domingo, 19 de julho de 2020

PARADA TAQUARUNA - Pequena Estação localizada na área rural de Alto Jequitibá.


Matéria atualizada em 13 de maio de 2021.

Acima, espetacular registro de Geremias Correa, como que esperando na plataforma da Parada Taquaruna pelo trem que não mais voltará.




Turma da MTB Carangola na antiga Parada Taquaruna - foto de 2020 - desbravando os caminhos da Estrada de Ferro Leopoldina.




Acima, a antiga Estação de Taquaruna em 2013, por Paulo Henrique Thiengo.






vista-bela

Parada TAQUARUNA



Município: Alto Jequitibá - MG
Linha de Manhuaçu: Km 523,214 (1960).
Altitude: 922m.
Estação inaugurada em: Por volta de 1914.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação.
Uso atual: Sem informação. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

E. F. Leopoldina (+-1914-1975)







HISTÓRICO:

Graças às valiosíssimas contribuições dos amigos Geremias Correa, Paulo Henrique Thiengo, Marcos A. Teixeira e da turma do grupo MTB Carangola - grupo de ciclistas que vem percorrendo toda a região cobrindo grandes percursos trazendo belíssimos registros fotográficos – chegamos hoje à Estação Parada Taquaruna, primeira parada após a Estação da Caparaó.

Trata-se de uma Estação/Parada que ilustra bem o grande valor do café na época e a força de seus produtores. A Parada Taquaruna ficava localizada na área rural do município de Alto Jequitibá e foi construída exclusivamente para escoar a produção rural. Com o fim do “ciclo de ouro” do café, passou a ser utilizada em menor escala para escoar outros produtos da região, mas seu movimento foi diminuindo com o passar do tempo, sendo fechada de vez com toda a linha de Manhuaçú em 1975.


A ESTAÇÃO:

Não se tem com precisão a data de inauguração da Parada de Taquaruna, mas era a Estação/Parada mais alta da Linha do Manhuaçu, com 922 m de altitude.
Seu estilo acompanha ao das demais Estações da região, levando-nos a crer que ela deve ter sido construída logo no início de funcionamento da Linha de Manhuaçu, inclusive aparecendo num mapa da Leopoldina Railway de 1914 sob o nome de Jequitibá.
Em 23 de julho de 1975, a RFFSA fechou o trecho da Linha de Manhuaçu entre Manhuaçu e Carangola, fechando de vez a velha Parada, bem como as demais Estações do trecho.
A Parada está localizada no interior de uma fazenda e apresenta bom estado de conservação, mas não se sabe qual o seu uso atualmente. Por apresentar bom estado de conservação, tendo passado por uma reforma recente, presume-se que deva existir algum projeto para ela.




No mapa da Leopoldina Railway de 1914 - Arquivo Nacional – pesquisa Eliezer Magliano – a Estação/Parada já aparecia sob o nome de Jequitibá. Deve-se observar que de Caparaó a Manhuaçu, a linha em vermelho representando o leito ferroviário aparece tracejada, o que pode indicar que este trecho ainda não estava em funcionamento.




Registro em belo ângulo da Parada Taquaruna antes da reforma, de Marcos A. Teixeira, sem informação de data.  



Na seqüência abaixo, novos registros da turma da MTB Carangola na antiga Parada Taquaruna - foto de 2020.





Nenhum comentário: