Abaixo, belíssimo registro dos tempos da ferrovia, com a estação em plena atividade.
Acima, outro registro atual da antiga Estação de Rio Pomba.
Abaixo, mais um belo registro dos tempos da ferrovia.
Estação RIO
POMBA
Antiga POMBA
Ramal de Rio Pomba
– Km 280,214 (1960)
Estação inaugurada
em: 1° de julho de 1886.
Altitude: 433m.Estive no local em: julho de 2012.
Uso atual: Museu Histórico de Rio Pomba.
Situação Atual
– Ramal erradicado. Sem
trilhos.
E.F.Leopoldina - 1879-1965
Estação RIO
POMBA
Antiga POMBA
Ramal de Rio Pomba
– Km 280,214 (1960)
Estação inaugurada
em: 1° de julho de 1886.
Altitude: 433m.
Estive no local em: julho de 2012.
Uso atual: Museu Histórico de Rio Pomba.
Situação Atual
– Ramal erradicado. Sem
trilhos.
E.F.Leopoldina - 1879-1965
HISTÓRICO:
O Ramal do
Pomba, também chamado de Ramal do Rio Pomba, foi autorizado por uma concessão
provincial em 1878 e foi aberto ao tráfego em 01/07/1886, saindo da estação de
Guarani, na linha Três Rios-Caratinga, e atingindo a cidade de Pomba. Foi
fechado em 01/05/1965 - (fonte -
www.estacoesferroviarias.com.br ).
A ESTAÇÃO:
A Estação de
Rio Pomba foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina com o nome de POMBA. Há
fontes que dão a data de abertura como sendo em 02 de julho de 1879. Ela era a
estação terminal do Ramal do Rio Pomba e foi fechada com o ramal em maio
de 1965, sendo que o fechamento do ramal para trens de passageiros ocorreu em
julho de 1964.
Visitei Rio Pomba e sua antiga Estação em julho de 2012 encontrando a Estação completamente reformada e bela pela Loja Maçônica Fraternidade Mineira, que hoje é responsável pelo
prédio e por sua conservação. Nela também funciona o belo Museu Histórico de Rio Pomba.
Em frente à
Estação havia uma grande Cooperativa de Laticínios, onde o leite ali produzido
seguia pelos trens da Leopoldina para Guarani e de lá para o Rio de Janeiro.
O MUSEU:
Além da
oportunidade de conhecer e fotografar a Estação Ferroviária, pude também
conhecer nela o Museu Histórico da cidade, onde fui muito bem recebido pelo Sr.
Assuéro, pesquisador e responsável pelo Espaço Cultural, que além de um grande
acervo resgatando toda a história do Município, me apresentou também uma ala
destinada à passagem da ferrovia por Rio Pomba com as belíssimas fotos expostas
aqui na página, além de peças, ferramentas e utensílios utilizados pelos
ferroviários, seja na manutenção das linhas do ramal ou na própria Estação.
Outro
detalhe marcante no Museu é o belo desenho feito por um aluno de uma Escola
Municipal relembrando o Bonde de Tração Animal que ligava a Estação ao centro
da cidade, já que, fugindo aos padrões da época, a mesma não ficava localizada
no centro, mas num bairro periférico. É que em Rio Pomba o centro da cidade fica situado num plano mais alto.
Na seqüência abaixo, novos registros de minha visita em julho de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário