Matéria atualizada em 03 de outubro de 2021.
Acima, antigo, belo e romântico registro da Estação de Goianá ainda com os trilhos da Ferrovia.
Abaixo, a pequena comunidade de Goianá e sua Estação.
Abaixo, o triste registro da Estação após a queda de seu telhado. Em seguida, viria a sua demolição. Hoje, pouco restou da ferrovia em Goianá.
almeida
ferreira-lage
Estação GOIANÁ
Antiga Limoeiro e Desembargador Lemos
espíndola
Ramal de Juiz de Fora: Km 257,206 (1960)
Altitude: 400m.
Estação inaugurada em: 31 de julho de 1883.
Estive no local em: 02 de junho de 2016.
Uso atual: Demolida. Hoje não existem sinais da passagem da Ferrovia por Goianá.
Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos.
Cia. União Mineira (1883-1884)
E. F. Leopoldina (1884-1974)
HISTÓRICO:
A Estação de Goianá teve sua origem na E. F. Juiz de Fora-Piau em 1883, ano de sua inauguração. Em 1884 passou para o controle da E. F. Leopoldina. Na época de sua inauguração Goianá era um Arraial pertencente a Rio Novo e a Estação recebeu o nome de Limoeiro devido ao nome do ainda Arraial – Santo Antonio do Limoeiro. Posteriormente ela recebeu o nome de Desembargador Lemos para, só em 1927 ser oficialmente chamada Goianá, formando o Ramal Juiz de Fora.
A Estação de Goianá teve sua origem na E. F. Juiz de Fora-Piau em 1883, ano de sua inauguração. Em 1884 passou para o controle da E. F. Leopoldina. Na época de sua inauguração Goianá era um Arraial pertencente a Rio Novo e a Estação recebeu o nome de Limoeiro devido ao nome do ainda Arraial – Santo Antonio do Limoeiro. Posteriormente ela recebeu o nome de Desembargador Lemos para, só em 1927 ser oficialmente chamada Goianá, formando o Ramal Juiz de Fora.
O Ramal encerrou suas
atividades para o transporte de passageiros em 1972.
A Estação já não existe
mais. Foi demolida, restando poucos vestígios da ferrovia em Goianá.
MUSEU FERROVIÁRIO:
MUSEU FERROVIÁRIO:
Em minha visita à cidade tive a oportunidade de conhecer o Centro Cultural e Histórico de Goianá, que abriga também um espaço dedicado à memória ferroviária. Apesar de ser um pequeno "Museu Ferroviário", o espaço apresenta belíssimas peças, que podem ser vistas nas fotos apresentadas abaixo, únicas lembranças da passagem dos Trens da Leopoldina por lá. Quando visitei o Museu, estava sob os cuidados de Ana Cristina Fracetti.
A verdade é que deste antigo Ramal, além da
Estação de Juiz de Fora - que também virou um belíssimo Museu Ferroviário - apenas as Estações
de Rio Novo e Furtado de Campos ainda estão de pé.
Você pode conhecer um pouco mais sobre Goianá e as demais Estações do Ramal de Juiz de Fora lendo a matéria sobre a exposição fotográfica lá realizada em julho de 2012 acessando o link abaixo:
Você pode conhecer um pouco mais sobre Goianá e as demais Estações do Ramal de Juiz de Fora lendo a matéria sobre a exposição fotográfica lá realizada em julho de 2012 acessando o link abaixo:
Na seqüência abaixo,
peças do Museu Ferroviário que ocupa uma parte do Centro Cultural e Histórico
de Goianá.















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