quinta-feira, 5 de julho de 2012

ESTAÇÃO VISTA ALEGRE - Daqui saía o pequeno Ramal para a cidade de Leopoldina.












Estive na Estação em julho de 2012

Inaugurada em julho de 1874

Linha do Centro - km 329,458 (1960)




Inaugurada por volta de 1877, época da ativação do ramal de Leopoldina, a Estação de Vista Alegre está localizada em Distrito de mesmo nome e pertencente ao Município de Leopoldina.
Em Vista Alegre existia o triângulo, de onde saía o curto ramal para a cidade que originou o nome da antiga estrada de ferro já erradicado. O trecho de Barão de Camargos, em Cataguases, passando por Vista Alegre indo até Três Rios continua em operação com trens cargueiros transportando bauxita, mas a Estação de Vista Alegre está desativada.
Vista Alegre possui, ao lado da estação, uma bela ponte de ferro em estilo inglês sobre o Rio Pomba, bem parecida com as pontes ferroviárias de mesma época, onde, segundo informação dos moradores da localidade, também foram gravadas algumas cenas do filme “Meu pé de laranja lima”. Esta ponte de ferro de uso exclusivamente rodoviário, também segundo os moradores teve suas peças trazidas nos trens.
A estação encontra-se em razoável estado de conservação.



.
.
.
.



Bela ponte de ferro em estilo inglês sobre o Rio Pomba.

Daqui segue-se para Aracaty, em direção a Cataguazes.







Daqui segue-se para Ribeiro Junqueira, em direção Recreio.








Acima e abaixo, o início do pequeno Ramal para Leopoldina. Nas fotos abaixo, um vagão abandonado.











Da ponte na foto acima, vê-se outra ponte (na foto abaixo) por onde passavam os trens que iam de Cataguases para Leopoldina.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário