quinta-feira, 12 de julho de 2012

ESTAÇÃO RIO POMBA - Estação Terminal do antigo Ramal do Pomba.

Matéria atualizada em 14 de maio de 2024.

Acima e na sequência abaixo, a antiga, bela e bem cuidada Estação de Rio Pomba, atualmente sob os cuidados da Loja Maçônica Fraternidade Mineira - registros feitos em maio de 2024. 







 
Acima e abaixo, "ontem & hoje" da Estação de Rio Pomba. Acima, belíssimo registro da Estação em plena atividade.




Abaixo, registro de um Trem Especial: a excursão de pombenses a Aparecida do Norte em 1925.






Estação RIO POMBA
Antiga POMBA




Ramal de Rio Pomba – Km 280,214 (1960)
Estação inaugurada em: 1° de julho de 1886.
Altitude: 433m.
Estive no local em: julho de 2012 e maio de 2024.
Uso atual: Loja Maçônica. 
Situação Atual – Ramal erradicado. Sem trilhos.

E.F.Leopoldina - 1879-1965




HISTÓRICO:

O Ramal do Pomba, também chamado de Ramal do Rio Pomba, foi autorizado por uma concessão provincial em 1878 e foi aberto ao tráfego em 01 de julho de 1886, saindo da Estação de Guarani, na linha Três Rios-Caratinga e atingindo a cidade de Pomba. O Ramal foi fechado em 01 de maio de 1965 - (fonte - www.estacoesferroviarias.com.br ).


A ESTAÇÃO:

A Estação de Rio Pomba foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina com o nome de POMBA. Há fontes que dão a data de abertura como sendo em 02 de julho de 1879. Ela era a Estação terminal do Ramal do Rio Pomba e foi fechada com o Ramal em maio de 1965, sendo que o fechamento do Ramal para Trens de passageiros ocorreu em julho de 1964.
Em frente à Estação havia uma grande Cooperativa de Laticínios, onde o leite ali produzido seguia pelos trens da Leopoldina para Guarani e de lá para o Rio de Janeiro.

Visitei Rio Pomba e sua antiga Estação pela primeira vez em julho de 2012 encontrando a Estação bela e completamente reformada pela Loja Maçônica Fraternidade Mineira, responsável pelo prédio e por sua conservação. 

Retornei a Rio Pomba em maio de 2024 encontrando a antiga e bela Estação em bom estado de conservação.


O MUSEU:

Além da oportunidade de conhecer e fotografar a Estação Ferroviária, pude também conhecer o Museu Histórico de Rio Pomba, que além de um grande acervo resgatando toda a história do Município, possui também uma ala destinada à passagem da ferrovia por Rio Pomba com as belíssimas fotos expostas aqui na página, além de peças, ferramentas e utensílios utilizados pelos ferroviários, seja na manutenção das linhas do Ramal ou na própria Estação.

Outro detalhe marcante no Museu é o belo desenho feito por um aluno de uma Escola Municipal relembrando o Bonde de Tração Animal que ligava a Estação ao centro da cidade, já que, fugindo aos padrões da época, a mesma não ficava localizada no centro, mas num bairro periférico. É que em Rio Pomba o centro da cidade fica situado num plano mais alto.


Na seqüência abaixo, registros de minha visita à Estação de Rio Pomba em julho de 2012.










Além de encontrar a Estação em perfeitas condições mantida pela Maçonaria, tive também a oportunidade de conhecer o Museu Histórico de Rio Pomba, onde tive a alegria de registrar as fotos abaixo, peças e fotos que resgatam a história da ferrovia na cidade.



Convite para a inauguração do “Ramal do Pomba”.





Na foto acima, o prédio da Cooperativa de Laticínios, de onde o leite ali produzido seguia pela Estrada de Ferro Leopoldina para Guarani e de lá para o Rio de Janeiro.

O Virador das Locomotivas.


Acima, o belo desenho de aluno de uma Escola Municipal retratando o Bonde de tração animal que levava os passageiros da Estação até o Centro de Rio Pomba.



2 comentários:

Anônimo disse...

É gratificante acompanhar o blogueiro Amarildo, com tantas memórias do passado, presentes em vida minha! Como conhecedor de tantas estações ao efetuar despachos para todos os Estados do Brasil, onde RFFSA circulava. Rio Pomba, entre outras centenas de estações. No livro organograma, havia todas as estações existentes na RFFSA. Obrigado amigo! Abraços.
Jose Carlos Bissonho

Anônimo disse...

Sensacional