sábado, 16 de maio de 2020

ESTAÇÃO CHOPOTÓ - A segunda parada do Ramal de Dom Silvério, na zona rural de Ponte Nova.










Estação CHOPOTÓ



Município: Ponte Nova 
Ramal de Dom Silvério: Km 461,863 (1960).
Altitude: 356m.
Estação inaugurada em: 06 de dezembro de 1886.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação.
Uso atual: Segundo informações, moradia. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1886-1973)








HISTÓRICO:

Conforme sita Ralph Mennucci Giesbrecht no site Estações Ferroviárias, o Ramal de Saúde - depois Ramal de Dom Silvério – do qual a estação de Chopotó fazia parte, foi entregue ao tráfego nos anos de 1886 e 1887, com ponto terminal em Saúde (Dom Silvério). Era a continuação da linha que vinha de Ubá e Ponte Nova, mas com a entrega, em 1916, da linha Ponte Nova-Matipoó (Raul Soares), o trecho Ponte Nova-Saúde passou a ser considerado um ramal. Ele foi suprimido em 30 de junho de 1973.


A ESTAÇÃO:

A Estação de Chopotó era a segunda parada de quem ia de Ponte Nova para Dom Silvério, tendo sido inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina e fica localizada ainda na área rural de Ponte Nova. Com o encerramento do ramal em 30 de junho de 1973, a estação foi fechada.
A página Estações Ferroviárias traz uma interessante história sobre a passagem do Imperador Dom Pedro II acompanhado da Imperatriz Tereza Cristina por Chopotó.
A antiga estação foi transformada em moradia familiar e se encontra em estado precário, tendo próxima a ela uma pequena igreja e outra casa antiga.


Destaco mais uma vez o trabalho de preservação histórica realizado pelo “Jornal Cidade de Dom Silvério” com o filme “O Último Trem para Dom Silvério” postado no you tube, através do qual podemos manter viva a história da ferrovia em Minas Gerais.






Nenhum comentário: