha, evitando um viaduto com 17° de alto e substituído o único túnel projetado pelo corte acima referido. É a primeira vez que se emprega no Brasil este sistema de zigue-zague, com jogo de chave de recuamento de trem.”

O outro importante apontamento sobre o zigue-zague é o trecho do Diário de Dom Pedro II, vol. 25, de 27 de abril de 1881(aª fa), copiado de José Carlos Barroso – Cessão Marcus Granado). Dom Pedro II andou na União Mineira passando por Bicas, em 1881:

-"(...) 5 ½ Acordei. Vou ler. Saio às 7h. Caminho conhecido até Serraria. Cheguei às 8 ¾ a Juiz de Fora. A cidade tem aumentado muito. Bela avenida com bonitas casas que devem arborizar. Almocei numa destas que é do Barão de Cataguazes. Partida do trem às 11h 10'. Nada de novo até Serraria. Aí entramos no trem da Estrada de Ferro da União Mineira. Percorremos 84km até o arraial - vila ainda não instalada de S. João de Nepomuceno. A estrada para subir parte da serra do Macuco tem 2 ziguezagues com plataformas. Tem 7 Estações pequenas porém bem construídas conforme a aparência. Vista muito bela assim como mato viçoso de Bicas para diante. Descobre-se amplo vale fechado por altas montanhas, e perto de S. João avista-se a alta serra do descoberto de contorno original. Grande número de quilômetros a começar da Serraria passa a estrada por fazendas de café muito bem plantadas e algumas com casas feitas com bom gosto. Há interrupção de terras tão boas para voltarem estas. Vim conversando com o engenheiro Betim cuja direção inteligente e ativa revela-se no modo porque a estrada foi construída e tendo trilhos de aço, e com o desembargador Pedro de Alcântara Cerqueira Leite a cuja influência se deve sobretudo a estrada que é de bitola de um metro. (...)" 

Fonte: site Estações Ferroviárias do Brasil, de Ralfh Mennucci Giesbrecht.



Belo postal da estação de Silveira Lobo datado de 10 de março de 1906.


A Estação de Silveira Lobo em outro ângulo. Foto da década de 1910, do acervo de Manoel Monachesi.


A movimentada Estação de Silveira Lobo em destaque nesta foto da década de 1910. Observem no lado direito da foto a parte do que parece ser um "Girador de Locomotivas".


A Estação de Silveira Lobo neste belo registro do acervo de Jorge A. Ferreira Jr.


Mais fotos e relatos de Jean Ferreira Cerqueira sobre sua visita à Estação de Silveira Lobo, trazendo também belos registros do que encontrou pelo caminho.
“Claro que eu não poderia deixar de tirar uma foto com esta anciã de mais de mais de 90 anos!”





“Já na subida para Santana do Deserto, pode-se ver parte do muro de arrimo que sustentava o relevo por onde passavam os trens.”


“Nas três fotos abaixo a base da ponte de ferro que sustentava os trilhos da Leopoldina, já bem próximo da estação de Silveira Lobo.”




“Na seqüência abaixo, por estes corredores passavam as composições de Três Rios a Bicas e vice-versa.”





Abaixo, dois belos registros de Ricardo Raipp feitos em visita à estação de Silveira Lobo em 2020.



 

Um comentário:

Vera Cleide disse...

Olá . Sigo esta página há bastante tempo desde 2013 buscando paradeiro de meus antecedentes .
Minha Avó casou em Santana do Deserto, e seu Marido João nasceu em Estação da Veiga, assim diz em seu documento em 1900.
Poderiam me falar deste lugar?
http://bicasturismo.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html

ESTAÇÃO DA VEIGA ONDE ISIDORO CANTO BOTTARO NASCEU EM 1900

ENTREVISTA COM A HISTORIADORA ROSÁLIA MAYRINK CORRÊA.

Obrigada