Matéria atualizada em 02 de outubro de 2023.
Acima, mais uma sensacional contribuição do IPHAN, onde podemos ver o pátio da Estação de Santa Izabel (Abaíba), belíssimo registro fotográfico dos primeiros tempos da Ferrovia.
Acima, a Estação de Abaíba em mais uma valiosa contribuição de Marco Antônio Francisco.
Com a valiosa contribuição de Hugo Caramuru, a Estação em dois momentos. Em comum a torre do transformador. Vale ressaltar que estas fotos vieram graças a um “valioso e produtivo debate” com Cesar Leal, Claudio Gil Rocha e Hugo Caramuru no facebook.
A mesma estação, acima com o dístico “Santa Izabel”; abaixo, “Abaíba”.
Abaixo, o maravilhoso registro fotográfico do acervo do IPHAN, onde demos mais destaque à Estação de Santa Izabel (Abaíba) e seu pátio. Simplesmente espetacular!
Estação ABAÍBA
Antiga Santa
Izabel
Município: Leopoldina
Linha do Centro: Km 299,667 (1960).
Altitude: 220m.
Estação inaugurada em: maio de 1875.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação.
Uso atual: Espaço Social Comunitário.
Situação Atual – A linha era utilizada pela FCA no transporte de bauxita.
Aguardando autorização para o funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas.
E. F. Leopoldina (1875-1975)
RFFSA (1975-1996)
A ESTAÇÃO:
Segundo sita
Ralph Mennucci Giesbrecht em sua página Estações Ferroviárias, a Estação de
Santa Izabel (Abaíba) foi aberta em 1874, mas outras fontes dão a
data de 1875.
A fazenda
Abaíba foi construída por João Monteiro Lobato Galvão de São Martinho na
segunda metade do século XIX.
Mais tarde
foi adquirida por Antônio Monteiro Ribeiro Junqueira, que também acabou
comprando a fazenda Nova Santa Isabel de seu tio Lobato em 1906.
O nome
original da Estação veio desta última fazenda, e o novo nome, dado à Estação
nos anos 1940, referia-se à fazenda maior, que havia anexado a Santa Izabel.
O prédio da Estação vem sendo usado como Espaço Social Comunitário enquanto não tem início o Trem Turístico Rio/Minas.
Ainda não tive a oportunidade de visitar Abaíba. As fotos que ilustram esta matéria foram gentilmente cedidas por Marco Antônio Francisco; Hugo Caramuru; Gutierrez L. Coelho; Antônio Trescates e Acervo IGBE.
Além destes, recebi em setembro de 2023 mais um espetacular registro fotográfico – valiosíssima e histórica contribuição do IPHAN – onde vemos o pátio e a Estação de Abaíba.
Informações sobre a Estação extraídas da página: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_linhadocentro/abaiba.htm
Acima, o distrito leopoldinense de Abaíba após a tromba d'água ocorrida entre 14 e 15 de dezembro de 1948. Foto de Antônio Trescates, publicada na página www.leopoldinense.com.br
HISTÓRICO:
O trecho entre Porto Novo do Cunha - ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871 - e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba).
Em 1879, a ferrovia já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia.
A linha que passa por Abaíba ainda foi utilizada pelo trem de bauxita da Ferrovia Centro-Atlântica, concessionária da linha, entre as estações de Barão de Camargos, MG, e de Barão de Angra, RJ, até 31 de julho de 2015, quando este trem foi desativado.
Hoje, aguarda-se a liberação para funcionamento do Trem Turístico Rio/Minas passando por Abaíba.
Acima, a Estação de Abaíba por outro ângulo, bela contribuição de Gutierrez L. Coelho.
Acima, bilhete de
passagem apresentado pelo amigo Carlos Cardoso, que muitas vezes fez este
percurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário