O Trem vai partir!
Embarque nesta viagem...
Com o objetivo de resgatar a história da ferrovia na Zona da Mata Mineira, em especial, a pioneira Companhia de Estrada de Ferro União Mineira, depois Leopoldina Railway Company Limited e por fim Estrada de Ferro Leopoldina - EFL, sempre com bitola métrica, apresentarei histórias e contos, mas em especial, um acervo fotográfico do que sobrou de nossa ferrovia.
Tomei como referência e ponto de partida minha cidade natal - Bicas-MG, que abrigou uma grande e importante "Oficina de Manutenção de Vagões e Locomotivas" trazendo para o "Lugar chamado Tabôas" o progresso e o desenvolvimento através da geração de inúmeros e importantes empregos nas mais diversas áreas, transformando aquele pequeno e pacato lugar num próspero e importante Município.
Cabe ressaltar também a importância da Companhia
de Estrada de Ferro União Mineira para o desenvolvimento de toda a
região e a consequente ligação ferroviária por toda a Zona da Mata. A União
Mineira originalmente partia de uma conexão com a Estação de Serraria -
primeira Estação da Linha do Centro, inaugurada em 1874 - ligando esta à primeira
Estação de Silveira Lobo.
Em 1884, após atravessar grandes dificuldades financeiras, a Companhia de Estrada de Ferro União Mineira foi adquirida pela Leopoldina Railway Company Limited, que percebendo a falta de conexão com outras linhas de bitola métrica por Serraria, construiu a partir de 1894 um novo trecho ligando uma nova Estação de Silveira Lobo diretamente a Três Rios, passando por Santana do Deserto, Ericeira e Piracema, trecho este inaugurado em 10 de novembro de 1904, extinguindo o trecho original.
Portanto, toda a bela história da ferrovia neste
trecho da Zona da Mata que teve início pela União Mineira será retratada e
contada através deste singelo resgate histórico.
Meu principal objetivo é manter viva a história da
ferrovia que tanto progresso trouxe para Minas Gerais e para o Brasil.
É produzir algo diferente, fotografando não só as
Estações ou o que sobrou delas, como também as Casas de Turma e demais prédios
ferroviários, pontes, pontilhões, antigos leitos que ainda preservam sinais de
uma história, belos cenários escondidos nos sertões mineiros.
É de Bicas que parto para minhas incursões fotográficas, onde tenho descoberto cenários maravilhosos que me fazem viajar no tempo.
Ao subir a serra de Telhas, por exemplo, para
chegar até Bicas vindo de Rochedo de Minas, chego a ouvir o silvo da Maria
Fumaça. Imagino o esforço daquelas Máquinas a Vapor transpondo grandes subidas,
rangendo rodas nos trilhos. Imagino a composição estacionando na Estação de
Telhas, no meio da serra, para recuperar o fôlego.
É interessante perceber que, de onde quer que se
venha, é preciso subir para chegar a Bicas e a serra de Telhas era a maior de
todas as subidas.
Na medida em que for visitando e fotografando novas
Estações, irei publicando novidades aqui.
Para os amantes da ferrovia, espero que aproveitem, que possam viajar no tempo e curtir este trabalho feito de forma voluntária, mas extremamente prazeroso. Feito realmente com muito carinho. É parte de nossa história que ficará gravada nesta página.
Queiram embarcar, o "Trem da
História" já vai partir!
BOA VIAGEM!
Amarildo José Mayrink.
Uma das mais significativas e belas fotos de nosso acervo. Vista aérea de Bicas, vendo-se ao centro o complexo de oficinas da Estrada de Ferro Leopoldina, marco histórico do desenvolvimento da cidade.
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Belíssima interpretação de "O Trenzinho do Caipira" - apresentada pelos alunos do Centro Educacional Aquarela, Bicas – MG no ano de 2012 conduzidos pela criatividade e sensibilidade da Professora Flávia Barbosa Borges na VI EXPOARTE com o tema "Bicas de outrora, Bicas de agora..." - uma singela homenagem à memória histórica da ferrovia para a cidade de Bicas e seus ferroviários, para o Estado de Minas Gerais e para o Brasil.
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Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra
Vai pela serra
Vai pelo mar
Cantando pela serra do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar, no ar, no ar...
3 comentários:
Boa Noite, AMARILDO !
Meu nome: JORGE DE CASTRO XAVIER
Sou sobrinho dos, JÁ FALECIDOS, TECLA e EMERITO ( TIO MERITO )- eram donos do REAL HOTEL, que ficava na RUA CEL SOUZA, em frente ao CLUBE BIQUENCE. Faz muitos anos que não vou à BICAS, porém, ainda guardo boas lembranças dos dias VIVIDOS COM MEUS PRIMOS - EMERITO e outros. Soube, por intermédio de outros parentes que o EMERITO, tem um pesqueiro (aí em BICAS). Muito me agradaria ter notícias dos parentes que aí, ainda vivem. Abraços. email: xavier1940@gmail.com
Prezado,
Seu trabalho é brilhante e monumental! Também sou de Minas Gerais e a família de minha esposa é da região de São Pedro dos Ferros e Raul Soares. Seu registro é fundamental para o resgate da memória da EFL nessa região do Estado, próximo ao final da linha.
Algumas dessas estações até pouco tempo atrás ainda existiam, como a pequenina Óculo Pequeno, que ficava numa área particular e foi completamente demolida na década de 2000 para virar um pasto. Não tirei nenhuma foto e hoje é difícil até mesmo lembrar o ponto exato onde ela ficava.
Parabéns!!
Paulo Rimsa
Pois é, Paulo Rimsa!
Uma pena mesmo que estas pequenas paradas tenham sido destruídas.
Estou apenas aguardando o fim desta pandemia para retornar com minhas viagens de pesquisa, especialmente na região de Raul Soares.
Agradeço as palavras de apreço a este trabalho e conto com sua valiosa contribuição caso encontre fotos antigas da ferrovia em sua região.
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