terça-feira, 9 de dezembro de 2025

ESTAÇÃO GUAÇUÍ - A Estação original foi demolida. No mesmo local foi construído o prédio da prefeitura.

 Acima, a Estação de Guaçuí vista pelo lado da plataforma de embarque, vendo-se a Caixa d'água próxima a ela. Foto do acervo de Wanderley Duck. 

Abaixo, a antiga Estação foi demolida para a construção de um novo prédio onde hoje funciona a Prefeitura da cidade.

Abaixo, foto do acervo de Wanderley Duck onde vemos a Estação de Guaçuí também pelo lado da plataforma de embarque, vista em sentido oposto ao da primeira foto. 

Abaixo, vista aérea da Praça da Estação de Guaçuí, onde também é possível ver a Caixa d'água com vagões estacionados próximos a ela. Uma pequena parte da Estação aparece na parte inferior da foto do acervo de Wanderley Duck. 


Acima e abaixo, uma pequena "réplica de estação ferroviária" foi construída na praça, próximo ao prédio da prefeitura.


Abaixo, a Estação de Guaçuí vista pelo lado oposto ao da plataforma de embarque e a praça ao seu redor.


Abaixo, Da Silva Junior em Guaçuí, vendo-se a "réplica de uma estação ferroviária".




divisa

pimentel

sao-romao


Estação GUAÇUÍ
Antiga Veado


celina




Município - Guaçuí-ES
Ramal Sul do Espírito Santo: Km 578,070 (1960).
Altitude: 589m.
Estação inaugurada em: 24 de setembro de 1913.
Visitei a Estação em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Da Silva Junior e do acervo de Wanderley Duck.
Uso atual: Demolida. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.


E. F. Leopoldina (1913-1971)


HISTÓRICO:

Segundo o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O Ramal Sul do Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina teve sua origem na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha construída na região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do Espírito Santo, e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina em 1908. A E. F. Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado; e para Rive, do outro; bifurcando na Estação de Matosinhos (Coutinho). Estes trechos estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais, na Linha do Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco anos, abrindo o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto final, em 1913. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26 de outubro de 1972. O outro trecho, Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua erradicação, em 05 de novembro de 1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até próximo à Estação de Coutinho, para transportar mármore e granito das diversas serrarias dessas pedras que existem na região.”

 

A ESTAÇÃO:

Da Silva Junior esteve na cidade de Guaçuí-ES em 2020 visitando o local onde ficava a Estação Guaçuí trazendo seu relato...

“A Estação de Veado foi inaugurada em 1913, no prolongamento do Ramal aberto entre Alegre-ES e Espera Feliz-MG, na Linha de Manhuaçu. A cidade já existia desde meados do século 19, tendo seu nome alterado para Siqueira Campos em 1930, permanecendo com este nome até 1943, mas o nome da Estação permaneceu o mesmo. Até tentaram trocar o nome da Estação, mas o Governo não aceitou, sob a alegação de já existir outra Estação com o nome ‘Siqueira Campos’. Só em 1943, com a mudança do nome da cidade para ‘Guaçuí’ é que a Estação também recebeu mesmo nome – Estação Guaçuí. Trens de passageiros circularam por Guaçuí até novembro de 1971, quando o trecho Espera Feliz-Guaçuí teve o tráfego suspenso. O trecho de Guaçuí até Coutinho e Cachoeiro já havia sido suprimido no final dos anos 1960. Segundo Alex Amaral Lobato e Joseni Gouvêa, o prédio original da Estação foi demolido em 1974 para dar lugar a uma praça, ‘sinal de descaso’. Posteriormente foi construído no mesmo local o prédio da prefeitura e, próximo a ele, outro prédio – uma "réplica de estação ferroviária" - prédio menor que o original com dístico e tudo, mas de arquitetura e tamanho diferente da antiga e original Estação.”


Acima e abaixo, dois registros históricos da Estação de Guaçuí pelo lado oposto ao da plataforma de embarque e a praça ao seu redor.


Na sequência abaixo, a pequena "réplica de estação ferroviária" que foi construída na praça, próximo ao prédio da prefeitura.




Abaixo, a "Maria Fumaça" estacionada na Plataforma da
Estação Ferroviária de Guaçuí, Ramal Sul do ES.


Nas três fotos abaixo, a praça e o novo prédio construído no local onde ficava a Estação de Guaçuí. O antigo leito ferroviário passava rua ao lado.




Um comentário:

Anônimo disse...

Saudades da Leopoldina...
Eu amo ferrovia! Sou apaixonado pela E. F. Leopoldina e amante da RFFSA!
Geraldo José Soares