quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

ESTAÇÃO PARADA DOUTOR JUNQUEIRA - Era a última parada antes de chegar a Pirapetinga.

 

A pequena Parada Doutor Junqueira vista nos dois sentidos. Próximo a ela, a Capela da Comunidade.





pirapetinga

 

Estação PARADA DOUTOR JUNQUEIRA

Antiga São Sebastião do Pirapetinga

 

caiapo

 

  

Ramal de Pirapetinga – Km 293,307.

Altitude: 175m.

Estação inaugurada em: 1880.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos feitas por Drelean Lee.

Uso atual: Patrimônio Cultural de Pirapetinga, marco da passagem dos Trens por lá.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

 

E. F. Pirapetinga (1880-1883)

E. F. Leopoldina (1883-1964)







HISTÓRICO DA LINHA:

 

Segundo o site “Estações Ferroviárias”... ”Em 1876, foi dada a concessão para o Major Antonio Alves Pereira da Silva construir uma ferrovia ligando a estação de Volta Grande a Santana de Pirapetinga. Em 1880 foi aberto o primeiro trecho e neste mesmo ano a estrada chegou a Pirapetinga. Em 1885, a Leopoldina incorporou o trecho, que passou a ser um ramal. Em 12 de agosto de 1964 o ramal foi suprimido.”

O Ramal de Pirapetinga era composto de quatro estações e uma pequena parada.

 

 

A ESTAÇÃO:


Pensando ter visitado todas as estações do Ramal de Pirapetinga em minha viagem de pesquisas àquela região realizada em março de 2022, eis que alguns amigos da página citaram a possibilidade da existência de uma parada na zona rural do Município de Pirapetinga. Desde então fiquei curioso em retornar a Pirapetinga para tentar encontrar a tal Parada.

Para desvendar o grande mistério, eis que ao encerrar o ano de 2022 recebo do amigo Drelean Lee - outro grande “aventureiro” pelos caminhos da E. F. Leopoldina - os registros fotográficos realizados em sua visita às estações daquele Ramal em maio de 2021 comprovando: “Sim, a Estação Parada Doutor Junqueira realmente existiu no Ramal de Pirapetiga e ainda está de pé - muito bem cuidada por sinal – mantida em boas condições pelo Setor de Patrimônio Cultural de Pirapetinga.” Trata-se de uma pequena plataforma com cobertura, na configuração tradicional das pequenas paradas ferroviárias da Leopoldina.

O acesso a ela é feito por estrada rural, aberta exatamente sobre o antigo leito ferroviário.

Segundo um levantamento histórico realizado por Fábio Monteiro, também apresentado na página “Estações Ferroviárias”, a Estação/Parada já aparecia no “Almanak Laemmert de 1892” sob o nome de São Sebastião do Pirapetinga.



Bem próxima à plataforma, uma Placa fixada pelo Setor de Patrimônio Cultural de Pirapetinga destaca a Parada Doutor Junqueira e seu valor como Patrimônio Cultural Municipal. 




2 comentários:

Anônimo disse...

Meu pai passou aí! Foi lotado aí, acho que de 1955 a 1960.....de Volta Grande a Pirapetinga dava um turismo... dizem que ainda tem trilhos em alguns lugares.
Claudio Gil

Anônimo disse...

Hoje uma pequena obra como esta está valorizada ....mas não pensaram....
Claudio Gil