Matéria atualizada em 28 de junho de 2019.
As duas fotos acima foram feitas em minha mais recente visita a Recreio, em março de 2019.
Acima, um antigo e belo registro da praça da estação de
Recreio.
Acima, antigo
registro fotográfico de parte do triângulo, onde à direita da foto seguia-se para Ribeiro
Junqueira. À esquerda, para Angaturama, na Linha de Manhuaçú. Seguindo pelo linha no centro da foto chegava-se à Estação de Recreio.
Acima, a Estação,
vendo-se à direita parte das oficinas de manutenção dos trens Rio-Minas, da ONG
Amigos do Trem.
Na seqüência
abaixo, fotos de minha primeira visita a Recreio, em 2012.
Comparativo do
grau de deterioração da pequena locomotiva que ornamenta a praça da estação.
Acima, em 2012 já apresentava sinais de abandono. Abaixo, em 2019.
Estação RECREIO
Linha do Centro – Km 308,081
Saída para a Linha de Manhuaçú
Altitude: 176m.
Estação inaugurada em: 1875.
Estive no local em: 20 de maio de 2012 e 18 de março de 2019.
Uso atual: Centro
Cultural e Museu Ferroviário de Recreio.
Situação Atual – A linha era utilizada pela FCA no
transporte de bauxita. Aguardando autorização para o funcionamento do Trem
Turístico Rio-Minas.
E. F. Leopoldina (1875-1975)
RFFSA (1975-1996)
Estação RECREIO
Linha do Centro – Km 308,081
Saída para a Linha de Manhuaçú
Altitude: 176m.
Estação inaugurada em: 1875.
Estive no local em: 20 de maio de 2012 e 18 de março de 2019.
Uso atual: Centro
Cultural e Museu Ferroviário de Recreio.
Situação Atual – A linha era utilizada pela FCA no
transporte de bauxita. Aguardando autorização para o funcionamento do Trem
Turístico Rio-Minas.
E. F. Leopoldina (1875-1975)
RFFSA (1975-1996)
A ESTAÇÃO:
Em minha primeira visita a Recreio em maio de 2012 o belo prédio
da Estação de Recreio encontrava-se
em plena atividade ferroviária, já que por ali passavam os trens de bauxita com
destino a Três Rios – RJ.
Hoje, com o encerramento das atividades de transporte de minério pela
FCA, aguarda-se para breve o início da operação do Trem Turístico Rio-Minas da ONG Amigos do Trem em bela parceria com
os municípios que serão atendidos pela linha turística.
No prédio da Estação Ferroviária
funciona o Centro Cultural com um TELECENTRO Comunitário e o belo Museu
Ferroviário de Recreio, cujo acervo você pode conferir aqui na página visitando o link
abaixo:
HISTÓRICO:
Nas imediações da estação existe um bom pátio de manobras, além de uma
oficina de manutenção e pequenos reparos em locomotivas e vagões, que também
será usada pela ONG Amigos do Trem na manutenção do Trem Turístico.
Na verdade, o Trem Turístico Rio – Minas trará de volta cenas
pitorescas como ver o trem circular pelas estreitas ruas das cidades fazendo grande barulho - caso de Recreio e Além Paraíba - parando momentaneamente o
trânsito e demais atividades urbanas. Cenas que trarão de volta a visão romântica
que muitas cidades por onde o trem passou gostaria de ainda ver.
Recreio era também um dos mais importantes triângulos da Estrada de
Ferro Leopoldina: ligava à linha do Centro Três Rios – Caratinga, de Recreio à estação de Ligação, em Ubá e a Linha de Manhuaçu.
Acima e
abaixo, mais um comparativo da pequena locomotiva que ornamenta a praça da
estação. Acima, em 2012. Abaixo, em 2019.
Na seqüência
abaixo, fotos de minha primeira visita a Recreio, em 2012.
2 comentários:
Faz algum tempo que não navegava no Site. Espero voltar mais vezes. Muito bom. A emoção sempre toma conta. Poeta Emmanuel Almeida
Parabéns pelo seu blog. Seu sobrenome já mostra ser alguém ligado às ferrovias. Na Sorocabana, meu pai foi Chefe de Trem, temos uma bela cidade com o nome Mairinque, importante entrocamento ferroviário. Ali se iniciava a antiga Estrada de Ferro Ytuana, cuja malha atingia Indaiatuba, Jundiaí, Campinas e Piracicaba. Em 1935 a Sorocabana construiu a ligação dessa cidade com o Porto de Santos, descida de 800 metros sem uso de funicular. A mais importante obra ferroviária, com dezenas de túneis e viadutos na Serra do Mar. A antiga Inglesa, Ferrovia Santos a Jundiaí perdeu o monopólio do transporte ao porto. Mairinque é próxima de Sorocaba.
Postar um comentário