Uma das mais belas
obras já vista em uma antiga Estação Ferroviária da Leopoldina, transformando-a
num belíssimo Centro Cultural, realizando também um espetáculo de obra
urbanística em todo o seu entorno, cartão postal de Rio Doce.
Acima, belíssima
panorâmica de Rio Doce datada de 1927.
Graças a trabalhos
de preservação histórica como o realizado pelo “Jornal Cidade de Dom Silvério”,
podemos manter viva a história da ferrovia em Minas Gerais.
Isso é o que
podemos chamar de uma bela obra.
Acima e abaixo, a estação “ontem
& hoje”.
Ainda mais bonita à
noite!
Relembrando os
velhos tempos...
Pelos trilhos do Ramal de Saúde passava-se por esta bela ponte, situada sobre o encontro do Rio Piranga com o Rio do Carmo, bem na formação do Rio Doce.
Estação RIO DOCE
Ramal de Dom Silvério: Km 475,365 (1960).
Altitude: 376m.
Estação inaugurada em: 06 de dezembro de 1886.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação.
Uso atual: Centro Cultural Municipal.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.
E. F. Leopoldina (1887-1973)
HISTÓRIAS:
A página
otremexpresso tem me reservado grandes surpresas, não sendo raro o recebimento
de mensagens e e-mail’s de leitores trazendo novidades, fotos, dicas de antigas edificações
ferroviárias escondidas em áreas rurais e também cobranças positivas da
publicação de ramais e estações que não estavam contempladas na página, como
foi o caso da Estação de Rio Doce e do Ramal de Dom Silvério.
Quando
recebi uma destas mensagens, a mesma veio acompanhada de belíssimas fotos
destacando a espetacular reforma na antiga estação de Rio Doce e o
pedido que fizesse uma publicação especial sobre ela e o Ramal de Dom Silvério.
Nela destaco:
“Amarildo, boa noite!
Sugiro estender sua viagem de Ponte Nova até Rio
Doce, que já contempla sua Estação Ferroviária Restaurada, funcionando como
centro cultural e teatro, com sala de projeção e aulas de música.
Em Rio Doce também estamos na torcida para que o
ramal ferroviário volte a operar.
O município de Rio Doce está ranqueado em 6° lugar
no indicador “Qualidade de Vida” dentre os 853 municípios mineiros.”
Confesso que devido a minha alegria e empolgação com o recebimento da mensagem, especialmente com a
beleza das fotos, acabei salvando tudo me esquecendo do mais importante: o nome
do mensageiro!
Aproveito
então a oportunidade para solicitar ao mesmo que, caso leia esta matéria, entre
novamente em contato comigo para que possa mencioná-lo aqui. Suas fotos estão
aí, sob a marca “Amigos otremexpresso”.
A ESTAÇÃO:
A Estação de
Rio Doce foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina. Viveu períodos de grande
movimento ferroviário, de extrema importância para o Ramal de Dom Silvério e
para a E. F. Leopoldina.
Mas... como
aconteceu com a ferrovia por todo o País, um dia o trem parou. O ramal foi
extinto, os trilhos arrancados e a estação abandonada.
Uma história
triste como a de muitas estações pela zona da mata mineira. Passado algum
tempo, transformou-se em moradia, o que de certa forma a salvou do total abandono,
da ruína e da conseqüente demolição.
Mas quis o
destino que a história da Estação de Rio Doce fosse diferente!
A prefeitura
da cidade retomou a posse do antigo prédio ferroviário e realizou uma das mais
belas obras já vista, transformando-a num belíssimo Centro Cultural, não se
contentando em apenas reformar o prédio, como realizando também um espetáculo
de obra urbanística em todo o seu entorno, transformando a Estação de Rio Doce
num dos mais belos espaços urbano e cultural da cidade.
HISTÓRICO:
A seguir,
parte do belíssimo histórico sobre Rio Doce apresentado por Luiz Augusto de Freitas Santos, que
pode ser lido na íntegra na página Estações Ferroviárias, de Ralph Mennucci Giesbrecht :
"Em 1861 o Sr. Antônio da Conceição Saraiva
foi contratado pela empreiteira responsável pela construção da estrada de ferro
em Minas Gerais, vindo se estabelecer na atual região do município de Rio Doce,
próximo à ponte do Soberbo. Nesta região já havia uma pequena ocupação, formada
pela capela e algumas residências, em sua maioria pertencente à família Torres.
Antônio Saraiva, acompanhado dos engenheiros responsáveis pela estrada de
ferro, elaborou uma planta para o povoado.
Traçaram um extenso adro para a capela, uma série
de nove lotes de mesmo tamanho, à margem direita do Córrego das Lages;
determinaram a localização da futura estação ferroviária e a posição para
implantação dos trilhos da estrada de ferro. No núcleo urbano, foi construída a
capela de Santo Antônio do Rio Doce, com escritura assinada por Antônio da
Conceição Saraiva, em 20 de abril de 1885. Em 21 de dezembro de 1885 é
concluída a construção da estação ferroviária de Rio Doce. Em 25 de junho de
1885 foi inaugurada a Estação da Estrada de Ferro Leopoldina em Ponte Nova e no
dia 30 do mesmo mês o trecho da estrada Ponte Nova – Chopotó.
Em 20 de setembro de 1886 foi inaugurada a estação
de Rio Doce - nome depois dado ao município - e em 6 de dezembro deste mesmo
ano foi inaugurado o trecho da ferrovia entre Chopotó e Rio Doce, pertencente
ao Ramal de Saúde. Em 30 de junho de 1886 foi inaugurado o trecho da estrada de
ferro entre Ponte Nova e Chopotó. Em 06 de dezembro de 1886 iniciou-se o
funcionamento do trecho que liga Chopotó a Rio Doce. A abertura da estrada de
ferro incentivou e intensificou a ocupação e o desenvolvimento do centro urbano
de Rio Doce.
No início de 1887, mais precisamente no dia 20 de
fevereiro, passou a funcionar o trecho da estrada de Rio Doce a Saúde, atual
Dom Silvério, com cerca de 27 quilômetros de extensão.” ...
Veja o
histórico completo no link abaixo:
Agradeço aos amigos da página do facebook Rio Doce-MG pelas belas fotos e destaco
também o trabalho de preservação histórica realizado pelo “Jornal Cidade de Dom
Silvério” com o filme “O Último Trem para Dom Silvério” postado no you tube,
através do qual podemos manter viva a história da ferrovia em Minas Gerais.
Na seqüência
abaixo, a grande transformação na antiga estação - hoje um belíssimo Centro Cultural da cidade - e em todo o seu entorno.
Na seqüência
abaixo, alguns registros antes da grande transformação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário