terça-feira, 21 de abril de 2020

ESTAÇÃO BANDEIRAS - Na zona rural de Ponte Nova em direção a Caratinga.










Estação BANDEIRAS

ana-florencia




Município: Ponte Nova
Linha de Caratinga: Km 469,700 (1960).
Altitude: 402m.
Estação inaugurada em: 27 de julho de 1912.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação.
Uso atual: Sem informação. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1912-1975)
RFFSA (1975-1994)









 HISTÓRICO:

Contando mais uma vez com a contribuição dos amigos de nossa página, trazemos os belos registros fotográficos da Estação Bandeiras feitos por Gutierrez Lhamas Coelho em 2015.
Não sabemos ao certo qual uso tem sido feito do prédio, mas ao ver as fotos fica difícil para um leigo no assunto entender como construíram um prédio com tão grandes dimensões e de tamanha beleza em uma localidade afastada do centro urbano.
A explicação está no poder econômico do café, de seu escoamento para exportação via ferrovia, lembrança de um passado de riquezas para toda esta região mineira.


A ESTAÇÃO:

Localizada na zona rural de Ponte Nova, a Estação de Bandeiras foi inaugurada em 1912, sendo fechada "em caráter definitivo" em 1º de junho de 1971, de acordo com o relatório da Leopoldina daquele ano.

O prédio da estação ainda conserva sua beleza arquitetônica, apesar do estado de abandono em que se encontra. Existe uma moradia bem próxima a ela, no lado da plataforma de embarque e desembarque já um pouco descaracterizada.





Nenhum comentário: