Matéria atualizada em 13 de maio de 2021.
Acima, espetacular registro de Geremias Correa, como que esperando na plataforma da Parada Taquaruna pelo trem que não mais voltará.
Turma da MTB
Carangola na antiga Parada Taquaruna - foto de 2020 - desbravando os caminhos
da Estrada de Ferro Leopoldina.
vista-bela
Parada TAQUARUNA
Município: Alto Jequitibá - MG
Linha de Manhuaçu: Km 523,214 (1960).
Altitude: 922m.
Estação inaugurada em: Por volta de 1914.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação.
Uso atual: Sem informação.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.
E. F. Leopoldina (+-1914-1975)
HISTÓRICO:
Graças
às valiosíssimas contribuições dos amigos Geremias Correa, Paulo Henrique Thiengo, Marcos A. Teixeira e da turma do grupo MTB Carangola - grupo de ciclistas
que vem percorrendo toda a região cobrindo grandes percursos trazendo
belíssimos registros fotográficos – chegamos hoje à Estação Parada Taquaruna, primeira parada após
a Estação da Caparaó.
Trata-se
de uma Estação/Parada que ilustra bem o grande valor do café na época e a força de
seus produtores. A Parada Taquaruna ficava localizada na área rural do
município de Alto Jequitibá e foi construída exclusivamente para escoar a
produção rural. Com o fim do “ciclo de ouro” do café, passou a ser utilizada em
menor escala para escoar outros produtos da região, mas seu movimento foi
diminuindo com o passar do tempo, sendo fechada de vez com toda a linha de
Manhuaçú em 1975.
A ESTAÇÃO:
Não
se tem com precisão a data de inauguração da Parada de Taquaruna, mas era a Estação/Parada mais alta da Linha do Manhuaçu, com 922 m de altitude.
Seu
estilo acompanha ao das demais Estações da região, levando-nos a crer que ela
deve ter sido construída logo no início de funcionamento da Linha de Manhuaçu, inclusive
aparecendo num mapa da Leopoldina Railway de 1914 sob o nome de Jequitibá.
Em
23 de julho de 1975, a RFFSA fechou o trecho da Linha de Manhuaçu entre
Manhuaçu e Carangola, fechando de vez a velha Parada, bem como as demais Estações do trecho.
A Parada está localizada no interior de uma fazenda e apresenta bom estado de
conservação, mas não se sabe qual o seu uso atualmente. Por apresentar bom estado de conservação, tendo passado por uma reforma recente,
presume-se que deva existir algum projeto para ela.
No mapa da
Leopoldina Railway de 1914 - Arquivo Nacional – pesquisa Eliezer Magliano – a Estação/Parada
já aparecia sob o nome de Jequitibá. Deve-se observar que de Caparaó a Manhuaçu, a linha em vermelho representando o leito ferroviário aparece tracejada, o que pode indicar que este trecho ainda não estava em funcionamento.
Registro em belo ângulo da Parada Taquaruna antes da reforma, de Marcos A. Teixeira, sem informação de data.
Na seqüência abaixo, novos registros da turma da MTB Carangola na antiga Parada Taquaruna - foto de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário