sexta-feira, 4 de maio de 2012

ESTAÇÃO FURTADO DE CAMPOS - Importante Estação na Linha de Caratinga. Um dia ela já foi o ponto de partida do Ramal de Juiz de Fora.

Matéria atualizada em 01 de outubro de 2024.


Em mais um belíssimo registro fotográfico do acervo do IPHAN, a Estação de Furtado de Campos nos primeiros tempos da ferrovia, quando ainda era construída em madeira, tendo apenas as paredes das cabeceiras construídas em alvenaria. Observem os detalhes da Casa do Chefe da Estação ao lado da mesma.

Abaixo, a Estação em setembro de 2024 num ângulo mais próximo da foto acima, onde procurei destacar a Casa do Chefe da Estação, que ainda guarda suas características originais. Entre ela e a Estação foi construído um pequeno prédio, fato já observado desde minha primeira visita.


Importante registro das primeiras obras de urbanização no entorno da Estação após a retirada dos trilhos. Entre a Estação e a Casa do Chefe da mesma ainda não existia o pequeno prédio, ainda sendo possível ver o dístico.



Um dos poucos registros fotográficos do Trem em Furtado de Campos. 


Na sequência abaixo, registros da Estação de Furtado de Campos em minha última visita, em setembro de 2024.







Nas cinco fotos abaixo, Furtado de Campos em 1987, uma valiosa contribuição de Manoel Monachesi. 







Outro belo registro: o Trem estacionado ao lado da plataforma da Estação de Furtado de Campos. 


Abaixo, o belo "Cartão de Visitas" para quem chega a Furtado de Campos vindo de Rio Novo.







Estação FURTADO DE CAMPOS




De Furtado de Campos para o Ramal de Juiz de Fora



Município: Rio Novo.
Ramal: Linha de Caratinga – Km 239,136 (1960).
Altitude: 422m.
Estação inaugurada em: 15 de junho de 1883.
Estive no local em: abril de 2012, julho de 2018 e setembro de 2024.
Uso atual: Em 2012 funcionava nela um Posto de Saúde Comunitário. Em 2024, identifiquei apenas uma Biblioteca.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

Cia. União Mineira (1879-1884)
Cia. E. F. Leopoldina/Leopoldina Railway (1884-1950)
E. F. Leopoldina (1950-1975)
RFFSA (1975-1994)





A ESTAÇÃO:

A Estação de Furtado de Campos foi inaugurada pela antiga Cia União Mineira em 1883. Com a criação do Ramal de Juiz de Fora que partia dali, ganhou em importância tornando-se uma das mais movimentadas Estações da região.

Após a desativação do ramal no ano de 1980, Furtado de Campos perdeu todo o movimento trazido pela ferrovia e por sediar o início de um importante Ramal, tornando-se uma tranquila comunidade da zona rural do município de Rio Novo.


VISITAS:

Visitei a Estação de Furtado de Campos três vezes: em 2012; em 2018 e em 2024, quando recebi dos amigos do IPHAN o belíssimo registro dos primeiros tempos da ferrovia - foto em que realizei o trabalho de restauração - que me obrigou a um feliz retorno para novos registros e belas surpresas. Oportunidade de observar que a Casa do Chefe da Estação continua lá, praticamente intacta, conservando suas características originais. 

Até receber a foto do IPHAN, nunca imaginei que a Estação original teria sido construída em madeira, tendo apenas as paredes das cabeceiras em alvenaria.

Outra bela surpresa em 2024 foi encontrar alguns prédios e ruas da comunidade ornamentados com belas pinturas e peças de artesanato. Na verdade, quem chega em Furtado de Campos vindo de Rio Novo é recebido por uma bela Tela exposta no antigo Triângulo de Manobras orientando os caminhos, seja para Furtado de Campos logo à frente ou para São João Nepomuceno, por estrada rural que também aproveitou a maior parte do antigo leito ferroviário.

Próximo à Estação, encontramos também a bela Casa de um artesão local, provavelmente responsável pelas ornamentações em pinturas e outras obras de arte que poderão ser vistas nas fotos abaixo.

O que dizer: VALEU O RETORNO! 











HISTÓRIAS:

Em minha primeira visita a Furtado de Campos, encontrei-me com o Sr. Edson Nogueira Silva, ferroviário aposentado e morador da localidade que contou longas e belas histórias. Levou-me à antiga Casa de Turma, situada no meio do antigo Triângulo onde a locomotiva do Ramal Furtado de Campos - Juiz de Fora fazia a inversão para retornar àquele município.

Hoje, o que restou da história da ferrovia no local é justamente o prédio da bela Estação - onde em minha primeira visita funcionava um Posto de Saúde Comunitário em parte dela - o prédio da Casa de Turma, um rodeiro (truque) completo e uma velha chave de linha usada para realizar o desvio nos trilhos.

E pensar o quanto este distrito de Rio Novo e todas as cidades e distritos à beira da antiga ferrovia poderiam se beneficiar com o retorno dos Trens, já que o antigo leito ferroviário ainda está em sua grande parte preservado como estrada rural.

Em minha primeira visita, cheguei a Furtado de Campos vindo de São João Nepomuceno, retornando à cidade de Bicas pelo município de Rio Novo, destacando que todo o trajeto foi por estrada rural baseada sobre o antigo leito da ferrovia em quase toda a sua extensão.


Em Rio Novo, além da antiga Estação Ferroviária local, encontrei também uma belíssima pintura em muro de rua, que os leitores poderão ver na matéria sobre aquela cidade.



Abaixo, abril de 2012: Um bate-papo agradável com o Sr. Edson Nogueira Silva, ferroviário aposentado que me apresentou detalhes da Estação, dos demais prédios ferroviários e do Triângulo, trazendo também belíssimas histórias da ferrovia na região.



Detalhes do traçado da ferrovia em Furtado de Campos.


Na sequência abaixo, mais registros da Estação de Furtado de Campos em minha última visita, em setembro de 2024.









Abaixo, a rua entre as casas no centro da foto é a saída por estrada rural em direção à Parada Tupi e à Estação de Guarani. O antigo leito ferroviário seguia pela direita na foto. Vale destacar que aí também a antigo leito ferroviário foi praticamente todo aproveitado como estrada rural.  



Abaixo, a antiga Casa de Turma servindo como moradia, tendo um belo rodeiro ornamentando sua entrada.





Nas fotos abaixo, registros de minha segunda visita, em julho de 2018.
















Na seqüência abaixo, a entrada de Furtado de Campos vindo de Juiz de Fora por Rio Novo e detalhes de um antigo rodeiro (truque) - na época em estado de abandono - localizado na entrada da antiga Casa de Turma - fotos de abril de 2012.







Em minha segunda visita a Furtado de Campos em julho de 2018 encontrei o rodeiro (truque) localizado na entrada da antiga Casa de Turma no triângulo, bem cuidado, já sobre trilhos e dormentes, estando a antiga Casa de Turma também em melhor estado de conservação.








Abaixo, mais alguns registros feitos em minha primeira visita, em abril de 2012.







  

Acima, em 2012, a primeira porta à esquerda dava acesso ao Posto Comunitário de Saúde.


Abaixo, detalhes da plataforma externa da Estação em 2012. Dela partia o Trem para Juiz de Fora.


O antigo Triângulo de Manobras - seguindo à esquerda, São João Nepomuceno. À direita, Rio Novo, vendo-se ao fundo, o telhado da antiga Casa de Turma em 2012.




Nas fotos abaixo, detalhes da Casa de Turma localizada bem no centro do Triângulo de manobras. Além delas, mais alguns registros feitos em minha primeira visita em 2012.










6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia estou pesquisando sobre a pessoa de Antônio Furtado de Campos. Se o Senhor puder entrar em contato comigo. Irenefasmedina@hotmail.com. obrigada.

Anônimo disse...

Quantas saudades do Expresso da Leopoldina Barão de Mauá (Rio) x Ponte Nova, que embarcava nas férias escolares com minha mãe e irmãos para visitar meu pai.
Chegava até ali naquele local nos CARROS DE PRAÇA do Arlindo, Argimiro ou Tatão Gabino.
Doces lembranças da movimentada Furtado de Campos.
José Maria Ribeiro de Castro

Anônimo disse...

Meus antepassados viveram em uma fazenda aí antes da ferrovia:
Avô
Manoel de Almeida Pontes, portugues de Castro D'aire e Georgeta Rodrigues Torres, onde nasceu em 1887.
Filha do Portugues Manoel Rodrigues de Oliveira Torres e Emilia Augusta da Silveira também nascida em 1863 onde hoje é Furtado de Campos, era filha de José Faustino da Silveira. Açoriano casado com Rita (Araujo) Massena nascida em Barbacena, proprietários da fazenda desde 1860. Eram também sogros de Francisco Daniel Sarmento, da fábrica de tecidos em São João Nepomuceno também fazendeiro onde é a Estação Tupi.
Geraldo Pontes de Araújo

Anônimo disse...

Antônio Furtado de Campos foi grande investidor em Silverania e Rio Pomba. Era diretor da E. F. Leopoldina. Geraldo Pontes Araújo.

Anônimo disse...

Que maravilha amigo! Parabéns pelo seu trabalho, fiquei emocionado!!!
Wiliam Lopes

Anônimo disse...

Nossa! Tinha no alto de um morro uma igrejinha e uma estação muito movimentada na época, tinha também uma pastelaria muito boa.
José Maria