Matéria atualizada em 01 de outubro de 2024.
Importante registro das primeiras obras de urbanização no entorno da Estação após a retirada dos trilhos. Entre a Estação e a Casa do Chefe da mesma ainda não existia o pequeno prédio, ainda sendo possível ver o dístico.

Um dos poucos registros fotográficos do Trem em Furtado de Campos.
Na sequência abaixo, registros da Estação de Furtado de Campos em minha última visita, em setembro de 2024.
Cia. E. F. Leopoldina/Leopoldina Railway (1884-1950)
RFFSA (1975-1994)
A ESTAÇÃO:
A Estação de Furtado de Campos foi inaugurada pela
antiga Cia União Mineira em 1883. Com a criação do Ramal de Juiz de Fora que
partia dali, ganhou em importância tornando-se uma das mais movimentadas Estações
da região.
Após a desativação
do ramal no ano de 1980, Furtado de Campos perdeu todo o movimento trazido pela
ferrovia e por sediar o início de um importante Ramal, tornando-se uma tranquila
comunidade da zona rural do município de Rio Novo.
VISITAS:
Visitei a Estação de Furtado de Campos três vezes: em 2012; em 2018 e em 2024, quando recebi dos amigos do IPHAN o belíssimo registro dos primeiros tempos da ferrovia - foto em que realizei o trabalho de restauração - que me obrigou a um feliz retorno para novos registros e belas surpresas. Oportunidade de observar que a Casa do Chefe da Estação continua lá, praticamente intacta, conservando suas características originais.
Até receber a foto do IPHAN, nunca imaginei que a Estação original teria sido construída em madeira, tendo apenas as paredes das cabeceiras em alvenaria.
Outra bela surpresa em 2024 foi encontrar alguns prédios e ruas da comunidade ornamentados com belas pinturas e peças de artesanato. Na verdade, quem chega em Furtado de Campos vindo de Rio Novo é recebido por uma bela Tela exposta no antigo Triângulo de Manobras orientando os caminhos, seja para Furtado de Campos logo à frente ou para São João Nepomuceno, por estrada rural que também aproveitou a maior parte do antigo leito ferroviário.
Próximo à Estação, encontramos também a bela Casa de um artesão local, provavelmente responsável pelas ornamentações em pinturas e outras obras de arte que poderão ser vistas nas fotos abaixo.
O que dizer: VALEU O RETORNO!
HISTÓRIAS:
Em minha primeira visita a Furtado
de Campos, encontrei-me com o Sr. Edson Nogueira Silva, ferroviário aposentado
e morador da localidade que contou longas e belas histórias. Levou-me à antiga Casa de Turma, situada no meio do
antigo Triângulo onde a locomotiva do Ramal Furtado de Campos - Juiz de Fora
fazia a inversão para retornar àquele município.
Hoje, o que
restou da história da ferrovia no local é justamente o prédio da bela Estação -
onde em minha primeira visita funcionava um Posto de Saúde
Comunitário em parte dela - o prédio da Casa de Turma, um rodeiro (truque)
completo e uma velha chave de linha usada para realizar o desvio nos trilhos.
E pensar o
quanto este distrito de Rio Novo e todas as cidades e distritos à beira da
antiga ferrovia poderiam se beneficiar com o retorno dos Trens, já que o antigo
leito ferroviário ainda está em sua grande parte preservado como estrada rural.
Em minha
primeira visita, cheguei a Furtado de Campos vindo de São João Nepomuceno, retornando
à cidade de Bicas pelo município de Rio Novo, destacando que todo o trajeto foi
por estrada rural baseada sobre o antigo leito da ferrovia em quase toda a sua extensão.
Em Rio Novo, além da antiga Estação Ferroviária local, encontrei também uma belíssima pintura em muro de
rua, que os leitores poderão ver na matéria sobre aquela cidade.
6 comentários:
Bom dia estou pesquisando sobre a pessoa de Antônio Furtado de Campos. Se o Senhor puder entrar em contato comigo. Irenefasmedina@hotmail.com. obrigada.
Quantas saudades do Expresso da Leopoldina Barão de Mauá (Rio) x Ponte Nova, que embarcava nas férias escolares com minha mãe e irmãos para visitar meu pai.
Chegava até ali naquele local nos CARROS DE PRAÇA do Arlindo, Argimiro ou Tatão Gabino.
Doces lembranças da movimentada Furtado de Campos.
José Maria Ribeiro de Castro
Meus antepassados viveram em uma fazenda aí antes da ferrovia:
Avô
Manoel de Almeida Pontes, portugues de Castro D'aire e Georgeta Rodrigues Torres, onde nasceu em 1887.
Filha do Portugues Manoel Rodrigues de Oliveira Torres e Emilia Augusta da Silveira também nascida em 1863 onde hoje é Furtado de Campos, era filha de José Faustino da Silveira. Açoriano casado com Rita (Araujo) Massena nascida em Barbacena, proprietários da fazenda desde 1860. Eram também sogros de Francisco Daniel Sarmento, da fábrica de tecidos em São João Nepomuceno também fazendeiro onde é a Estação Tupi.
Geraldo Pontes de Araújo
Antônio Furtado de Campos foi grande investidor em Silverania e Rio Pomba. Era diretor da E. F. Leopoldina. Geraldo Pontes Araújo.
Que maravilha amigo! Parabéns pelo seu trabalho, fiquei emocionado!!!
Wiliam Lopes
Nossa! Tinha no alto de um morro uma igrejinha e uma estação muito movimentada na época, tinha também uma pastelaria muito boa.
José Maria
Postar um comentário