sábado, 7 de janeiro de 2017

ESTAÇÃO ÁGUAS CLARAS - Última parada antes de São José do Vale do Rio Preto-RJ. Um belo exemplo da força de uma comunidade unida.

Como presente aos grandes sonhadores de Águas Claras, bairro de São José do Vale do Rio Preto-RJ, trago esta composição fotográfica que realizei com muito carinho para os amigos. 
(Click sobre a foto para ampliar)







Estação Águas Claras

Estive na Estação em: 06 de janeiro de 2017

Inaugurada em: 01 de novembro de 1886

Ramal de São José do Rio Preto - km 121 (1938)

Uso atual - Centro Comunitário de Convivência.










Em minha primeira viagem no ano de 2017, visitei algumas estações da Primeira Ferrovia do Brasil – a Estrada de Ferro Grão Pará – Areal, Pedro do Rio, Itaipava, Nogueira, São José do Vale do Rio Preto (ponto final da primitiva ferrovia) e Águas Claras.
Trago hoje a primeira delas – Estação Águas Claras – que ainda está de pé graças ao exemplo de força e união de uma comunidade, que vencendo todos os obstáculos não só a manteve erguida como articularam uma belíssima e completa reforma da mesma. Sem dúvida, uma belíssima história que passo a contar agora. 
Ao chegar na localidade, bairro de São José do Vale do Rio Preto, fui recebido por Valdnei, membro da Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras. Iniciava ali novas amizades e passava a conhecer a bela história da comunidade, de suas lutas, sonhos e realizações.
A conversa se desenvolvia e logo em seguida chegava Edmar - presidente da Associação. 
Fomos então à estação, que ainda estava ornamentada com objetos, banner's e fotos da Festa das Nações, que havia acontecido nos primeiros dias de janeiro.
Ali ouvi muitas histórias, a grande luta para a preservação do mais importante Patrimônio Histórico da comunidade.
E não param por aí! O mais novo sonho é ver uma Locomotiva, ou quem sabe um pequeno vagão estacionado bem em frente a Estação! 
Conhecendo esta turma dá para acreditar em mais uma grande realização, quem sabe através de parceria com uma entidade de preservação da história ferroviária... 
O que posso dizer? Sim, eles merecem! 
Foi extremamente gratificante saber que outras pessoas sonham o meu sonho. Lutam pelos mesmos ideais que defendo - a preservação de uma das mais importantes páginas da história de nosso país - a FERROVIA.
Vamos então às fotos que irão comprovar que vale a pena sonhar!
















Movidos pelo desejo maior de preservar sua história, a comunidade do Bairro de Águas Claras deu início ao movimento de reconstrução da Estação Ferroviária em parceira com o proprietário do prédio e a Prefeitura Municipal. O lema deste importante movimento foi e é o texto abaixo:

"Há quem associe o patrimônio histórico à coisa velha, ultrapassada, que atrapalha o desenvolvimento da cidade. Isso, em parte, vem de uma formação modernista, onde o passado precisa ir embora. Se possível, sem deixar memória, para que o progresso chegue”.

Nós não pensamos assim! Queremos preservar a nossa história, queremos ter memória, queremos a Estação viva para que as futuras gerações conheçam o que já fomos um dia e se inspire pra construir o nosso futuro, pois “Não existe Futuro sem Passado”. 

Abaixo, a seqüência fotográfica histórica da reconstrução da Estação Águas Claras.


 A grande enchente acontecida em de 2011 inundou todo o bairro de Águas Claras causando grandes prejuízos aos moradores.



 Em julho de 2014 teve início um grande movimento na comunidade para a preservação do mais importante patrimônio histórico de Águas Claras.

Em 09 de fevereiro de 2015 aconteceu o importante e decisivo protesto para a restauração da estação.













Matéria do Jornal O Valeriopretano, publicada dia 12 de julho de 2014, comemora início das obras na Estação de Águas Claras. 





















Após a conclusão das obras a bela Estação passou a ser utilizada para eventos culturais, espaço de convivência comunitária e demais encontros.








3 comentários:

  1. Essa Estação é a menina dos nossos olhos. Obrigada pela linda matéria.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos pelo belo trabalho minha esposa morro em Águas Claras a mais de 40 anos amo esse lugar onde o povo e unido amigos de todos parabéns

    ResponderExcluir