quarta-feira, 23 de março de 2022

Estação ESTRELA DALVA - Prédio de arquitetura belíssima, hoje sede da Prefeitura da cidade.

 



Com a belíssima foto da Estação de Estrela Dalva acima, do acervo de Carlos Eduardo Queiroz, trazemos mais um “ontem & hoje”.





Na sequência abaixo, registros que realizei em minha visita a Estrela Dalva em março de 2022.









 Belo registro da Estação aparentemente ainda em atividade. Foto da página da Prefeitura de Estrela Dalva no facebook.



 Acima, a Estação em 1956 e os Trens em frente a ela. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXV, IBGE, 1957. 





caiapo

 

Estação ESTRELA DALVA

Antiga São Sebastião

 

volta-grande

 

  

Ramal de Pirapetinga: Km 279,624 (1960).

Altitude: 186m.

Estação inaugurada em: 1880.

Estive no local em: 20 de março de 2022.

Uso atual: Sede da Prefeitura Municipal (2022). 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Pirapetinga (1874-1883)

E. F. Leopoldina (1883-1964)







HISTÓRICO:

Segundo cita Ralph Mennucci Giesbrecht em sua página www.estacoesferroviarias.com.br ...“Em 1876, foi dada a concessão para o Major Antonio Alves Pereira da Silva construir uma ferrovia ligando a estação de Volta Grande a Santana de Pirapetinga. Em 1879 foi aberto o primeiro trecho e no ano seguinte a estrada chegou a Pirapetinga. O Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, dá como data de sua inauguração 08 de outubro de 1874, que é certamente equivocada."

A estação de Estrela Dalva teria sido inaugurada em 1880 sob o nome São Sebastião fazendo parte do Ramal de Pirapetinga, que a Leopoldina incorporou em 1883

Na década de 1940, seu nome foi alterado para Estrela Dalva. Em 12 de agosto de 1964, o ramal foi erradicado e a estação fechada definitivamente. 


A ESTAÇÃO:

Na manhã de 20 de março de 2022, resolvi retomar minhas visitas às estações da Estrada de Ferro Leopoldina, partindo em direção à Pirapetinga para conhecer de perto as antigas estações do Ramal.

Trago hoje registros da gratificante visita a cidade de Estrela Dalva e de sua belíssima estação, hoje sede da Prefeitura da cidade, estação que com certeza deveria ser destaque no antigo Ramal de Pirapetinga por sua belíssima arquitetura.

A antiga estação compõe um cenário belíssimo com a muito bem cuidada e arborizada Praça da Matriz, num ambiente bastante agradável.

O prédio da antiga estação está muito bem cuidado, preservado e belo, cabendo apenas uma observação: na última reforma e pintura da edificação, deixaram o "dístico" de identificação da estação em branco. Fica aqui uma sugestão aos gestores daquela cidade para que pintem novamente o nome “Estrela Dalva” no local destinado à sua identificação. Tenho certeza que valorizará o Patrimônio Histórico e ficará ainda mais bela!


Um belo portal recebe os visitantes na entrada da cidade. 


Acima, a antiga Estação já sem os trilhos. Foto da página da Prefeitura de Estrela Dalva no facebook.


Abaixo, novos registros que realizei em minha visita a Estrela Dalva em março de 2022.













A belíssima e arborizada Praça da Matriz em frente à Estação. Ambiente extremamente agradável.






2 comentários:

Anônimo disse...

Belíssima edificação! Fico feliz quando vejo prédios históricos come este sendo preservados! Fico imaginando se todas essas antigas linhas ferroviárias ainda estivessem ativas... seriam passeios maravilhosos de se fazer!

Trem de Estrela Dalva disse...

Parabéns Sr. Amarildo.
Algumas trilhas desativadas em várias partes do País, hoje são percursos turísticos.
Quem sabe um dia, algum desses trechos poderão funcionar turisticamente?
Paulo Marcelo Ribeiro de Araújo de Estrela Dalva, mg.