quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ESTAÇÃO PORTO NOVO - Belíssimo Patrimônio Histórico começa a receber atenção do Poder Público.


Matéria atualizada em 30 de junho de 2022.


Belíssimo registro da Estação de Porto Novo, do acervo do Museu Histórico de Além Paraíba.
Restauração fotográfica: Amarildo Mayrink.


Belíssimo registro de um evento realizado em 1966 na estação de Porto Novo marcando a entrega dos carros reformados nas oficinas ferroviárias. 


Acima e abaixo, "Ontem & Hoje" neste belíssimo registro do acervo de Mauro Luiz Senra Fernandes.


Mais um belo registro da Praça da Estação de Porto Novo.
Restauração fotográfica: Amarildo Mayrink. 


Estação de Porto Novo, do acervo de Valério Bagule.
Restauração fotográfica: Amarildo Mayrink


Abaixo, cinco registros da Estação de Porto Novo que fiz em março de 2022.






Acima e abaixo, a Locomotiva 51, estrela maior de Porto Novo/Além Paraíba. A tela abaixo é de autoria de Regina Cardoso Fernandes, além paraibana residente em Edimburgo - Escócia.


Belíssimo registro do acervo de Mauro Luiz Senra Fernandes. 

Restauração: Amarildo Mayrink.










Estação PORTO NOVO DO CUNHA



Município: Além Paraíba - MG
Ramal: Linha Auxiliar – Km 240,108 (1928)
Altitude: 143m.
Estação inaugurada em:  06 de agosto de 1871.
Estive no local em:  14 de setembro de 2014 e em 20 de março de 2022.
Uso atual: Em minha primeira visita em 2014 os torreões estavam em ruínas. Hoje passam por um belo processo de restauração, estando o prédio da estação totalmente revitalizado.
Situação Atual – Trecho sob concessão particular, que em breve será usado pelo Trem Turístico Rio Minas.


E. F. Dom Pedro II – Ramal de Porto Novo (1869-1890)
E. F. Central do Brasil – Ramal de Porto Novo (1890-1911)
E. F. Central do Brasil – Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA – (1975-1997)









HISTÓRICO:

Segundo relata Ralph Mennucci Giesbrecht em seu site http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_auxiliar/portonovo.htm a estação recebeu este nome por estar próxima ao porto das barcas que faziam a travessia do Paraíba.

Ela teve seu nome simplificado posteriormente para Porto Novo e pertencia originalmente à E. F. Dom Pedro II (Central do Brasil a partir de 1910), sendo a estação terminal do ramal de Porto Novo. Este ramal adotava bitola de 1m60, mas com a chegada da Leopoldina Railway por Além Paraíba, o ramal passou ao seu controle e a bitola foi reduzida para bitola métrica em 1911 sendo incorporado à Linha Auxiliar ligando-se a Entre Rios.


A ESTAÇÃO:

Em minha primeira visita às estações da região de Além Paraíba acompanhado do amigo Valério Bagule em setembro de 2014 - oportunidade em que conheci a belíssima Locomotiva a Vapor 51 - fiz os primeiros registros da ESTAÇÃO PORTO NOVO, composta de prédios imponentes que infelizmente se encontravam bastante deteriorados pela ação do tempo e pelo abandono.
Em março de 2022 retornei a Além Paraíba para novos registros da Estação.
O complexo da Estação de Porto Novo é formado por belíssimos prédios onde além da estação funcionavam hotel - os Torreões - restaurante e armazéns.
Graças à atuação de uma grande equipe, tendo à frente André Martins Borges, Diretor e Produtor Executivo de Projetos Culturais do Museu Histórico e Ciências Naturais de Além Paraíba, o prédio da Estação passou por amplas reformas e hoje se encontra em excelente estado, pronto para atender aos passageiros do Trem Turístico Rio-Minas, que deverá funcionar em breve.
Os Torreões continuam interditados, aguardando liberação para o início das obras que irão resgatar uma das mais belas arquiteturas ferroviárias da Estrada de Ferro Leopoldina.


Vista aérea da rotunda e oficinas.

A ROTUNDA:

Outro interessante complexo é a Rotunda de Locomotivas localizada nas antigas oficinas, um belíssimo Patrimônio Histórico - a única rotunda de bitola métrica do país – situada bem próxima da estação de Porto Novo. Infelizmente ela está desabando, envolvida num imbróglio jurídico ainda sem previsão de conclusão. A expectativa de todos é que o início das atividades do Trem Turístico Rio-Minas possa sensibilizar aqueles que detêm o poder de decisão, para quem sabe manter viva e completa a história da primeira ferrovia em solo mineiro.


Três belíssimos registros da Estação de Porto Novo.





Abaixo, mais sete registros da Estação de Porto Novo que fiz em março de 2022.








Nas três fotos abaixo, belíssimos registros do acervo do Museu Histórico de Além Paraíba, onde podemos ver todo o complexo da Estação de Porto Novo em vários ângulos.
Restauração fotográfica: Amarildo Mayrink. 




Abaixo, a Locomotiva 327 estacionada na rotunda das oficinas de Porto Novo.




Vista aérea do pátio de manobras da estação de Porto Novo. 


Abaixo, quatro belos registros de Porto Novo, do acervo de Hugo Caramuru





Abaixo, cinco registros da Estação de Porto Novo que fiz em setembro de 2014.










Foto do acervo de André Martins Borges 
Restauração fotográfica: Amarildo Mayrink



 Foto do acervo de Hugo Caramuru.


Belo registro, dos arquivos JBr.

Abaixo, Porto Novo pelas lentes de Claudio Gil Rocha.





 Acima e abaixo, fotos do acervo do Museu Histórico de Além Paraíba. 


Abaixo, mais dois registros de Porto Novo pelas lentes de Claudio Gil Rocha.




Acima e abaixo, fotos do acervo de Valério Bagule.


Na seqüência abaixo, a rotunda como se encontrava por volta de 2017, em registros de Gui Carvalho.









Foto publicada por Clair Rodrigues no facebook. 
Restauração: Amarildo Mayrink.


7 comentários:

Anônimo disse...

Que saudade da minha terrinha!
Oh! Bacana!!!
E você ainda aproveitou as fotos que eu fiz na última vez que fui lá.
Esse seu resgate (e de vários outros) da memória ferroviária é algo sensacional. Espero poder contribuir mais vezes no que for possível.

Gui Carvalho

Amarildo Mayrink disse...

A contribuição dos amigos é a chave do sucesso de nossa página!
Sou realmente grato a você e a todos que gentilmente cedem suas fotos para ilustrar nossas matérias. Vamos em frente!
Abraço fraterno.

Anônimo disse...

Quando vou em Além Paraíba, pois meu pai ainda mora lá, eu gosto de almoçar em um restaurante perto lá de casa que é exatamente ao lado da Rotunda, numa parte da antiga Oficina que fizeram uma concessão para implantação de estabelecimentos comerciais sem que demolissem as estruturas originais.
Existe esse restaurante e uma loja de materiais de construção.
Abç.
Gui Carvalho

Anônimo disse...

Linda a reportagem!
Viajei muito de Recreio a Além Paraíba e vice-versa quando adolescente. Papai como era ferroviário, trabalhando como encarregado no Armazém da Estrada de Ferro Leopoldina em Recreio, os filhos tinham passe com um bom desconto. Voltei ao passado vendo estas fotos!
Parabéns, Amarildo, pelas fotos e como você é de Bicas, papai (Antônio Magalhães) trabalhou aí durante muitos anos, antes de ir para Recreio,onde nasci e fui criado.
Abraço.

Marco Antônio de Magalhães.

Anônimo disse...

Lindíssimo trabalho no seu blog!
As fotos com as suas nostalgias e algumas com os seus pedidos de clemência, diante de um abandono injustificado. Tomara mesmo que o poder público interrompa o movimento de total extinção do que restou.
Elice Fernando de Melo.

Anônimo disse...

PARABÉNS "ALEM PARAÍBA - MG" pela preservação deste tão valioso patrimônio histórico! CARRILHÃO - prédio construído na época do império, reinado de D. PEDRO II. Aqui meus mais sinceros agradecimentos ao título de "CIDADÃO HONORÁRIO" qual com muito orgulho fui agraciado por esta cidade, pelo prefeito Prof. Fernando, época em que fui o Engenheiro responsável por este trecho da nossa saudosa RFFSA - SR8 que cortava toda a cidade, passando por todo o centro.
João Leite Oliveira Filho.

Anônimo disse...

Hoje pude recordar um pouco de quando frequentava essa estação. Parabéns por ter mostrado esse belo prédio!!
Lenoir De Souza Ramos