Acima, a Estação de Guaçuí
vista pelo lado da plataforma de embarque, vendo-se a Caixa d'água próxima a
ela. Foto do acervo de Wanderley Duck.
Abaixo, a antiga Estação foi demolida para a construção de um novo prédio onde hoje funciona a Prefeitura da cidade.
Abaixo, foto do acervo de Wanderley Duck onde vemos a Estação de Guaçuí também pelo lado da plataforma de embarque, vista em sentido oposto ao da primeira foto. 
Abaixo, vista aérea da Praça da Estação de Guaçuí, onde também é possível ver a Caixa d'água com vagões estacionados próximos a ela. Uma pequena parte da Estação aparece na parte inferior da foto do acervo de Wanderley Duck. 
Acima e abaixo, uma pequena "réplica de estação ferroviária" foi construída na praça, próximo ao prédio da prefeitura.
Abaixo, a Estação de Guaçuí vista pelo lado oposto ao da plataforma de embarque e a praça ao seu redor.
Abaixo, Da Silva Junior em Guaçuí, vendo-se a "réplica de uma estação ferroviária".
celina
HISTÓRICO:
Segundo o site estacoesferroviarias,
de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O Ramal Sul do
Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina teve sua origem na E.
F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha construída na região de Vitória
e pertencia ao Governo do Estado do Espírito Santo, e na E. F. Caravelas, ambas
adquiridas pela Leopoldina em 1908. A E. F. Caravelas partia de Vitória para
Castelo, de um lado; e para Rive, do outro; bifurcando na Estação de Matosinhos
(Coutinho). Estes trechos estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas
Gerais, na Linha do Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco
anos, abrindo o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto
final, em 1913. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi
suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26 de outubro de 1972. O
outro trecho, Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua
erradicação, em 05 de novembro de 1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro
até próximo à Estação de Coutinho, para transportar mármore e granito das
diversas serrarias dessas pedras que existem na região.”
A ESTAÇÃO:
Da Silva Junior esteve na cidade de Guaçuí-ES em 2020 visitando o local onde ficava a Estação Guaçuí trazendo seu relato...
“A Estação de Veado foi inaugurada em 1913, no prolongamento do Ramal aberto entre Alegre-ES e Espera Feliz-MG, na Linha de Manhuaçu. A cidade já existia desde meados do século 19, tendo seu nome alterado para Siqueira Campos em 1930, permanecendo com este nome até 1943, mas o nome da Estação permaneceu o mesmo. Até tentaram trocar o nome da Estação, mas o Governo não aceitou, sob a alegação de já existir outra Estação com o nome ‘Siqueira Campos’. Só em 1943, com a mudança do nome da cidade para ‘Guaçuí’ é que a Estação também recebeu mesmo nome – Estação Guaçuí. Trens de passageiros circularam por Guaçuí até novembro de 1971, quando o trecho Espera Feliz-Guaçuí teve o tráfego suspenso. O trecho de Guaçuí até Coutinho e Cachoeiro já havia sido suprimido no final dos anos 1960. Segundo Alex Amaral Lobato e Joseni Gouvêa, o prédio original da Estação foi demolido em 1974 para dar lugar a uma praça, ‘sinal de descaso’. Posteriormente foi construído no mesmo local o prédio da prefeitura e, próximo a ele, outro prédio – uma "réplica de estação ferroviária" - prédio menor que o original com dístico e tudo, mas de arquitetura e tamanho diferente da antiga e original Estação.”
Abaixo, a "Maria Fumaça" estacionada na Plataforma da
Estação Ferroviária de Guaçuí, Ramal Sul do ES.










Um comentário:
Saudades da Leopoldina...
Eu amo ferrovia! Sou apaixonado pela E. F. Leopoldina e amante da RFFSA!
Geraldo José Soares
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