sexta-feira, 4 de maio de 2012

ESTAÇÃO FURTADO DE CAMPOS - Estação onde existia o Triângulo para o Ramal Juiz de Fora.










Estação Furtado de Campos
Estive no local em: abril de 2012
Inaugurada em: 15 de junho de 1886
Ramal: Linha de Caratinga – Km 239,136 (1960)
Altitude – 422m

Situação Atual – Posto de Saúde Comunitário.













A Estação de Furtado de Campos foi inaugurada pela antiga União Mineira em 1883. Após a desativação do ramal no início dos anos 80, Furtado de Campos tornou-se mais uma comunidade esquecida. 
Em Furtado de Campos, encontrei-me com o Sr. Edson Nogueira Silva, ferroviário aposentado e morador da localidade que contou longas histórias. Levou-me à antiga casa de turma, que se situava no meio do antigo Triângulo, onde a locomotiva do ramal Furtado de Campos - Juiz de Fora fazia a inversão para retornar àquele município. Hoje, o que restou da história da ferrovia no local é justamente o prédio da bela estação, onde em parte dela funciona o Posto de Saúde Comunitário, o prédio da casa de turma que necessita de reformas, um rodeiro (truque) completo e uma velha chave de linha usada para realizar o desvio nos trilhos. 
Distrito de Rio Novo, a comunidade aguarda sempre por maior atenção da administração daquela cidade.
E pensar o quanto este, e todas as cidades e distritos à beira da antiga ferrovia poderiam explorar o turismo e se beneficiar com o retorno dos trens, já que o antigo leito da ferrovia está totalmente preservado.
Retornei a Bicas pelo Município de Rio Novo em boa estrada rural também baseada sobre o antigo leito da ferrovia. Em Rio Novo, encontrei a antiga estação ferroviária e uma belíssima pintura em muro de rua, mas isso vocês verão na próxima postagem.

Fotos: Amarildo Mayrink - Abril de 2012.



Nesta foto, acompanhado do Sr. Édson Nogueira Silva, ferroviário aposentado que nos trouxe belíssimas histórias da ferrovia na região.




Entrada de Furtado de Campos para quem vinha do Ramal Juiz de Fora, por Rio Novo.





Detalhes de um antigo rodeiro (truque), localizado na entrada da Casa de Turma.








  

Acima, alguns registros da Praça da Estação.



A primeira porta à esquerda dá acesso ao Posto Comunitário de Saúde.



Detalhes da plataforma da Estação.



O Triângulo - seguindo à esquerda, São João Nepomuceno. À direita, Rio Novo, vendo-se ao fundo, o telhado da antiga Casa de Turma.



Casa de Turma, localizada bem no centro do Triângulo de manobras.


Casa de Turma.










Nenhum comentário:

Postar um comentário