quarta-feira, 13 de maio de 2020

ESTAÇÃO ENGENHO - Próxima ao ponto de formação do Rio Doce.


Na bela foto acima, de Marco Antônio Francisco, as ruínas da antiga Estação Engenho.












Estação ENGENHO



Município: Rio Doce
Ramal de Dom Silvério: Km 469,393 (1960).
Altitude: não informado.
Estação inaugurada em: 06 de dezembro de 1886.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação.
Uso atual: Em ruínas. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1886-1973)






HISTÓRICO:

Ramal de Saúde - depois Ramal Dom Silvério - inicialmente era uma continuação da linha que chegava a Ponte Nova. Com a abertura do trecho de Ponte Nova a Matipoó (Raul Soares), passou então a ser considerado um ramal.
A Estação Engenho era a terceira parada, localizada na zona Rural de Rio Doce.


A ESTAÇÃO:

A Estação de Engenho ficava localizada às margens do Rio Doce, na zona rural do Município que adotou o nome do rio e foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina, sendo fechada com o ramal em 30 de junho de 1973.
Como ainda não tive a oportunidade de visitá-la, tenho poucas informações a respeito dela. Sei apenas que hoje a antiga estação se encontra em ruínas e que havia a possibilidade dela desaparecer submersa pela represa "Candonga 2". 
Também segundo informações, como a inundação foi suspensa existe inclusive a possibilidade de sua restauração pela prefeitura de Rio Doce.

Penso que, estando a mesma localizada entre a sede do Município de Rio Doce e a antiga ponte ferroviária sobre a união do Rio do Carmo com o Rio Piranga que formam o Rio Doce, seria bastante interessante estudarem a possibilidade de uso para fins turísticos, sendo a união dos rios que formam o Rio Doce e a história da ferrovia dois belos temas a serem trabalhados.



Na foto acima, extraída do google maps, a localização da antiga estação Engenho. 







Nenhum comentário: