Abaixo, a Estação na
década de 1980, belo registro do acervo de Hugo Caramuru.
No lado esquerdo da
foto, paralela à estrada, a saída para o Ramal de Leopoldina.
Na sequência abaixo, a
Estação de Vista Alegre em detalhes.
Abaixo, uma vista aérea
mostrando o complexo ferroviário de Vista Alegre, destacando o Triângulo de
saída para o Ramal de Leopoldina.
Estação VISTA ALEGRE
Saída para o Ramal de Leopoldina
Município: Leopoldina
Ramal – Linha do Centro - Km 329,458 (1960).
Altitude: 156m.
Estação inaugurada em: julho de 1885.
Estive no local em: 22 de julho de 2012.
Uso atual: Fechada.
Situação Atual – Trecho com tráfego suspenso, aguardando liberação para
funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas.
E. F. Leopoldina (1874-1975)
RFFSA (1975-1996)
Ramal – Linha do Centro - Km 329,458 (1960).
HISTÓRICO DA LINHA:
O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia.
Em Ubá, a Linha do Centro se juntava com a Linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA e hoje, mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro permaneceu por mais um tempo somente para cargueiros no transporte de bauxita no trecho entre Cataguazes e Três Rios passando pelo Estação de Vista Alegre, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 1970.
A ESTAÇÃO:
Inaugurada por volta
de 1877, época da ativação do Ramal de Leopoldina, a Estação de Vista
Alegre está localizada em Distrito de mesmo nome e pertencente ao
Município de Leopoldina.
Em Vista Alegre
existia o Triângulo, de onde saía o curto Ramal para a cidade que
originou o nome da antiga Estrada de Ferro, já erradicado. O trecho de Barão de
Camargos, em Cataguases, passando por Vista Alegre indo até Três Rios continuou
em operação por alguns anos com Trens cargueiros transportando bauxita com a
Estação de Vista Alegre já desativada. Hoje, aguarda-se pela liberação do Trem
Turístico Rio-Minas.
Vista Alegre possui,
ao lado da Estação, uma bela ponte rodoviária de ferro em estilo inglês sobre o
Rio Pomba, bem parecida com as pontes ferroviárias de mesma época, onde,
segundo informação dos moradores da localidade, também foram gravadas algumas
cenas do filme “Meu pé de laranja lima”. Esta ponte de ferro de uso
exclusivamente rodoviário, também segundo os moradores teve suas peças trazidas
nos Trens.
A Estação encontra-se
em razoável estado de conservação e a comunidade sonha e aguarda ansiosa pela
liberação pela ANTT do Trem Turístico Rio-Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário