sábado, 26 de julho de 2025

A Primeira Estação SILVEIRA LOBO - Nos tempos em que a E. F. União Mineira partia de Serraria.

Acima, raríssimo e belo registro da 1ª Estação de Silveira Lobo, de onde o Trem seguia para a Estação de Serraria pela E. F. União Mineira.


Acima e abaixo, recortes da página http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_tresrios_caratinga/silvlobo.htm sobre a primeira Estação de Silveira Lobo.








1ª Estação SILVEIRA LOBO




Município: Santana do Deserto-MG
Ramal de Serraria - E. F. União Mineira – Km ?
Altitude:  ?
Estação inaugurada em: 1879.
Não estive no local: Localização exata desconhecida.
Uso atual: Desconhecido. 
Situação Atual – Trecho erradicado com a inauguração da nova Estação Silveira Lobo em 1904. 

E. F. União Mineira (1879-1884)
Leopoldina Railway (1884-1904)


A ESTAÇÃO:

Pouco se sabe desta primeira Estação de Silveira Lobo. Inaugurada em 1879 pela E. F. União Mineira, uma Estação com histórico quase que desconhecido. O que muitos não sabem é que prédio da Estação de Silveira Lobo existente ainda nos dias de hoje foi inaugurado em 1904, mas na verdade, trata-se da segunda Estação com esse nome. 

A primeira Estação de Silveira Lobo inaugurada em 1879 ficava em outro local, no antigo Ramal de Serraria da E. F. União Mineira (desativado em 1904). Este Ramal ligava a Estação de Serraria - na linha do Centro da EFCB - às cidades de Bicas e Pequeri. Esse trecho primitivo reserva grandes curiosidades, como um zigue-zague – o primeiro do Brasil – que será descrito com mais detalhe logo abaixo. 

Com a desativação do antigo Ramal de Serraria, a linha passou a ser ligada diretamente com a Estação de Três Rios, sendo então construída uma nova Estação Silveira Lobo, prédio que existe até os dias de hoje.

Saiba mais sobre a segunda Estação de Silveira Lobo no link abaixo:

https://otremexpresso.blogspot.com/2018/10/estacao-silveira-lobo-em-pequena.html

 

O ZIGUE-ZAGUE:

Em grande e concorrida Assembléia Geral dos Acionistas realizada em 31 de janeiro de 1878, no Rio de Janeiro, foi apresentado pela diretoria o Primeiro Relatório da Estrada de Ferro União Mineira para a construção da linha férrea da Serraria até São João Nepomuceno, de onde destaco o interessante apontamento sobre a construção de um zigue-zague na serra do Macuco, que despertou em mim o grande desejo de um dia poder conhecer o local onde ele existiu. Sem dúvida, uma das maiores curiosidades em minhas pesquisas pelos caminhos da Leopoldina:

 “...deram os empreiteiros o começo dos trabalhos de terra a 8 de setembro, atacando o maior corte que temos em nossa linha no ponto culminante da serra do Macuco. Mede este corte 18 metros de alto, subindo sua encubação a 24.000m³ cúbicos de terra. É essa serra sem dúvida o mais frisante das centenas de contos que podem poupar uma boa exploração. De um terreno extremamente acidentado, cheio de fundas grotas e apertados espigões, absorveu-nos ela alguns meses, em que foram estudados vários traçados, que por dispendiosos tivemos que abandonar, resolvendo-nos afinal a empregar um pequeno zigue-zague, em que com um recuamento de 800 metros conseguimos um traçado extraordinariamente mais econômico, tendo poupado sem aumento de declividades um kilômetro de linha, evitando um viaduto com 17° de alto e substituído o único túnel projetado pelo corte acima referido. É a primeira vez que se emprega no Brasil este sistema de zigue-zague, com jogo de chave de recuamento de trem.”

 

O site Estações Ferroviárias do Brasil, de Ralfh Mennucci Giesbrecht traz outro importante apontamento sobre o zigue-zague apresentando o trecho do Diário de Dom Pedro II, vol. 25, de 27 de abril de 1881(aª fa), copiado de José Carlos Barroso – Cessão Marcus Granado). Dom Pedro II andou na União Mineira passando por Bicas, em 1881:

-"(...) 5 ½ Acordei. Vou ler. Saio às 7h. Caminho conhecido até Serraria. Cheguei às 8 ¾ a Juiz de Fora. A cidade tem aumentado muito. Bela avenida com bonitas casas que devem arborizar. Almocei numa destas que é do Barão de Cataguazes. Partida do trem às 11h 10'. Nada de novo até Serraria. Aí entramos no trem da Estrada de Ferro da União Mineira. Percorremos 84km até o arraial - vila ainda não instalada de S. João de Nepomuceno. A estrada para subir parte da serra do Macuco tem 2 ziguezagues com plataformas. Tem 7 Estações pequenas porém bem construídas conforme a aparência. Vista muito bela assim como mato viçoso de Bicas para diante. Descobre-se amplo vale fechado por altas montanhas, e perto de S. João avista-se a alta serra do descoberto de contorno original. Grande número de quilômetros a começar da Serraria passa a estrada por fazendas de café muito bem plantadas e algumas com casas feitas com bom gosto. Há interrupção de terras tão boas para voltarem estas. Vim conversando com o engenheiro Betim cuja direção inteligente e ativa revela-se no modo porque a estrada foi construída e tendo trilhos de aço, e com o desembargador Pedro de Alcântara Cerqueira Leite a cuja influência se deve sobretudo a estrada que é de bitola de um metro. (...)" 


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