segunda-feira, 20 de abril de 2020

ESTAÇÃO VERMELHO VELHO - 4ª parada na zona rural de Raul Soares em direção a Caratinga.

Matéria atualizada em 07 de março de 2024.


Acima e nas fotos abaixo, a "nova" Estação Vermelho Velho reformada recentemente pela Prefeitura de Raul Soares.





Abaixo, a grande Caixa d'água no pátio da antiga Estação.


Localização da Estação Vermelho Velho através do Google Maps.





flor-de-minas

Estação VERMELHO VELHO



Município: Raul Soares
Linha de Caratinga: Km 555,188 (1960).
Altitude: 421m.
Estação inaugurada em: 14 de dezembro de 1930.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação.
Uso atual: Reformada recentemente, nela deverá funcionar a "Estação Psicultura". 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1930-1975)
RFFSA (1975-1994)



HISTÓRICO:

A primeira publicação que fiz sobre a Estação Vermelho Velho, em abril de 2020, aconteceu graças a valiosa contribuição do amigo José Carlos da Silva, possuidor de um belo acervo fotográfico de Raul Soares e região.

Iniciando o mês de março de 2024, recebi do amigo Ramiro Grossi grandes e boas notícias sobre as antigas Estações Ferroviárias localizadas dentro da área territorial do Município de Raul Soares. Dentre elas, a Estação de Vermelho Velho, que está com sua restauração praticamente concluída.

É que a prefeitura de Raul Soares está restaurando todas as antigas Estações Ferroviárias localizadas dentro da área territorial do Município, faltando muito pouco para a finalização do projeto como um todo.

Em Vermelho Velho deverá funcionar a “Estação de Psicultura”, com a produção de alevinos, que será inaugurada anexo aos prédios que compõem a antiga Estação Ferroviária, que foram totalmente restaurados externa e internamente.

Além de projetos de psicultura e tanques de leite, a administração municipal pretende ouvir a comunidade para tomar a decisão que torne toda a área da Estação de Vermelho Velho um espaço efetivamente útil para todos.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Raul Soares deverá anunciar em breve as inaugurações de todas as Estações. Na Estação Central de Raul Soares, por exemplo, já está funcionando uma Biblioteca Municipal - a Casa de Cultura


A ESTAÇÃO:

O pátio da Estação de Vermelho Velho era composto de dois prédios, sendo a Estação o maior deles. O prédio menor provavelmente comportava um Armazém ou Casa de Turma. 

Entre os prédios passava o antigo leito ferroviário, onde podemos ver espaço suficiente para comportar ao menos três linhas onde eram feitas as manobras nos Trens e Locomotivas.

Existe na área da antiga Estação uma nascente com grande volume d'água, que antigamente mantinha o nível da caixa d’água usada para o abastecimento das Locomotivas à Vapor.

Em 1990 os prédios que compõem a antiga Estação passaram por ampla reforma em suas dependências, tendo sido instalado o Centro de Ensino e Fomento da Aqüicultura de Raul Soares - CEFAQ, sendo aberto um grande lago entre os dois prédios. Após alguns anos de funcionamento, o Centro de Ensino foi desativado e o grande lago, esvaziado.

Agora, com a nova reforma de todo o antigo complexo ferroviário, novos rumos e utilidades serão dados à antiga e bela Estação de Vermelho Velho.



A Estação está às margens da rodovia MG 329, como podemos ver nesta imagem extraída do Google Maps, vendo-se a Caixa d'água em primeiro plano, à direita da foto.


Nas fotos abaixo, mais detalhes da "nova" Estação Vermelho Velho reformada recentemente pela Prefeitura de Raul Soares.









Acima e abaixo, a grande Caixa d'água em detalhes.


Acima, os prédios que compunham a Estação Vermelho Velho transformados no ano de 1990 em "Centro de Ensino e Fomento da Aqüicultura (CEFAQ) de Raul Soares" - foto da inauguração.


 Acima e abaixo, registros da inauguração do Centro de Ensino e Fomento da Aqüicultura (CEFAQ) de Raul Soares, em 1990.


 Acima e abaixo, destaque para o prédio menor, usado como Casa de Turma ou Armazém na época da ferrovia.




Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns aos responsáveis pela restauração, um belo trabalho!
Leopoldina amor incondicional, apaixonado pela ferrovia!
RFFSA uma lembrança que não passa.
Geraldo Jose Soares