quinta-feira, 17 de novembro de 2016

ESTAÇÃO ALÉM PARAÍBA - Inaugurada em 1874 ainda sob o nome de São José, quando dela partia a E. F. Leopoldina em MG.


Matéria atualizada em 30 de agosto de 2024.

Acima, em mais um histórico e belíssimo registro fotográfico enviado pelos amigos do IPHAN, a Estação de Além Paraíba em novembro de 1914, ainda com o nome de São José.


Na foto acima belíssimo registro da Locomotiva 51 bem em frente à Estação de Além Paraíba, de Fernando S. Marques em 13 de novembro de 2016.


Em destaque o dístico já com o nome "Além Paraíba", numa bela contribuição do amigo Marco Antônio Francisco.

Nas três fotos abaixo, a Estação de Além Paraíba em registros feitos em minha primeira visita em setembro de 2014, antes da última reforma.




Nas quatro fotos abaixo, a Estação de Além Paraíba em registros feitos em minha última visita, em março de 2022.





Abaixo, a Estação de Além Paraíba nos tempos em que as ruas em seu entornoainda eram calçadas com paralelepípedos.


Abaixo, conhecendo a bela Locomotiva 51 acompanhado de Valério Bagule e seu fiel escudeiro Caio Franco, em setembro de 2014.


Acima, um recorte da foto do IPHAN destacando a Estação ainda com o nome de São José.

Abaixo, num ângulo aproximado, a Estação em março de 2022.







Estação ALÉM PARAÍBA
Antiga São José



Ramal: Linha do Centro – Km 253,087 (1960)
Altitude: 140m.
Estação inaugurada em:  08 de outubro de 1874 sob o nome de São José.
Estive no local em:  14 de setembro de 2014 e em 20 de março de 2022.
Uso em 2014: Museu Ferroviário da ABPF-PN.
Situação Atual – Trecho sob concessão particular, tráfego suspenso, aguardando liberação para o funcionamento do Trem Turístico Rio Minas.


E. F. Leopoldina (1874-1975)

RFFSA – (1975-1997)




HISTÓRICO:

Visitei a Estação de Além Paraíba duas vezes. 
Em minha primeira visita, em 14 de setembro de 2014, o principal objetivo era conhecer o belíssima Locomotiva 51, quando tive a oportunidade de conhecer Estação de Além Paraíba, outro belo e histórico local, também patrimônio da ABPF-PN.
Retornei em março de 2022, quando fiz o Ramal de Pirapetinga.
  
A Estação de São José do Além Paraíba foi construída pela Leopoldina como a primeira Estação da Linha do Centro, apenas dois quilômetros depois da Estação de Porto Novo do Cunha, no mesmo município, mas da Central do Brasil.
Foi aberta em 1874 sob o nome São José, no primeiro trecho inaugurado por essa ferrovia.
Em 1911, a bitola da linha da Central (ramal de Porto Novo) foi reduzida de 1,60 m para bitola métrica para facilitar a união com a Linha Auxiliar e com a Linha do Centro da Leopoldina.
Em meados dos anos 1960, tudo isso passou a ser da Leopoldina.


A ESTAÇÃO:

Graças mais uma vez à valiosa contribuição dos amigos do IPHAN, trazemos a atualização desta matéria apresentando um belíssimo registro fotográfico da Estação de Além Paraíba ainda sob o nome de São José

Em minha primeira visita, em setembro de 2014, conheci a Estação muito bem acompanhado por Valério Bagule e seu fiel escudeiro Caio Franco, quando ela abrigava o belo Museu da Estrada de Ferro Leopoldina, possuindo grande e importante acervo da história da antiga Estrada de Ferro na cidade, na região e em nosso estado.
Essa primeira visita foi marcada por grandes momentos, oportunidade de conhecer a fundo toda a importância da ferrovia para a cidade e região, já que Valério é profundo conhecedor desta maravilhosa história, além do belíssimo trabalho que realiza à frente da ABPF-PN e principalmente, por sua luta na recuperação e preservação da belíssima Locomotiva 51.

Ao retornar em março de 2022, encontrei a Estação completamente reformada e em ótimo estado de conservação.


Abaixo, fotos de algumas peças do museu ferroviário. Registros que fiz em minha primeira visita à Estação.









Abaixo, mais alguns registros da Estação de Além Paraíba que fiz em minha última visita, em março de 2022.








Abaixo, mais alguns registros da Estação de Além Paraíba que fiz em minha primeira visita em setembro de 2014, antes da última reforma.







Na foto abaixo, uma bela pintura que encontrei na parede de um bar, bem em frente à Estação. 



7 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo belo trabalho!

Anônimo disse...


Boa tarde Sr Amarildo, muito bom seu blog "o trem expresso", sou de triqueda, proximo a coronel pacheco, onde havia uma estação tambem, como pode ser visto no site http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_1/triquedas.htm.
Gostaria de saber se voce possui mais alguma informação a respeito desta estação e suas historias.
obrigado e parabens pelo trabalho.

PS: só não encontrei no seu blog um "fale conosco", ou "contato" para te enviar esta mensagem.
João Cícero.

Amarildo Mayrink disse...

Olá, João Cícero! Em primeiro lugar, obrigado pela dica. Já publiquei o endereço de e-mail no Blog. Quanto à estação Triqueda, ainda não possuo outras informações. Quanto ao site estacoesferroviárias, maravilhoso trabalho do amigo Ralph Mennucci Giesbrecht, é para mim uma grande referência. Qualquer novidade sobre a Estação Triqueda me comunicarei com você. Obrigado pela participação e contribuição.
Amarildo Mayrink.

Anônimo disse...

Parabéns ao otremexpresso!
Sobre o comando desse incansável Amarildo, que tem nos revelado lindas lembranças das estações ferroviárias que teve a primazia de mostrá-las a todos os amantes dessas maravilhosas relíquias desse Brasil de extensões continentais .Como ferroviário aposentado Agente de Estação, meus sinceros agradecimentos mestre !Esse trabalho gigantesco, nos deixa orgulhosos e com fe licidades infinitas.Que Deus abençoe grandemente sua vida a dar continuidade a um trabalho que ficará gravado em nossos corações. Abraços.
Jose Carlos Bissonho

Anônimo disse...


Ela ainda está lá... mudaram a cor, mas continua linda.
Marco Antônio Francisco

Anônimo disse...

Infelizmente destruíram nosso patrimonial ferroviário...
Na zona da Mata - MG...a LEOPOLDINA...DE CARATINGA ATÉ O RIO DE JANEIRO-RJ...Saudades...tínhamos uma das malhas ferroviária de todo o mundo....na época... incompetência governamental....crescemos a 10,% no PIB...SEGUNDO...SR. DELFIM NETO(IN-MEMORIAN )...
Adao Mayrink Mayrink

Anônimo disse...

Que linda. Muito bem conservada! Certamente foi restaurada por alguma instituição de ensino, saúde etc . Esperar pela RFFSA estaria apodrecendo como se fosse a casa de mãe Joana!!!!! COMO DIZ O DITADO POPULAR. ABSURDO.........
Jose Carlos Bissonho