sexta-feira, 4 de julho de 2025

Estação PARADA SALGADINHO - Outra Parada Ferroviária localizada na belíssima serra do Espírito Santo.

Acima, a Parada Salgadinho nos últimos tempos da passagem dos Trens por lá.

Abaixo, a Parada em julho de 2013 em belo registro de Paulo Henrique Thiengo.


Acima, a Parada Salgadinho em 2022, ainda com as colunas-suporte da antiga cobertura na primeira visita de Paulo Neiva.

Abaixo, a mesma Parada em 2024: "Incrível, mas roubaram os trilhos retorcidos da cobertura. Voltei ao local e encontrei ela assim...."


Nas três fotos abaixo: "Olha a linha serpenteando a montanha, que coisa mais linda. Aqui está um dos trechos ferroviários mais lindos do Mundo."

Vista para Vargem Grande do Soturno - Cachoeiro de Itapemirim-ES.


Da Silva Junior também esteve na Parada Salgadinho em 2020.


Nas três fotos abaixo, a Parada Salgadinho em 2022, ainda com as colunas e suportes da antiga cobertura.


 Em 2022 a Caixa d’água metálica vinda da Europa ainda estava no local.


Paulo Neiva Pinheiro na Parada Salgadinho em 2022.




soturno


Estação PARADA SALGADINHO-ES


cobiça



Município: Vargem Alta-ES

Linha Do Litoral - Km 496,271 (1960)

Altitude: 271 m

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro, Da Silva Junior e Paulo Henrique Thiengo.

Uso atual: Abandonada. Os trilhos da estrutura da cobertura e a Caixa d'água foram roubadas, só restando a Plataforma. Também estão roubando os trilhos do trecho ferroviário.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos que estão sendo roubados. 


E. F. Leopoldina ( ?-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)



HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

 Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação de Soturno em 2022 e em 2024 e traz seu relato...

"A Estação Parada Salgadinho não tem data de inauguração conhecida (no meu Guia Levi de 1935, não aparecia seu nome). Hoje ela está abandonada e sem cobertura, mas foi sempre apenas uma plataforma coberta, sem prédio. Visitei a Parada em 2022 e em 2024. Próxima a ela existe ainda as ruínas de uma Casa de Turma e em 2022 existia uma Caixa d'água. Para chegarmos à Parada, que fica cerca de 200 metros mais alta em relação ao bairro de Vargem Grande do Soturno, Cachoeiro de Itapemirim-ES, encaramos uma subida muitíssimo íngreme, onde o carro ‘reclamou’ demais, a ponto de termos que abandoná-lo em certo ponto para subir o restante a pé até chegar na antiga Parada Ferroviária, no meio do ‘nada’. Quem embarcaria na Parada de Salgadinho, tão alta e longe da cidadezinha, na época do Trem de passageiros? Aí está uma boa pergunta, pois o lugar é bastante inóspito. Talvez o pessoal de Vargem Grande do Soturno subisse até a Parada a cavalo ou no lombo de jegues para pegar o Trem. Talvez ali embarcassem sacas de café produzidas na época pelas fazendas ao redor. Todas as possibilidades são possíveis. De Cobiça da Leopoldina - a Estação anterior a 87m de altitude - a ferrovia sobe 700m até a parada de Ipê-Açu, segunda parada após a Estação de Vargem Alta e 50 km à sua frente. De Cobiça até Salgadinho, são 200 metros de diferença de cota em 8 km de percurso de linha. Em meu retorno à Parada Salgadinho em 2024, a Caixa d’água metálica que existia no local, peça importada da Europa que servia para abastecer as Locomotivas a Vapor, infelizmente havia sido roubada, covardemente picada no maçarico por ladrões de sucata que levaram, além dela, os trilhos da linha e os trilhos que sustentavam o telhadinho da Parada Ferroviária. Impressionante a falta de sensibilidade e senso histórico dessas pessoas. Ao parar pra tomar café em Vargem Grande do Soturno, que pertence a Cachoeiro de Itapemirim-ES, conversando com o proprietário do comércio, ele me disse que, antes da ferrovia, haviam garimpeiros na região que paravam no local para comer os salgadinhos que eram vendidos por uma vendinha, ficando a localidade conhecida por causa disso.”


Nas três fotos abaixo, a Parada Salgadinho em 2022, ainda com as colunas-suporte da antiga cobertura.


Nas três fotos abaixo, em 2022 a Caixa d'água importada da Inglaterra  ainda estava lá.

Na sequência abaixo, olha que absurdo! Em 2024 levaram os trilhos retorcidos que faziam a cobertura da Parada Ferroviária.




Olha o saque já sendo iniciado, estão roubando as placas dos trilhos, já deixando eles soltos para levar as seções de trilho com mais facilidade.


Aqui, o local da antiga Caixa d'água Inglesa metálica que também foi roubada. Cortaram ela no maçarico e levaram os pedaços para venderem como sucata.

Cortaram as pernas de suporte da Caixa d'água no maçarico.


Aqui ficava a linda Caixa d'água importada da Inglaterra na época da Leopoldina Railway.


Um comentário:

Anônimo disse...

Esse lugar é lindo!
Paulo Neiva Pinheiro