terça-feira, 28 de julho de 2020

ESTAÇÃO BOM JESUS DO GALHO - No dístico a simples nomenclatura "Galho".

Matéria atualizada em 26 de julho de 2021.



Em sua visita a Bom Jesus do Galho em 2021, a antiga Estação estava sendo usada pela APAE da cidade.


A belíssima obra de arte de Enivaldo Ciel, artista de Bom Jesus do Galho.






dom-modesto
dom-lara
taquarussu

Estação BOM JESUS DO GALHO
(Galho)

flor-de-minas



Linha de Caratinga: Km 582,565(1960).
Altitude: -
Estação inaugurada em: 14 de dezembro de 1930.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação.
Uso atual: Sede da APAE. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1930-1975)
RFFSA (1975-1996)





HISTÓRICO:

Graças mais uma vez à valiosa contribuição de Gutierrez Lhamas Coelho trazemos mais uma antiga estação da Estrada de Ferro Leopoldina.

Bom Jesus do Galho era o último Município por onde o trem da Leopoldina passava para chegar ao destino final do ramal, a cidade de Caratinga, mas antes fazia mais três paradas em estações localizadas em pequenas comunidades rurais da cidade final: as paradas Taquarussu, Dom Lara e Dom Modesto.

Inicialmente Bom Jesus do Galho, ou apenas “Galho” - como pode ser visto no dístico da antiga estação – também era distrito de Caratinga.
Como aconteceu em praticamente todas as cidades por onde o trem passou, o antigo distrito se desenvolveu especialmente após a chegada do trem e a construção da estação ferroviária da localidade, que foi inaugurada em 14 de dezembro de 1930, levando a um natural crescimento populacional de Bom Jesus do Galho e á sua emancipação em 1943.

Os últimos trens de passageiros passaram por Bom Jesus no ano de 1980. A desativação da ferrovia levou ao natural fechamento da estação.


A ESTAÇÃO:

Após a desativação da ferrovia a estação permaneceu fechada por alguns anos. Hoje o prédio se encontra em bom estado de conservação sendo utilizado como sede da APAE da cidade.

Próximo à antiga estação ferroviária ainda encontramos a caixa d’água de abastecimento das caldeiras das antigas Locomotivas a Vapor.




Acima e abaixo, dois belos registros dos tempos da ferrovia em Bom Jesus do Galho - restauração fotográfica Amarildo Mayrink. 


Acima e abaixo, ainda encontramos um poste com mecanismo ferroviário de abastecimento próximo à antiga estação. 


A caixa d’água também ainda está lá, mantendo viva a história da ferrovia na cidade.




5 comentários:

Anônimo disse...

Conheci o Senhor Moreira, que foi o Agente Chefe da Estação BJG que passou a ser GBJ. Ele foi meu instrutor de telegrafia. Recebeu o Relógio de Ouro. Trabalhei com o filho dele, meu grande amigo Renato Moreira, Chefe da Estação de Viçosa, entre outras.
O nosso país é surreal, destruiu as suas ferrovias.
Alexandre Said Delvaux

Antonio Carlos disse...

Meu pai foi ferroviário, manobreiro de pátio (guarda-chaves). Juquinha guarda-chaves . Passei minha infância brincando no pátio desta estação.

Amarildo Mayrink disse...

Que legal, Antonio Carlos!
Caso tenha algum registro fotográfico desta época que possa compartilhar conosco será uma honra publica-los aqui na página.
É só enviar para o e-mail da página:
otremexpresso@gmail.com

Amarildo Mayrink disse...

Melhor ainda, Antonio Carlos! Quem sabe, poder contar a história de seu Pai na ferrovia!
Aguardo seu retorno.

Márcia Pereira Lopes Machado disse...

Mudei, ainda nova, para uma casa em frente a estação. Ali brincava com outras crianças. Em tempo de muito calor, como meu pai tinha uma "venda", minhas irmãs e eu íamos até a estação vender suco e bolo aos passageiros. Brincava nos vagões que ficavam ali para serem abastecidos com os sacos de mercadorias que eram levados para outras cidades.