domingo, 27 de fevereiro de 2022

ESTAÇÃO CAIAPÓ - E chegamos ao "Ramal de Pirapetinga" trazendo a segunda estação do ramal.

Matéria atualizada em 31 de março de 2022.

 

"Ontem & hoje" da Estação de Caiapó. Acima, belíssimo registro dos tempos da ferrovia, do acervo de Tarcísio Ruback postado na página “Caiapó, Minas Gerais, Brasil”.
Abaixo, foto que realizei em março de 2022.



A antiga Estação e o antigo leito da ferrovia neste belíssimo registro de Mariana Rocha postado na página “Caiapó, Minas Gerais, Brasil”. Hoje o prédio é sede da Associação de Moradores de Caiapó. 


 Acima, destaque para dístico da antiga estação visto por quem chega a Caiapó vindo de Estrela Dalva. Se observarmos com mais atenção é possível perceber os dois antigos nomes da estação: Santa Clara e Doutor Astolfo, além de Caiapó. 


Abaixo, sequência de fotos que realizei em minha visita, em março de 2022. 







 Placa artesanal no trevo da BR-393 sinalizando a entrada da comunidade de Caiapó.





parada-doutor-junqueira

 


Estação CAIAPÓ

Antiga Santa Clara e Doutor Astolfo

 


estrela-dalva



 


Município: Pirapetinga

Ramal de Pirapetinga: Km 287,964 (1960).

Altitude: 198m.

Estação inaugurada em: 29 de janeiro de 1880.

Estive no local em: 20 de março de 2022.

Uso atual: Associação de Moradores da Caiapó e uma Padaria. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Pirapetinga (1880-1883)

E. F. Leopoldina (1883-1964)









Após longo período sem realizar minhas viagens pelos caminhos da Estrada de Ferro Leopoldina, percorri no dia 20 de março de 2022 o antigo Ramal de Pirapetingaoportunidade de visitar as estações do Ramal e outras que já havia visitado em outros tempos, trazendo novos registros dEstação Caiapó para se somarem às belas fotos gentilmente cedidas pelos amigos da página do facebook “Caiapó, Minas Gerais, Brasil” que já ilustravam esta matéria.  


HISTÓRICO DA LINHA:

Conforme sita Ralph Mennucci Giesbrecht em sua página http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_1/caiapo.htm ...

"Em 1876, foi dada a concessão para o Major Antonio Alves Pereira da Silva construir uma ferrovia ligando a estação de Volta Grande a Santana de Pirapetinga. O primeiro trecho foi aberto em 1880 e neste mesmo ano a estrada de ferro chegou a Pirapetinga.

Em 1885, a Leopoldina incorporou o trecho, que passou a ser um ramal. 

Em 12 de agosto de 1964, o ramal foi suprimido."

 

A ESTAÇÃO:

Ao chegarmos à pequena comunidade de Caiapó encontramos facilmente a antiga estação, hoje sede da Associação de Moradores de Caiapó. Nela também funciona uma padaria que atende à comunidade.

Estação de Santa Clara foi aberta em 1880, segundo o "Jornal Actualidade", datado de 10 de fevereiro de 1880. 

Nestes tempos, ainda era ponta de linha, como cita o Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, de Cyro Diocleciano Ribeiro Pessoa Junior, Imprensa Nacional, 1886, p. 331: "Tendo sido encetados os trabalhos da construção em 1879, já em principio do ano 1880 abriu-se ao trafego um trecho de 30 kilometros de Volta Grande a Santa Clara". Porém, a distância entre Volta Grande e Santa Clara é menor do que ele cita acima (a distância entre as duas estações é de apenas 20 km). O mesmo autor também não cita uma data precisa para a inauguração.

Já Edmundo Siqueira fala que foi aberta "no princípio de 1880". O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) aponta uma data (1874) completamente errada para as três estações do ramal.

Em 1924, a estação já se chamava Doutor Astolfo e teve nesse ano o nome alterado para o atual - Caiapó - "a pedido dos moradores" (revista Brazil Ferrocarril, no. 358, de 7/8/1924).

Com a erradicação de todo o Ramal de Piapetinga, a estação foi fechada em 12 de agosto de 1964.

Mas o prédio ainda está lá, mantendo viva a história e a lembrança de que um dia os trens da Leopoldina passaram por ali.


Mais um belíssimo registro da estação de Caiapó, do acervo de Tarcísio Ruback postado na página “Caiapó, Minas Gerais, Brasil”.


estação de Caiapó neste belíssimo registro apresentado por Dalmo Neiva Magalhães na página “Caiapó, Minas Gerais, Brasil”.


Abaixo, mais alguns registros que realizei em minha visita, em março de 2022. 








Todo o romantismo dos tempos da ferrovia em Caiapó, do acervo de Tarcísio Ruback postado na página “Caiapó, Minas Gerais, Brasil”.


A antiga Estação em dois belos registros de Drelean Lee postado na página “Caiapó, Minas Gerais, Brasil”.









4 comentários:

Anônimo disse...

Minha terra natal! Nasci nesta estação em 1937, em frente fica a casa da família Neder e tenho quase certeza que é esta a direita, depois do pontilhão, também pertencia a mesma família. Meus padrinhos Antônio Morais e Dna. Marianinha moravam em frente da Igreja. Ele com sua farmácia era médico muito conceituado na comunidade. Em 1968 estive aí com minha família para visitá-los. Visitamos também o Sr José Neder. Ficaria muito grato em saber noticias dos meus conterrâneos e se ainda existe esses imóveis. Muito bom mesmo!!
Nyldo Coutinho

Anônimo disse...

Visitei Caiapó uma duas vezes a trabalho, mas naquela época ainda não estava focado em Estações Ferroviárias.
Mais uma vez... parabéns Amarildo José Mayrink!
Marco Antônio Francisco

Anônimo disse...

Conheço muito bem essa pequena e linda cidade. Lembro que minha mãe pagava para ligar, porque ainda não tinha orelhão.
A ponte que aparece na foto, já passei muito por ali com minha mãe.
Maykon Neves

Anônimo disse...

Eita tempo bom!!!
Maykon Neves