Detalhes da fachada após a completa e belíssima restauração, comprovando a importância de se valorizar o Patrimônio Histórico - foto: Vitor Jubini. Simplesmente sensacional!!
Um comparativo “antes” e “depois”. Acima, a Estação totalmente restaurada em 2024 - foto: Vitor Jubini.
Abaixo, a mesma Estação em 2017 - foto: Da Silva Jr.
Nas duas belíssimas fotos de Vitor Jubini, detalhes da imponente fachada da Estação de Argolas, ponto final da Linha do Litoral no Espírito Santo. A Estação renasce após anos de completo abandono.
Detalhes da belíssima fachada: mais um comparativo “antes e depois” da restauração para comprovar a importância de se valorizar o Patrimônio Histórico.
Mais um “antes e depois” da restauração. E a História está preservada.
O histórico e belo relógio da Estação também foi restaurado.
A história da Estação final da Linha do Litoral teve início com a
primeira Estação inaugurada em 16 de julho de 1895, na verdade um grande galpão
feito em madeira. Era chamada “Central”, mas também ficou conhecida como “Victória”.
Sobre essa primeira Estação,
trazemos os dois belíssimos registros fotográficos apresentados acima, valiosa contribuição dos
amigos do IPHAN.
Em 1937 foi então construída uma
nova Estação – a atual - no bairro de
Argolas, em Vila Velha, que acabou recebendo o nome do próprio bairro.
Estação ARGOLAS-ES
Antiga CENTRAL e VICTÓRIA
Município: Vila Velha-ES
Linha Do Litoral - Km 638,311 (1960)
Altitude: 2 m
1° Estação inaugurada em: 16 de julho de 1895.
2° e atual Estação inaugurada em: 1937.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos atuais de Vitor Jubini. Fotos anteriores à restauração, do amigo Da Silva Jr. que visitou a Estação em 2017.
Uso atual: Restaurada, transformada em Centro Pedagógico e Cultural.
Situação Atual – Trafego suspenso. Com trilhos.
E. F. Sul E. Santo (1895-1907)
E. F. Leopoldina (1907-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO
DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”
A
ESTAÇÃO:
O amigo Da Silva Jr. visitou a
Estação de Argolas em 2017, quando fez as fotos aqui apresentadas. Segue seu
relato...
“Antigamente
chamada de Central - ou de Victória, devido a Região que compreende os Bairros
Argolas, Pau e Santo Torquato - até 1917 pertencia a Ilha de Vitória. Ligava o
ES ao RJ pela Estrada de Ferro
Leopoldina - Linha do Litoral na época da RFFSA. A Estação fica localizada no
Bairro de Argolas, Município de Vila Velha. Aí começava a Linha que percorre as
montanhas capixabas descendo pelo interior sul do ES - chamada de saída do
corredor sul pela FCA. A Estação de Vitória foi inaugurada em 1895 como um prédio
de madeira no bairro das Argolas, que por sua vez fica no município vizinho de
Vila Velha - apesar de ter o nome da Capital - pela E. F. Sul do Espírito
Santo. Na inauguração e durante alguns anos, a Estação se chamou Central. Mais
tarde, foi incorporada à linha do litoral da E. F. Leopoldina, ligada ao Rio de
Janeiro e Niterói. O prédio atual não é o original! Parece ter sido construído
e inaugurado em 1935. Em 1933, o povo queixava-se muito das condições da antiga
Estação: ‘Uma estação em madeira, uma espécie de barracão, sem o menor conforto
para os passageiros e muito menos para o público que teria que esperar ali
qualquer viajante que chegava’ (A Noite, 1933). A sua plataforma fica hoje
escondida atrás do muro que separa a Estação dos trilhos da E. F. Vitória-Minas.
Ficou abandonada até 2023, mas em 2024 foi restaurada pela Prefeitura de Vila
Velha.”
A GRANDE E BELA RESTAURAÇÃO:
A completa restauração da Estação Leopoldina de Argolas, em Vila Velha, foi inaugurada em julho de 2024 sendo entregue à população como um
novo centro pedagógico e cultural. Após 20 anos fechada, a antiga Estação foi
finalmente restaurada, obra realizada entre o Instituto do Patrimônio Histórico
e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura de Vila Velha. A antiga Estação
abrigará uma área cultural voltada para exposições temporárias, além de um
espaço dedicado à história ferroviária no município. O projeto prevê também o
oferecimento de atividades extracurriculares para estudantes do ensino
fundamental.
Em dezembro de 2017, Da Silva Jr visitou a Estação de Argolas
para uma completa e detalhada seção fotográfica. Nada passou despercebido:
Fachada da Estação; salão de espera; área de embarque/desembarque; pátio de
manobras; enfim... todos os detalhes de um prédio de valor histórico
incalculável que estava completamente abandonado.
Na sequência abaixo, detalhes da área de embarque/desembarque da Estação abandonada. Como estava antes da bela restauração realizada em 2024.
Na sequência abaixo, detalhes do pátio de manobras com vagões em completo abandono. São registros para lembrarmos de que isso não pode voltar a acontecer. Que a partir de agora este importante Patrimônio Histórico seja mantido e preservado.
2 comentários:
Finalmente restauraram a antiga Estação.
Guilherme Moreira Silva
Patrimônio salvo!!!
Marcio Cardoso
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