segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Último Trem no Ramal de Juiz de Fora.


Apresentamos hoje, fotos da última viagem do trem da Leopoldina no Ramal de Juiz de Fora, que aconteceu em 31 de janeiro de 1972.
As fotos foram gentilmente cedidas pelo Edson Honorato e nelas fica fácil perceber o tom de nostalgia nos passageiros, a despedida daquele que foi a “mola mestre” do progresso de toda a região, o trem da Leopoldina. Hoje pouca coisa sobrou daquele ramal, existindo apenas a Estação de Juiz de Fora em bom estado – transformada em Museu Ferroviário. Das demais estações do antigo ramal, restam apenas a de Rio Novo, já bem descaracterizada e a de Furtado de Campos.
.
Segue o breve relato de Edson Honorato:
“As fotos mostram o último trem no trecho de Juiz de Fora à Furtado de Campos. O trem chegando na Estação de Rio Novo e o clima de despedida. O trem parte e já o vemos seguindo ao destino final – Furtado de Campos. Na seqüência, o melancólico adeus e na última foto a composição fazendo a sua derradeira curva. Na última vez que fui a Rio Novo, fotografei a estrada vazia quase no mesmo ponto,  a fim de mostrar o ontem e o hoje. Aí bateu forte a saudade...”







Na seqüência, o "ontem /hoje" sugerido pelo amigo Edson.

"Ontem", o melancólico adeus da composição fazendo a sua derradeira curva.

Hoje, o vazio da estrada quase deserta. Já não se vê mais os trilhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário