Abrindo esta matéria, acima e abaixo, dois belíssimos e atuais registros da Estação de Celina feitos por Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior. 
Abaixo, uma panorâmica de Celina vendo-se a Estação no centro da foto. Os trilhos já haviam sido retirados.
Na sequência abaixo, a Estação de Celina em belíssimos e atuais registros feitos por Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior. 
Abaixo, Celina - 1972. dois históricos registros das obras de remoção dos trilhos da Leopoldina. Acervo de Ronaldo Valadão.

Paulo Neiva Pinheiro e a Estação de Celina.
Da Silva Junior e a Estação de Celina.
alegre
HISTÓRICO:
Segundo o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O Ramal Sul do Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina teve sua origem na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha construída na região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do Espírito Santo, e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina em 1908. A E. F. Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado; e para Rive, do outro; bifurcando na Estação de Matosinhos (Coutinho). Estes trechos estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais, na Linha do Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco anos, abrindo o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto final, em 1913. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26 de outubro de 1972. O outro trecho, Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua erradicação, em 05 de novembro de 1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até próximo à Estação de Coutinho, para transportar mármore e granito das diversas serrarias dessas pedras que existem na região.”
A
ESTAÇÃO:
Paulo
Neiva Pinheiro e Da Silva
Junior visitaram a Estação de Celina
em 2022, quando fizeram os belos registros apresentados nesta matéria.
A Estação de Celina foi inaugurada pela The Leopoldina Railway Company em 1913, no prolongamento do Ramal aberto entre Alegre e Espera Feliz, na Linha de Manhuaçu, sendo a primeira ligação ferroviária do Espírito Santo com Minas Gerais. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26 de outubro de 1972. Celina é Distrito de Alegre, cuja prefeitura realizou belo trabalho de restauração na Estação, como os ingleses a construíram no início do século passado. Totalmente restaurada, hoje ela abriga um cartório de registro civil e uma agência dos Correios do distrito.
Na sequência abaixo, Celina - 1972. Históricos registros das obras de remoção
dos trilhos da Leopoldina. Acervo de Ronaldo Valadão.




























Um comentário:
Boa lembrança, Amarildo! Celina distrito de Alegre-ES!!
Paulo Neiva Pinheiro
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