*Estação de Cachoeiro do Itapemirim-ES.
Data da postagem: 12/05/2020
*Locomotiva a Vapor N° 240 em Trajano de Moraes.
Data da postagem: 12/05/2020
*Locomotiva cremalheira Nº 14.
Data da postagem: 27/03/2017
*Locomotiva a Vapor Nº 100 cremalheira em Cantagalo-RJ.
Data da postagem: 27/03/2017
*Garrinha em Cantagalo.
Data da postagem: 27/03/2017.
*Composição na Estação de Magé-RJ.
Data da postagem: 27/03/2017
*Locomotiva a vapor Nº 302.
Data da postagem: 27/03/2017
*Locomotiva a vapor N° 119.
Data da postagem: 04/07/2016
*Locomotivas - A era das Diesel na EFL e RFFSA.
Data da postagem: 20/07/2012
Com o fim das Locomotivas à Vapor, a Estrada de Ferro Leopoldina - posteriormente RFFSA - adotaram as Locomotivas Diesel como as U12 das fotos aqui apresentadas. Eu particularmente, conheci poucas Locomotivas à Vapor. Acompanhei e viajei em composições já tendo as Diesel tracionando. Confesso que na minha época de moleque apreciava mais as Diesel, achava elas bem mais bonitas.
Hoje o romantismo toma conta de todos e ver uma à Vapor funcionando atrai a atenção de um número bem maior de pessoas. mas mantenho meu sonho de ver uma locomotiva Diesel aqui em Bicas, seja estática, como preservação da memória ferroviária ou quem sabe até trafegando em pequeno trecho, que a meu ver não é impossível de realizar.
Com o fim das Locomotivas à Vapor, a Estrada de Ferro Leopoldina - posteriormente RFFSA - adotaram as Locomotivas Diesel como as U12 das fotos aqui apresentadas. Eu particularmente, conheci poucas Locomotivas à Vapor. Acompanhei e viajei em composições já tendo as Diesel tracionando. Confesso que na minha época de moleque apreciava mais as Diesel, achava elas bem mais bonitas.
Hoje o romantismo toma conta de todos e ver uma à Vapor funcionando atrai a atenção de um número bem maior de pessoas. mas mantenho meu sonho de ver uma locomotiva Diesel aqui em Bicas, seja estática, como preservação da memória ferroviária ou quem sabe até trafegando em pequeno trecho, que a meu ver não é impossível de realizar.
*Locomotiva a vapor N° 318.
Data da postagem: 24/06/2012
Locomotiva a Vapor N° 318, uma 4-6-2 fotografada no antigo trecho entre Petrópolis e Três Rios.
Nos primeiros tempos das viagens entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, subia-se a serra de Petrópolis seguindo até Três Rios. Dali as viagens se dividiam entre os Ramais de Caratinga e Manhuaçú. Nas últimas décadas de funcionamento da EFL, com a desativação do trecho de Petrópolis, os trens passaram a chegar a Três Rios vindo por Miguel Pereira e Governador Portela.
Nos primeiros tempos das viagens entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, subia-se a serra de Petrópolis seguindo até Três Rios. Dali as viagens se dividiam entre os Ramais de Caratinga e Manhuaçú. Nas últimas décadas de funcionamento da EFL, com a desativação do trecho de Petrópolis, os trens passaram a chegar a Três Rios vindo por Miguel Pereira e Governador Portela.
*Locomotiva a Vapor N° 191.
Data da postagem: 21/06/2012
Bela foto da Locomotiva a Vapor N° 191, da Leopoldina. Mais um belo registro do acervo fotográfico de Hugo Caramuru.
*Locomotiva Nº 07 - Uma das primeiras a subir a Serra para Petrópolis-RJ.
Data da postagem: 16/06/2012
A Locomotiva 07 faz parte das primeiras locomotivas a subirem a serra de Petrópolis. Dá para perceber nesta imagem do acervo fotográfico de Hugo Caramuru a grande inclinação na subida, dando para observar também que a Locomotiva segue em nível, num plano diferente do vagão que se alinhava a inclinação da linha. Estas locomotivas tinham como principal característica a cremalheira, onde uma grande engrenagem que ficava posicionada abaixo e no centro da locomotiva tracionando sobre a cremalheira, uma superfície dentada de aço que ficava posicionada entre os trilhos, bem ao centro e por toda a extenção da subida. Outro detalhe era que nestes casos a Locomotiva empurrava vagão durante toda a subia, ao invés de puxá-lo.
Hoje, existe um forte movimento que busca reativar esta ferrovia, que tem como principal característica uma viagem belíssima em cenário exuberante.
A Locomotiva 07 faz parte das primeiras locomotivas a subirem a serra de Petrópolis. Dá para perceber nesta imagem do acervo fotográfico de Hugo Caramuru a grande inclinação na subida, dando para observar também que a Locomotiva segue em nível, num plano diferente do vagão que se alinhava a inclinação da linha. Estas locomotivas tinham como principal característica a cremalheira, onde uma grande engrenagem que ficava posicionada abaixo e no centro da locomotiva tracionando sobre a cremalheira, uma superfície dentada de aço que ficava posicionada entre os trilhos, bem ao centro e por toda a extenção da subida. Outro detalhe era que nestes casos a Locomotiva empurrava vagão durante toda a subia, ao invés de puxá-lo.
Hoje, existe um forte movimento que busca reativar esta ferrovia, que tem como principal característica uma viagem belíssima em cenário exuberante.
Um comentário:
Excelente trabalho. Quando jovem vi estas locomotivas em funcionamento. Adorava ver o cara do vagão do correio pegar a mala de correspondência pendurado em um gancho em um poste. Ele estendia uma vara no ultimo vagão, e com o trem em movimento, enfiava a vara na alça do malote. O gancho do poste virava e o malote simplesmente sumia. Fantástico. Meu avô reclamava que o trem, maria fumaça, punha fogo nos pastos no inverno. Com a construção da BR 40, a estação de Hermogenio silva que era de pedra foi demolida . Meu pai adquiriu as pedras da estação, e agora estou utilizando-as para reconstruir de alguma forma a estação, que esta sendo transformada em um bar, banheiro, sauna, forno e churrasqueira junto a piscina da minha fazenda que esta sendo por sua vez transformada em hotel. Estou tentando trazer de volta o clima daquela época. Se vc tiver alguma foto desta estação bote no seu blog. a destruição desta linha que poderia ter sido utilizada para turismo foi mais uma das muitas medidas governamentais burras. Parabéns por sua iniciativa.
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