Acima, belíssimo registro de Alex Rossi onde vemos a ainda bela Estação de Morro Grande e o antigo leito ferroviário em 2017.
Abaixo, outro belíssimo registro onde vemos a Estação de Morro Grande ainda em atividade, do acervo de Edson Honorato.
Estação MORRO GRANDE
HISTÓRICO DA LINHA:
O Ramal Sul do Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina teve sua origem na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha construída na região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do Espírito Santo, e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina em 1908. A Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado, e para Rive, do outro, bifurcando na Estação de Matosinhos (Coutinho). Estes trechos estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais, na linha do Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco anos, abrindo o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto final, em 1913. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26 de outubro de 1972. O outro trecho, Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua erradicação, em 05 de novembro de 1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até próximo à Estação de Coutinho, para transportar mármore e granito das diversas serrarias dessas pedras que existem na região.
A ESTAÇÃO:
Partindo de Cachoeiro de Itapemirim pelo Ramal Sul do Espírito Santo, a primeira parada era a Estação de Morro Grande. Apesar da erradicação do Ramal no começo dos anos 1970, os trilhos foram mantidos entre Cachoeiro e até próximo à Estação de Coutinho, sendo usados para o transporte de mármore e granito das diversas empresas de lapidação dessas pedras que existiam ao longo dos trilhos.
Em 2005, o trecho inicial do Ramal
ainda estava operante. Aliás, houve um período em que a Estação de Morro Grande
teve uma importância muito maior do que no passado, pois foi incorporada em
1995 à variante que fez a ferrovia passar por fora da cidade de Cachoeiro de
Itapemirim sendo seu principal pátio principal ferroviário, mas a Estação mantinha
o seu nome original. Mas em 2007, a Estação foi desativada, não servindo mais à
FCA e o Pátio vendido às empresas da Região.
Da Silva Junior visitou a Estação de Morro Grande em duas oportunidades: 2020 e 2021, trazendo as fotos aqui apresentadas, além das demais fotos dos amigos da página que enriquecem esta matéria.




















Nenhum comentário:
Postar um comentário