domingo, 21 de dezembro de 2025

ESTAÇÃO GURIRI - Dela só sobraram ruínas... e a Linha do Litoral vai sumindo.

Na foto acima, de Ricardo Quintero de Mattos, a plataforma da Estação em julho de 2008.

Na sequência abaixo, as ruínas da antiga Estação em 2022, construída ainda pela E.F. Macahé a Campos. Infelizmente pouca coisa sobrou da Estação de Guriri.

Detalhes da plataforma e da base/alicerce da antiga Estação.


Uma passagem de nível bem próxima às ruínas da Estação.


Não muito distante das ruínas da Estação essa Caixa d’água metálica importada de Londres - Inglaterra.


Paulo Neiva Pinheiro e as ruínas da Estação Guriri.




parada-lusitano


Estação GURIRI


dores-de-macabu

   

Município: Campos dos Goitacazes–RJ

Linha do Litoral – Km 293,465

Altitude:  8m

Estação inaugurada em: 1877

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Demolida.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos. 

 

E. F. Macaé a Campos (1877-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)




HISTÓRICO DA LINHA:

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.”

 

A ESTAÇÃO:

O amigo Paulo Neiva Pinheiro visitou a Estação GURIRI em 2022, quando fez as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato...

“Segundo o Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960, a Estação de Guriri teria sido inaugurada em 1877, mas de acordo com o relatório do Presidente da Província do Rio de Janeiro, de 1876 sua inauguração teria acontecido em 1875. Foi uma construção feita pela Cia. E.F. Macahé a Campos, mas infelizmente a demoliram não sei o ano. As ruínas da Estação estão atrás de uma Escola na localidade. Além das ruínas da Estação Ferroviária de Guriri existe também uma Caixa d’água metálica importada da Inglaterra (Londres). Próximo a Caixa d’água metálica importada da Inglaterra eu observei uma construção recente e creio que os tijolos maciços usados nela eram da antiga Estação que foi demolida para possível reuso de material como telhas, madeiras, tijolos e etc. que é muito comum no nosso país - pessoas demolirem prédios cheios de história por completa ignorância.”


Na Foto abaixo, vemos acima a antiga caixa d'água da Estação de Guriri, junto à linha. Abaixo, a Capela em frente à antiga Estação (Fotos Ricardo Quintero de Mattos, julho de 2008).

"O trecho mais difícil da construção da E. F. Macaé-Campos foi ali próximo, na travessia do Rio Macabu. A Estação foi demolida há alguns anos, no entanto ainda pode ser vistos a sua plataforma, o piso da pequena Estação, a Caixa d'água do tempo das Locomotivas a Vapor e a capela em frente que está inteira. A Estação ficava mais próxima da lagoa Feia. O traçado ali faz um arco para oeste, desviando dos pântanos do fundo da lagoa" 

(Ricardo Q. Mattos, 2008). 



Abaixo, mais um registro das ruínas da antiga Estação Guriri, construída ainda pela E.F. Macahé a Campos. Infelizmente pouca coisa sobrou da Estação.

A Linha do Litoral ainda passando pelo local.


Como era a Vila de Guriri em 2005:

"Onde fica Guriri? Guriri é a principal localidade do distrito de Dores de Macabu, o 11° de um total de quinze distritos do município de Campos dos Goytacazes. O censo de 2000 do IBGE identificou em Dores de Macabu, 1.945 domicílios onde vivem 7.439 moradores. O distrito foi criado em 02/10/1857 e faz divisa com os distritos de Tocos, Ibitioca e Serrinha (antigo distrito de Paciência) com uma ponta da Lagoa Feia e ainda com os municípios de Quissamã e Conceição de Macabu. O distrito tem como sede a vila de Dores de Macabú e como povoado principal a localidade de Guriri"

(http: //robertomoraes.blogspot.com, 29/9/2005).


Um pedaço de trilho antigo achado no local, teria sido da cobertura da plataforma da Estação?

Ainda podemos achar trilhos fincados pelo local. Seria o maior um poste da linha do telégrafo?

Na sequência abaixo, a Caixa d'água importada da Inglaterra com a inscrição London (Londres).



Na foto abaixo, à direita, uma construção que Paulo Neiva desconfia terem usado os tijolos maciços que eram da Estação... apenas uma suposição.


Nenhum comentário: