Acima, a Parada Salesianos em antigo e belo registro de José Sergio Xavier Aride.
Acima, a Parada Salesianos ainda em perfeitas condições, mas o Trem já havia parado de circular, por Marcos Farias.
Abaixo, a Parada em 2022 em foto no mesmo ângulo, por Paulo Neiva Pinheiro. Da cobertura só restaram escombros.
Abaixo, a Parada em 2022 em foto no mesmo ângulo, por Paulo Neiva Pinheiro. Aqui os alunos do colégio Salesianos pegavam o trem.
Abaixo, da cobertura só restaram os escombros.
Abaixo, em 2020 a cobertura já estava se deteriorando. Registro de Da Silva Junior.
Abaixo, Da Silva Junior e a Parada Salesianos em 2020.
Abaixo, Paulo Neiva Pinheiro e o que sobrou da Parada Salesianos em 2022.
Estação SALESAIANOS
Município: Vargem Alta-ES
Linha Do Litoral - Km 511,390 (1960)
Altitude: 529 m
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.
Uso atual: Em 2020 o telhado da cobertura ainda existia. Em 2022 já não existia mais, restando apenas as colunas e a plataforma.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.
E. F. Leopoldina ( ? -1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”
A ESTAÇÃO:
Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições de Paulo Neiva Pinheiro e de Da Silva Junior, chegamos à Parada Salesianos.
Da Silva Junior esteve na Parada Salesianos em 2020 e traz seu relato...
“A Parada de Salesianos fica a 2,5 km da Estação
de Jaciguá. Na época do transporte de passageiros era utilizada pelos alunos
que estudavam no colégio de padres Salesianos que existe em Jaciguá, daí a
razão do nome.”
Paulo Neiva Pinheiro esteve na Parada Salesianos em 2022 e traz seu relato...
“Localizada a 2,5 km da Estação de Jaciguá, a Parada de Salesianos recebeu este nome pelo fato de ter sido criada para atender aos alunos que estudavam no colégio de padres Salesianos que existe em Jaciguá. Quando visitei a Parada em 2022, estava em péssimo estado de conservação. O telhado ruiu, restando somente suas colunas de sustentação. As telhas francesas e as madeiras estavam jogadas sob a plataforma, uma lástima.”
Esse "pedaço" da letra "N" de SalesiaNos foi para o museu particular de Paulo Neiva.
Na sequência abaixo, a Parada Salesianos em registros de Da Silva Junior feitos em 2020.
Na sequência abaixo, o que sobrou da Parada Salesianos em registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário