quinta-feira, 12 de julho de 2012

ESTAÇÃO RIO POMBA - Estação Terminal do Ramal do Rio Pomba.


 Acima, a antiga, bela e muito bem cuidada Estação de Rio Pomba, hoje sob os cuidados da Loja Maçônica Fraternidade Mineira, onde funciona o Museu Histórico da cidade. 

Abaixo, belíssimo registro dos tempos da ferrovia, com a estação em plena atividade.



Acima, outro registro atual da antiga Estação de Rio Pomba.

Abaixo, mais um belo registro dos tempos da ferrovia.






Estação RIO POMBA
Antiga POMBA




Ramal de Rio Pomba – Km 280,214 (1960)
Estação inaugurada em: 1° de julho de 1886.
Altitude: 433m.
Estive no local em: julho de 2012.
Uso atual: Museu Histórico de Rio Pomba. 
Situação Atual – Ramal erradicado. Sem trilhos.

E.F.Leopoldina - 1879-1965










HISTÓRICO:

O Ramal do Pomba, também chamado de Ramal do Rio Pomba, foi autorizado por uma concessão provincial em 1878 e foi aberto ao tráfego em 01/07/1886, saindo da estação de Guarani, na linha Três Rios-Caratinga, e atingindo a cidade de Pomba. Foi fechado em 01/05/1965 - (fonte - www.estacoesferroviarias.com.br ).


A ESTAÇÃO:

A Estação de Rio Pomba foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina com o nome de POMBA. Há fontes que dão a data de abertura como sendo em 02 de julho de 1879. Ela era a estação terminal do Ramal do Rio Pomba e foi fechada com o ramal em maio de 1965, sendo que o fechamento do ramal para trens de passageiros ocorreu em julho de 1964.

Visitei Rio Pomba e sua antiga Estação em julho de 2012 encontrando a Estação completamente reformada e bela pela Loja Maçônica Fraternidade Mineira, que hoje é responsável pelo prédio e por sua conservação. Nela também funciona o belo Museu Histórico de Rio Pomba.

Em frente à Estação havia uma grande Cooperativa de Laticínios, onde o leite ali produzido seguia pelos trens da Leopoldina para Guarani e de lá para o Rio de Janeiro.


O MUSEU:

Além da oportunidade de conhecer e fotografar a Estação Ferroviária, pude também conhecer nela o Museu Histórico da cidade, onde fui muito bem recebido pelo Sr. Assuéro, pesquisador e responsável pelo Espaço Cultural, que além de um grande acervo resgatando toda a história do Município, me apresentou também uma ala destinada à passagem da ferrovia por Rio Pomba com as belíssimas fotos expostas aqui na página, além de peças, ferramentas e utensílios utilizados pelos ferroviários, seja na manutenção das linhas do ramal ou na própria Estação.

Outro detalhe marcante no Museu é o belo desenho feito por um aluno de uma Escola Municipal relembrando o Bonde de Tração Animal que ligava a Estação ao centro da cidade, já que, fugindo aos padrões da época, a mesma não ficava localizada no centro, mas num bairro periférico. É que em Rio Pomba o centro da cidade fica situado num plano mais alto.



Na seqüência abaixo, novos registros de minha visita em julho de 2012.










Além de encontrar a Estação em perfeitas condições, hoje mantida pela Maçonaria, tive também a oportunidade de conhecer o Museu Histórico de Rio Pomba, onde tive a alegria de registrar as fotos abaixo, que resgatam a história da ferrovia na cidade.










Na foto acima, o prédio da cooperativa de laticínios, de onde o leite ali produzido seguia pela Estrada de ferro Leopoldina para Guarani e de lá para o Rio de Janeiro.





Na foto acima, o Girador para Locomotivas.





Acima, o belo desenho de aluno de uma Escola Municipal retratando o Bonde de tração animal que levava os passageiros da Estação até o Centro de Rio Pomba.




Nenhum comentário: