sexta-feira, 13 de junho de 2025

Estação PARADA MARMORECAL - Usada para embarque de Mármore e Granito.

Acima, a rampa da Parada Marmorecal, onde eram descidas as pedras de granito para os vagões. A linha passava logo abaixo da rampa.

Logo abaixo desta rampa, também embarcavam pessoas! O amigo Dionísio, morador local e guia de Paulo Neiva nessa localidade, disse ter feito muitas viagens.


Abaixo, a rampa vista da Linha totalmente tomada pelo mato em 2022. Foto de Paulo Neiva.


Acima e abaixo, a Parada Ferroviária Marmorecal. Imagens de 1992, printadas do Vídeo do canal do Youtube "Amigos de Ferrovias".

Elevação rochosa próxima à Parada.Teria sido daqui que retiravam as pedras brutas de Granito?


Era por essa rampa que desciam para os vagões estacionados na Linha mais abaixo, as pedras brutas de granito e mármore para importação no Porto de Vitória.




parada-salesianos


Parada MARMORECAL


parada-coronel-benjamim



Município: Vargem Alta-ES

Linha Do Litoral - Km 507,184 (1960)

Altitude: 450 m

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.

Uso atual: Abandonada e coberta pelo mato.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos. 


E. F. Leopoldina ( ? -1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)






HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições de Paulo Neiva Pinheiro e de Da Silva Junior, chegamos à Parada Marmorecal.

Paulo Neiva Pinheiro esteve na Parada Salesianos em 2022 e traz seu relato...

“A Parada Ferroviária Marmorecal era usada para embarque não só de pessoas, mas também de pedras de granito de uma pedreira que havia na localidade. Dizem que este foi o primeiro local no Estado do ES a importar as pedras brutas de granito para o exterior. A plataforma tinha uma parte mais alta, onde as pedras brutas eram empurradas para dentro dos vagões dos Trens da Leopoldina. A Parada está bastante coberta de mato e fica atrás de uma marmoraria. Seu acesso é um pouco dificultoso pela quantidade de mato existente. Consegui achar a Parada com a ajuda de um morador local que muito me auxiliou, me levando ao local exato - Sr. Dionísio. Não se tem a data da construção dessa Parada Ferroviária, mas ela está descrita no livro Guia Geral das Estradas de 1960. No Livro Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 podemos ver ela listada no KM 507.184.” 


Da Silva Junior esteve na Parada Marmorecal em 2020 e traz seu relato...

“A PE 504 - Parada Marmorecal, era usada para transporte de mármores e granitos, sendo essa Parada localizada no primeiro ponto de extração de Mármores e Granitos para exportação para fora do País. Infelizmente ela está em ruínas, esquecida. Mas é lembrada por todos nós que amamos a História Ferroviária. Não temos a data exata de sua Fundação, mas sabemos que foi no ano de 1944, pois ela é da época da Leopoldina Railway Company. A Parada Marmorecal fica a 450 mts de altura em relação ao nível do Mar.”


Acima e abaixo, o local de descida das pedras brutas.


Na sequência abaixo, a estrutura de concreto da rampa de descida das pedras brutas de granito.






Paredão de pedra construído pela Leopoldina Railway. Conclusão tirada pelo acabamento feito nas pedras. Era típico da empresa fazer este rejuntamento com argamassa entre uma pedra e outra. Foto Da Silva Júnior - Ano desconhecido.


Um comentário:

Anônimo disse...

Um matagal da poxa! Kkkk Achar isso aí foi super complicado! Me lembro até hoje se não fosse o Sr. Dionísio, morador local, eu não tinha achado não! O mato tomou conta de tudo!!!
Paulo Neiva Pinheiro