Matéria
atualizada em 26 de julho de 2021.
Em sua visita a Bom Jesus do Galho em 2021, Gutierrez Lhamas Coelho encontrou a antiga Estação sendo usada pela APAE da cidade.
A belíssima obra de arte de Enivaldo Ciel, artista de Bom Jesus do Galho.
dom-modesto
dom-lara
taquarussu
Estação BOM JESUS DO GALHO
(Galho)
flor-de-minas
Linha de Caratinga: Km 582,565(1960).
Altitude: -
Estação inaugurada em: 14 de dezembro de 1930.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação.
Uso atual: Sede da APAE.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.
E. F. Leopoldina (1930-1975)
RFFSA (1975-1996)
HISTÓRICO:
Graças mais uma vez à valiosa contribuição de Gutierrez Lhamas Coelho trazemos mais uma antiga Estação da Estrada de Ferro Leopoldina.
Bom Jesus do Galho era o último Município por onde o trem da Leopoldina passava para chegar ao destino final do Ramal, a cidade de Caratinga, mas antes fazia mais três paradas em Estações localizadas em pequenas comunidades rurais da cidade final: as Paradas Taquarussu, Dom Lara e Dom Modesto.
Bom Jesus do Galho era o último Município por onde o trem da Leopoldina passava para chegar ao destino final do Ramal, a cidade de Caratinga, mas antes fazia mais três paradas em Estações localizadas em pequenas comunidades rurais da cidade final: as Paradas Taquarussu, Dom Lara e Dom Modesto.
Inicialmente Bom Jesus do Galho,
ou apenas “Galho” - como pode ser visto no dístico da antiga Estação – também era
distrito de Caratinga.
Como aconteceu em praticamente
todas as cidades por onde o trem passou, o antigo distrito se desenvolveu especialmente após a chegada do trem e a construção da Estação Ferroviária da localidade, que foi inaugurada em 14 de dezembro de 1930, levando
ao natural crescimento populacional de Bom Jesus do Galho e à sua emancipação em 1943.
Os últimos trens de passageiros
passaram por Bom Jesus no ano de 1980. A desativação da ferrovia levou ao
natural fechamento da Estação.
A
ESTAÇÃO:
Após a desativação da ferrovia a Estação permaneceu fechada por alguns anos. Hoje o prédio se encontra em bom
estado de conservação sendo utilizado como sede da APAE da cidade.
Próximo à antiga Estação Ferroviária ainda encontramos a Caixa d’água de abastecimento das caldeiras das antigas Locomotivas a Vapor.
Acima e abaixo, dois belos registros dos tempos da ferrovia em Bom Jesus do Galho - restauração fotográfica Amarildo Mayrink.
Acima e abaixo, ainda encontramos um
poste com mecanismo ferroviário de abastecimento próximo à antiga Estação.
A Caixa d’água
também ainda está lá, mantendo viva a história da ferrovia na cidade.
5 comentários:
Conheci o Senhor Moreira, que foi o Agente Chefe da Estação BJG que passou a ser GBJ. Ele foi meu instrutor de telegrafia. Recebeu o Relógio de Ouro. Trabalhei com o filho dele, meu grande amigo Renato Moreira, Chefe da Estação de Viçosa, entre outras.
O nosso país é surreal, destruiu as suas ferrovias.
Alexandre Said Delvaux
Meu pai foi ferroviário, manobreiro de pátio (guarda-chaves). Juquinha guarda-chaves . Passei minha infância brincando no pátio desta estação.
Que legal, Antonio Carlos!
Caso tenha algum registro fotográfico desta época que possa compartilhar conosco será uma honra publica-los aqui na página.
É só enviar para o e-mail da página:
otremexpresso@gmail.com
Melhor ainda, Antonio Carlos! Quem sabe, poder contar a história de seu Pai na ferrovia!
Aguardo seu retorno.
Mudei, ainda nova, para uma casa em frente a estação. Ali brincava com outras crianças. Em tempo de muito calor, como meu pai tinha uma "venda", minhas irmãs e eu íamos até a estação vender suco e bolo aos passageiros. Brincava nos vagões que ficavam ali para serem abastecidos com os sacos de mercadorias que eram levados para outras cidades.
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