sábado, 7 de janeiro de 2017

ESTAÇÃO ÁGUAS CLARAS - Única Estação de pé no antigo Ramal de São José do Vale do Rio Preto-RJ. Um belo exemplo da força de uma comunidade unida.


Matéria atualizada em 07 de fevereiro de 2024.

Acima, belíssima e inédita foto da Estação de Águas Claras enviada pelo amigo Amauri Telles de Menezes.

Abaixo, em ângulo aproximado, a Estação de Águas Claras em 2024.


Na sequência abaixo, fotos da bela Estação de Águas Claras em janeiro de 2024, onde passou a funcionar a Secretaria Municipal de Educação.






Como presente aos grandes sonhadores de Águas Claras, bairro de São José do Vale do Rio Preto-RJ, fiz esta composição fotográfica que com muito carinho para os amigos. 
(Click sobre a foto para ampliar)








O Trem em Águas Claras – Óleo sobre tela, de Rita Pacheco.
Junto à tela o poema abaixo, que retrata a chegada de Dom Pedro II.

A Águas Claras
Chega um trem
Vindo de um tempo distante
Claras visões
Do trem o Imperador
Calmo e sereno desce
A contemplar a bela visão
Águas Claras sem tempo
De pé está em festa
Repleta de memórias
Acolhendo com gratidão.


Acima e abaixo, "ontem & hoje" da Estação de Águas Claras.







Estação ÁGUAS CLARAS



Município: São José do Vale do Rio Preto - RJ
Ramal de São José do Vale do Rio Preto – Km 121 (1938)
Estação inaugurada em:  1° de novembro de 1886.
Estive no local em:  janeiro de 2017 e janeiro de 2024.
Uso atual: Secretaria Municipal de Educação.
Situação Atual – Ramal desativado e erradicado em 1947.



E. F. Príncipe do Grão Pará (1886-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1947)





Visitei a Estação de Águas Claras pela primeira vez em janeiro de 2017, quando apresentei esta matéria pela primeira vez.

Em maio de 2020 recebi com imensa alegria e emoção e-mail do amigo Amauri Telles de Menezes contendo verdadeiras preciosidades: belíssimas e inéditas fotos das Estações de Tristão Câmara, São José do Vale do Rio Preto e a de Águas Claras que abre esta matéria.

Em janeiro de 2024 recebi convite do grande amigo Dalmo Gonçalves Machado para conhecer de perto as maravilhosas obras do artista Célio Barroso na Exposição "Célio Barroso - 100 anos de Arte", que aconteceu entre os dias 21 e 27 em São José do Vale do Rio Preto, retornando mais uma vez à Estação de Águas Claras para novos e belos registros trazendo mais uma atualização de postagem.



A ESTAÇÃO:

A Estação de Águas Claras fazia parte do Ramal de São José do Rio Preto, que foi aberto em 1886 sendo o Ramal a parte final da linha principal de E. F. Grão Pará. Em 1890, esta ferrovia foi adquirida pela Leopoldina, que em 1900 construiu o trecho entre Areal e Entre Rios (Três Rios), passando o trecho Areal-São José do Rio Preto a ser um pequeno Ramal de 25 km. Devido à construção de uma represa na região, o Ramal foi fechado em 1947.

Por ter sido um dos primeiros trechos ferroviários a ser desativado no Brasil por ser a única Estação que sobrou de pé no antigo Ramal Ramal de São José do Rio Preto, Estação de Águas Claras é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores e mais importantes Patrimônios Históricos da cidade de São José do Vale do Rio Preto.


Antigos registros da Estação de Águas Claras já sem os trilhos.


MINHAS VISITAS:

Em minha primeira viagem no ano de 2017, visitei algumas Estações da Primeira Ferrovia do Brasil – a Estrada de Ferro Grão ParáAreal, Pedro do Rio, Itaipava, Nogueira, São José do Vale do Rio Preto (ponto final da primitiva ferrovia) e Águas Claras.
Foi extremamente gratificante encontrar a Estação Águas Claras ainda de pé graças ao exemplo de força e união de uma comunidade, que vencendo todos os obstáculos não só a manteve erguida como articularam uma belíssima e completa reforma da mesma. Sem dúvida, uma belíssima história que passo a contar:

Ao chegar à localidade, bairro de São José do Vale do Rio Preto, fui recebido por Valdnei, membro da Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras. Iniciava ali novas amizades e passava a conhecer a bela história da comunidade, de suas lutas, sonhos e realizações.
A conversa se desenvolvia e logo em seguida chegava Edmar - presidente da Associação.

Fomos então à Estação, que ainda estava ornamentada com objetos, banner's e fotos da Festa das Nações, que havia acontecido nos primeiros dias de janeiro.

Ali ouvi muitas histórias, a grande luta para a preservação do mais importante Patrimônio Histórico da comunidade.

Foi extremamente gratificante saber que outras pessoas "sonham o meu sonho". Lutam pelos mesmos ideais que defendo - a preservação de uma das mais importantes páginas da história de nosso país - a FERROVIA.


Ao retornar a Águas Claras em janeiro de 2024, encontrei a antiga Estação ainda em melhor estado de conservação, bela e muito bem cuidada, agora ocupada pela Secretaria Municipal de Educação e ainda à serviço da comunidade.

Vamos então às fotos que irão comprovar que vale a pena sonhar!


Abaixo, registros de minha primeira visita a Águas Claras em janeiro de 2017, quando a Estação ainda era usada para eventos da comunidade.





Na sequência abaixo, fotos do acervo da Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras.










Movidos pelo desejo maior de preservar sua história, a comunidade do Bairro de Águas Claras deu início ao movimento de reconstrução da Estação Ferroviária em parceira com o proprietário do prédio na época e a Prefeitura Municipal. O lema deste importante movimento foi e é o texto abaixo:

"Há quem associe o patrimônio histórico à coisa velha, ultrapassada, que atrapalha o desenvolvimento da cidade. Isso, em parte, vem de uma formação modernista, onde o passado precisa ir embora. Se possível, sem deixar memória, para que o progresso chegue”.

Nós não pensamos assim! Queremos preservar a nossa história, queremos ter memória, queremos a Estação viva para que as futuras gerações conheçam o que já fomos um dia e se inspire pra construir o nosso futuro, pois “Não existe Futuro sem Passado”. 


Abaixo, a seqüência fotográfica histórica da reconstrução da Estação Águas Claras.

 A grande enchente acontecida em de 2011 inundou todo o bairro de Águas Claras causando grandes prejuízos aos moradores.


 Em julho de 2014 teve início um grande movimento na comunidade para a preservação do mais importante Patrimônio Histórico de Águas Claras.


Em 09 de fevereiro de 2015 aconteceu o importante e decisivo protesto para a restauração da Estação.













Matéria do Jornal O Valeriopretano, publicada dia 12 de julho de 2014 comemorando início das obras na Estação de Águas Claras. 





















Após a conclusão das obras a bela Estação passou a ser utilizada para eventos culturais, espaço de convivência comunitária e demais encontros. Em 2024 estava sobre a administração do município, sendo ocupada pela Secretaria Municipal de Educação.









15 comentários:

Unknown disse...

Essa Estação é a menina dos nossos olhos. Obrigada pela linda matéria.

Unknown disse...

Parabéns a todos pelo belo trabalho minha esposa morro em Águas Claras a mais de 40 anos amo esse lugar onde o povo e unido amigos de todos parabéns

Marcio Sette Cardoso disse...

Muito legal!!!!

Unknown disse...

Há muito tempo leio e pesquiso histórias sobre a Fazenda Águas Claras.Tenho muito interesse e curiosidade de

Unknown disse...

Tenho muita vontade de cinhecer a fazenda.Meu trisavo era o Barão de Águas
Claras.

Edmara de Freitas disse...

Querido Amarildo, que alegria ver este registro em sua página. Sou moradora de Águas Claras desde que nasci, há 35 anos, e pude fazer parte desta história linda. Tenho muito orgulho do nosso bairro e das conquistas que fazemos juntos. Vc será sempre bem vindo aqui quando quiser voltar.

Amarildo Mayrink disse...

Também fiquei muito feliz, não só com seu comentário, como com a visita que fiz a esta dinâmica e unida comunidade.
O trabalho de vocês é realmente fantástico! Espero retornar em breve!

Anônimo disse...

Assim era Águas Claras, há 70 anos atrás. Hoje, ela é um lindo bairro com Escola Pública, Igreja Evangélica, Igreja Católica, Centro de Saúde, Praça e um bom comércio. Tudo mudou, e pra melhor.
Eliel Jose Dias

Anônimo disse...

Moro aqui em Águas Claras, bairro da minha infância há 48 anos! Tem história...
Rosilene Pitzer

Anônimo disse...

Sensacional esse resgate do nosso passado e da nossa história.
Isaias Gama

Anônimo disse...

Meu bairro, onde cresci e estudei. Amo!
Nelson Chaves

Anônimo disse...

Morei aí do lado da Estação no final da década de 50 com meus tios Manoel Custódio (Neneco) e Iméria. Não esqueço desta época, pois fui tratado como um filho num momento difícil na minha família. Curti muito os primos Celmo, Manuelino e Acácio.
Lembro da Venda no fundo da praça onde os mentirosos se reuniam para beber e contar vantagens!!!
Francisco Alves

Anônimo disse...

Que maravilha de registro!
Dilermando Alves

hugo disse...

Excelente documentário !! Parabéns à comunidade local pela luta pela preservação da estação. Quem sabe de repente aparece alguma coisa da Parada Napoleão...

Anônimo disse...

É verdade! A foça da nossa comunidade não deixou que acabassem com nosso único Patrimônio Ferroviário Histórico de nosso bairro, onde hoje funciona a Secretária de Educação e Cultura da Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto.
Ivanilde Zimbrão da Silva