quarta-feira, 8 de abril de 2020

ESTAÇÃO CAPARAÓ - Mais um Patrimônio Histórico na Linha de Manhuaçú.


Matéria atualizada em 22 de setembro de 2023. 

Acima, mais uma maravilhosa e histórica contribuição do IPHAN: o mais antigo registro fotográfico da Estação de Caparaó, nos primeiros tempos da Ferrovia.

Abaixo, a Estação nos dias de hoje, em foto realizada em junho de 2023.  


Acima, a Estação de Caparaó e todo o romantismo de uma "época de ouro" em foto apresentada por Paulinho Caparaó na página "Caparaó Antigamente", restauração fotográfica - Amarildo Mayrink.

Abaixo, no mesmo ângulo, a Estação nos dias de hoje. 


Na sequência abaixo, a Estação de Caparaó em junho de 2023.





 
Enfim realizei o sonho de conhecer a Estação de Caparaó.


Belíssimo registro do antigo pátio da Estação de Caparaó vendo-se a caixa d'água em destaque, da página "Caparaó, MG - Minha Terra Natal”, restauração fotográfica - Amarildo Mayrink.


Acima, outro espetacular registro da chegada à Estação de Caparaó, onde podemos ver o desvio na duplicação da linha férrea, a Caixa d’água e mais à frente, ao fundo, a Estação - de José Geraldo Damaceno de Souza para a página “Caparaó Antigamente”, restauração fotográfica - Amarildo Mayrink.


Vista aérea do centro de Caparaó com a localização da Estação, do Triângulo de Manobras e da Caixa d'Água, onde podemos ver também o antigo percurso dos trens da Leopoldina.


Acima, a belíssima foto do acervo do IPHAN, vendo-se a Estação de Caparaó em destaque. Sem dúvida, uma registro histórico!






Estação CAPARAÓ


Linha de Manhuaçu: Km 514,671 (1960).
Altitude: 814m.
Estação inaugurada em: 14 de setembro de 1914.
Estive na Estação em: Junho de 2023.
Uso atual: Em uso pela Prefeitura como Espaço Cultural. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1914-1975)






Acima e abaixo, registros de eventos culturais e artísticos na antiga Estação, mantendo viva a história da ferrovia na cidade.  


Abaixo, o cartão de visitas no trevo da rodovia de acesso a Caparaó.


Acima, antigo registro do centro de Caparaó vendo-se parte do triângulo de manobras e a linha férrea em destaque - de Ruthlea Abreu.


HISTÓRICO:

Depois de muitos anos de espera, finalmente visitei a cidade de Caparaó para conhecer sua pequena, mas belíssima Estação, mais um Patrimônio Histórico preservado que mantém vivo na memória de todos as recordações da passagem dos Trens da E. F. Leopoldina.  

Visitei diversas Estações na Linha de Manhuaçú nos dias 9 e 10 de junho de 2023 e foi realmente gratificante encontrar a Estação de Caparaó muito bem cuidada, compondo um belo e aconchegante cenário com a praça em seu entorno. Aí foi aproveitar a bela manhã ensolarada para realizar as fotos aqui apresentadas.
Próximo à Estação, encontramos também a antiga Caixa d'Água que abastecia as Locomotivas à Vapor. 
Além da grande expectativa de conhecer e me encantar com a Estação, confesso que também me encantei com cenários belíssimos dos cafezais por toda a região.

Vale ressaltar que antes de minha visita, esta matéria contou com a valiosíssima contribuição em fotos dos amigos das páginas do facebook “Caparaó Antigamente”“Caparaó-MG”, "Caparaó - Minha Terra Natal" e da "Sec. Municipal de Cultura de Caparaó", além da "espetacular contribuição do IPHAN".


Acima e abaixo, duas belas telas de Guilherme Calixto, artista local, retratando a Estação Histórica.


Belo registro do Trem estacionado na Estação de Caparaó, do acervo de Fernando Tadeu Lanes para a página "Caparaó Antigamente". Restauração fotográfica - Amarildo Mayrink.


Acima, a obra de arte...
Abaixo, a autora da bela tela tendo a Estação em destaque.


Na foto acima, a Estação belíssima após a reforma. Abaixo, no mesmo ângulo, antes da reforma. 
Este comparativo mostra claramente a importância de se valorizar o Patrimônio Histórico.


A ESTAÇÃO:

A Estação de Caparaó foi inaugurada em 1914. Nos primeiros tempos da ferrovia a localidade era um pequeno distrito de Espera Feliz. 
Até o ano de 1970 os trens da Linha de Manhuaçu ainda circulavam entre Manhuaçu e Carangola.
Com o fechamento do trecho da linha de Manhuaçu em 23 de julho de 1975 pela RFFSA, os trens deixaram de passar por Caparaó, fechando definitivamente a Estação.
Por um bom tempo o antigo prédio chegou a ser utilizado como sede local da Polícia Militar. Tempos depois também foi utilizado como depósito pela Prefeitura. O período crítico foi por volta de 2014, quando a antiga Estação esteve abandonada, em estado de demolição.

Mas a partir de 2016 as administrações municipais finalmente reconheceram seu valor cultural e sua importância histórica para a cidade e desde então vieram realizando belíssimos trabalhos de restauração e preservação do Patrimônio. 
Hoje a antiga Estação de Caparaó tornou-se Patrimônio Histórico da cidade, tombada por Lei Municipal, estando completamente reformada e bela bem como seu entorno - sendo utilizada pela administração pública para eventos culturais e artísticos, mantendo viva a história da ferrovia na cidade.  


A Estação de Caparaó em destaque no seu tombamento como "Patrimônio Histórico" pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes.


Outro belíssimo registro do antigo e movimentado pátio da Estação de Caparaó - da página “Caparaó Antigamente”.


Na sequência abaixo, mais alguns registros que fiz em minha visita a Caparaó em junho de 2023.











Acima, belo registro noturno da antiga Estação restaurada, bem como todo o seu entorno, de Rinaldo Simione - página "Caparaó Antigamente".


O amigo Marco Antônio Francisco registrou o início da reforma da antiga Estação Caparaó em junho de 2016, já com todo o telhado refeito.


 Outro registro do prédio da Estação passando por reformas - da página "Caparaó-MG".



Acima, um registro mais antigo, na época em que era sede da Polícia Militar na cidade. Depois, veio a fase do abandono.




Um dos mais antigos registros fotográficos da cidade de Caparaó, ainda dos tempos que era distrito de Espera Feliz - contribuição de Alexandre Silva Pereira para a página "Caparaó Antigamente", restauração fotográfica - Amarildo Mayrink.


Na seqüência abaixo, registros da antiga Estação antes das reformas.








 Em belo registro de Paulinho Caparaó, a estação num ângulo diferente.


Abaixo, mais uma "seqüência romântica" da passagem da ferrovia por Caparaó.





 A caixa d'água em detalhes, por Marcos A. Teixeira.






Na seqüência abaixo, de Paulinho Caparaó, a Estação e a praça antes da grande restauração.




Não poderia faltar o belíssimo visual dos cafezais de Caparaó. 




A antiga ponte ferroviária próxima a Caparaó em detalhes, por Fernando Tadeu Lanes.








Encerrando com o belo registro do túnel próximo a Caparaó, por Geremias Correa. 




20 comentários:

Anônimo disse...

Muitas recordações desse ramal Recreio/Manhuaçu. Meu pai trabalhou neste trecho. Ele fez a escala do último trem que partiu de Manhuaçu.
João Figueira

Anônimo disse...

Já passei várias vezes aí de trem. Estudava em Alto Jequitibá e morava em Tombos do Carangola, na linha Manhuaçú.
Bernardo Mds

Anônimo disse...

A terceira foto é do tempo que morava em Caparaó. Saudades!
Sueli Cerdeira Guarnieri

Anônimo disse...

Já embarquei nesta estação 11 vezes na década de 60.
Aziel Do Carmo Pereira

Anônimo disse...

Estava acompanhando a página da prefeitura dessa cidade e eles mostram essa estação direto! Sempre tem eventos.
Haroldo P. Da S. Porto Júnior

Anônimo disse...

Infelizmente em Manhuaçu e Manhumirim os prefeitos covardes demoliram nossa linda estação da Leopoldina, RFFSA.
Geraldo Jose Soares

Anônimo disse...

Espetacular mesmo!!!
Marco Antônio Francisco

Anônimo disse...

Essa foto deve ser de 1920, mais ou memos.
Pedro Donadio Netto

Anônimo disse...

Quando a gente vê uma foto dessas a gente viaja no tempo imaginando como era.
Marileia Nascebem

Anônimo disse...

Nessa época Caparaó só tinha o nome, mais longe de ser uma cidade...
Manoel Fernandes

Anônimo disse...

É muito bom ver essas fotos antigas, a gente volta no tempo, apesar que eu nem existia nessa época kkk, mas são boas lembranças do Caparaó antigo.
Mirian Gonçalves

Anônimo disse...

Nossa, que diferença! Muito show!
Cida Souza

Anônimo disse...

Não me lembro do trem em Caparaó, mas sinto saudades.
Adilson Paulo Fernandes

Anônimo disse...

Linda foto Amarildo José Mayrink! Primeira vez que a vejo! Acredito ser o começo da fundação da Vila de Caparaó, que não deveria ser ainda povoada, ou muito pouco povoada, pois nessa foto vê-se poucas casas antigas ao redor da Estação, a RRFSA e suas construções. Grato por essa raridade!
Vemos três casa na foto, uma casa antes da Estação, a casa depois da Estação que era de um ferroviário também, Sr. Emídio, que reside atualmente na cidade de Ponte Nova-MG, o telhado de outra casa, depois da casa do Sr. Emidio, que é do Sr. Otacílio Bento, que reside atualmente em Caparaó, casas de dois funcionários da RFFSA e a primeira casa que não estou reconhecendo de quem foi.
Fernando Tadeu Lannes

Anônimo disse...

Nossa! A foto mais antiga que já vi.
André Bauer

Anônimo disse...

Adoro fotos antigas! Caparaó da minha infância.
Antônio Jorge Dias

Anônimo disse...

Que Maravilha esta foto! Verdadeira Relíquia.
Zulmira Cordeiro Las Casas

Anônimo disse...

Coisas boa não podiam acabar!
Leopoldina Pinheiro Tavares

Anônimo disse...

Morei nesta casa tempos, da infância até a adolescência.
Cirleia Peres Peres Peres

Anônimo disse...

Excepcional esta bela foto!
José Maria De Souza Prado