terça-feira, 17 de junho de 2025

Estação PARADA CORONEL BENJAMIM - Só sobraram vestígios da pequena Parada. Foi difícil encontrá-la.

 Acima e na sequência abaixo, vestígios da Parada Coronel Benjamim, mais uma descoberta de Paulo Neiva Pinheiro.

Abaixo, Paulo Neiva Pinheiro e o pouco que sobrou da Parada Coronel Benjamim. Apenas vestígios!



parada-marmorecal


Parada CORONEL BENJAMIM


soturno



Município: Vargem Alta-ES

Linha Do Litoral - Km 505,875 (1960)

Altitude: 426 m

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Abandonada, só restaram vestígios da antiga Parada e a Caixa d'água, tudo coberto pelo mato.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos. 


E. F. Leopoldina ( ? -1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)






HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Contando com mais uma bela descoberta de Paulo Neiva Pinheiro, chegamos à Parada Coronle Benjamim.

Paulo Neiva Pinheiro esteve no pouco que sobrou da Parada Coronel Benjamim em 2022 e traz seu relato...

“Localizada em Distrito de Vargem Alta, a Parada Coronel Benjamim não tem data de fundação conhecida, nem registro de como era. Apenas que fica a 425 mts de altura no nível do mar, no KM 502. Não se sabe se era usada tanto para embarque de pessoas como para embarques de Cargas, só sabemos que existiu essa Parada nesse local, que hoje só restaram pequenos vestígios e a Caixa d'água. Segundo fontes de amigos, existe uma família na região com sobrenome “Caiados” que detém a guarda dos retratos, mais não consegui o contato.” 

Abaixo, a Parada Coronel Benjamim aparece na página do "livro Guia das Estradas de Ferro do Brasil de 1960".


Nas quatro fotos abaixo, a antiga Caixa d'água ainda está lá, o que possibilitou encontrar o pouco que restou da Parada Coronel Benjamim.





Abaixo, os poucos vestígios encontrados da antiga Parada. 




Abaixo, os trilhos da Linha do Litoral ainda estavam por lá em 2022.



Um comentário:

Anônimo disse...

Achei praticamente por acaso. Valeu Amarildo pela divulgação do nosso patrimônio!
Paulo Neiva Pinheiro