No belíssimo, mas triste e
valioso registro fotográfico de Oto Luiz Vieira, o antigo píer/plataforma da
Estação de Guia de Pacobaíba nos dias atuais. E a história vai se perdendo...
|
Trilhos em direção ao
mar, vendo-se ao fundo o que sobrou do píer/plataforma, em um dos mais recentes
registros fotográficos, por Oto Luiz Vieira.
|
Registro fotográfico
do Lançamento da Pedra Fundamental.
|
A Estação de Guia de Pacobaíba retratada na bela arte de Wilson PS.
Estação GUIA DE PACOBAÍBA
Antiga Mauá
Município: Magé - RJ
Ramal de Guia de Pacobaíba: Km 56,811 (1960).
Altitude: 02m.
Estação inaugurada em: 30 de abril de 1854.
Data da construção do prédio atual: 1896.
Estive no local em: Ainda não visitei a estação.
Uso atual: Apenas como ponto turístico popular, mas sem o cuidado que este Patrimônio Histórico merece.
Situação Atual – Tráfego suprimido em meados da década de 60. Com trilhos, mas abandonada.
E. F. Mauá (1854-1888)
E. F. Príncipe do Grão Pará (1888-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1962)
A Estação de Guia de Pacobaíba retratada em mais uma bela arte de Wilson PS.
Em evento comemorativo realizado em 30 de abril de 1954, os 100 anos da Estação de Guia de Pacobaíba registrada em placa afixada na estação.
O principal objetivo desta página era resgatar e preservar uma das mais importantes passagens da história da zona da mata mineira – a história da Estrada de Ferro Leopoldina.
Mas como falar de um dos primeiros
ramais ferroviários do Brasil sem falar de uma das mais belas serras
brasileiras – a Serra de Petrópolis – de como os trens da Leopoldina subiram
por ela? Como falar da história da ferrovia e não falar da primeira Estação
Ferroviária do Brasil?
Então aproveito este novo momento da
página “otremexpresso” para trazer aos amigos leitores mais uma bela parte da
história da nossa ferrovia.
Na verdade, a origem de tudo!
A primeira estação ferroviária do
Brasil, o Porto de Mauá ou Porto da Estrela, no “fundo” da baía de Guanabara,
hoje denominada Guia de Pacobaíba.
Na foto vemos o píer atual da estação de Guia de Pacobaíba nas finalizações de sua construção, ou passando por reformas.
Outro registro
fotográfico da Estação, do acervo de Moisés Rodrigues Mano.
|
A Estação em recente
registro de Oto Luiz Vieira.
|
A Locomotiva
Baroneza, vinda de Machester, Inglaterra, para inaugurar a estrada de Ferro
Mauá, em 1854.
|
Na foto de Luiz
Eduardo - ano de 2014 - uma réplica da Locomotiva Baroneza estacionada ao lado
da Estação.
|
Nesta foto o píer de
madeira da primitiva Estação de Porto de Mauá - Porto da Estrela.
|
A Estrada de Ferro Mauá foi a primeira ferrovia construída no
Brasil por iniciativa de Irineu Evangelista de Souza - o Barão e Visconde de Mauá - que em 1852 obteve o privilégio para a
navegação a vapor entre a Corte e um píer no ponto da praia no Município de
Estrella – hoje Magé.
Ali começaria a construção da Estrada
de Ferro que iria construir até a Raiz da Serra de Petrópolis sob o nome
Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro Petrópolis.
A viagem do Rio de janeiro até a Raiz
da Serra de Petrópolis começava com o trajeto marítimo entre a Prainha (atual
Praça Mauá) e o Porto de Mauá, onde acontecia a conexão com o trem. Ao chegar,
as barcas atracavam-se ao píer - inicialmente em estrutura de madeira, depois em estrutura metálica - onde se encontrava a
Estação inicial, de onde os passageiros e as cargas passavam diretamente das
barcas para os trens e vice-versa.
A inauguração do primeiro trecho, de
14,5 km, do Porto de Mauá - atual localidade de Guia de Pacobaíba - à Estação
Fragoso aconteceu em 30 de abril de 1854.
“O trem inaugural, com o carro imperial
e mais quatro carros, atingiu a velocidade jamais vista de 46 km/h, com grande
admiração de toda a comitiva. A viagem durou 20 minutos e os imperadores, ministros,
técnicos e convidados viram maravilhados a paisagem desfilar celeremente pelas
janelinhas envidraçadas dos carros. O Jornal do Commercio noticiava no dia
seguinte que a máquina devorava o espaço através dos
campos e entre os animais espantados.”
Livro História da Engenharia
Ferroviária no Brasil, de Pedro Carlos da Silva Telles.
Em 1879 teve início às obras de prolongamento da ferrovia até Petrópolis, de onde ela se prolongaria até chegar à Zona da Mata mineira.
Outro
belo registro da Estação, ainda com a Locomotiva 51 estacionada. Autor
desconhecido.
|
A
primitiva Estação - Fonte: Os meios de transporte no Brasil antigo - Charles
Dunlop.
|
Trilhos
em direção a Raiz da Serra. por Oto Luiz Veira.
|
Em 02 de novembro 1926, após a inauguração da Estação Terminal de Barão de Mauá , a Leopoldina desativa a integração barco-trem em Guia de Pacobaíba para a ligação do Rio de Janeiro a Petrópolis.
A E. F. Mauá foi incorporada a E. F. Leopoldina e em 19 de dezembro de 1962 o serviço de transporte de passageiros em Guia de Pacobaíba foi extinto.
Tendo sido a primeira ferrovia do Brasil, sendo um grande marco na história de nosso desenvolvimento, seria realmente interessante se conseguissem reativá-la a título de preservação da história, além do que, seria sem dúvida uma das mais belas viagens em trens turísticos culturais de nosso País.
A E. F. Mauá foi incorporada a E. F. Leopoldina e em 19 de dezembro de 1962 o serviço de transporte de passageiros em Guia de Pacobaíba foi extinto.
Tendo sido a primeira ferrovia do Brasil, sendo um grande marco na história de nosso desenvolvimento, seria realmente interessante se conseguissem reativá-la a título de preservação da história, além do que, seria sem dúvida uma das mais belas viagens em trens turísticos culturais de nosso País.
Na sequência acima,
registros da réplica da Baroneza em estado de abandono - Fotos de Décio Júnior,
de fevereiro de 2016.
|
Abaixo, novos
registros da réplica da Baroneza, por Oto Luiz Vieira.
Outro registro
fotográfico da Estação - Foto: Dado.
|
O que sobrou de uma
chave de desvio, por Oto Luiz Vieira.
|
Sede dos antigos
escritórios da "The Leopoldina Railway em 1912, no Bairro da Glória, Rio
de Janeiro - Aquarela in "The Beautiful Rio de Janeiro".
|
4 comentários:
óbre da velha locomotiva....no meio do msto...pixada....e o cais se acabando...vai mal a memoria ferroviaria,,,,
Boa noite.
Gostaria de saber onde exatamente fica a estação Guia de Pacuíba ?
https://www.google.com/maps/place/Cais+da+Esta%C3%A7%C3%A3o+Guia+de+Pacoba%C3%ADba/@-22.7158816,-43.1710079,1378m/data=!3m1!1e3!4m8!1m2!2m1!1sestacao+guia+de+pacobaib!3m4!1s0x999e248f4fa975:0x83af63e6eb6180b7!8m2!3d-22.71348!4d-43.167118
rio de janeiro/ magé/ praia de mauá/ jardim da paz/ cep= 25926717
Postar um comentário